NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


É FAKE que Forças Armadas distribuirão alimentos de campanha de arrecadação na posse de Bolsonaro

Mensagem compartilhada nas redes sociais é falsa, segundo o Ministério da Defesa.

Adriane Schultz | Publicada em 02/11/2018 10:29

Um post compartilhado nas redes sociais diz que as Forças Armadas irão fazer "a seleção e o envio de donativos às cidades e às pessoas com mais necessidades" no dia 1 de janeiro de 2019, data da posse do presidente Jair Bolsonaro (PSL), em que acontecerá "a maior campanha de arrecadação de alimentos da história do Brasil". A postagem é #FAKE.

Em nota de esclarecimento, o Ministério da Defesa explica que é falsa a informação que diz que "as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronática) farão a distribuição de alimentos oriundos de suposta campanha de arrecadação de itens a ser realizada no dia da posse do presidente eleito".

De acordo com a nota, "tal informação vem circulando em mensagens nas redes sociais, dizendo que a campanha contaria com a participação das Forças Armadas, o que não procede".

O Ministério da Defesa ainda lembra que "cabe destacar que a Constituição Federal não prevê este tipo de ação como atribuição das Forças Armadas" e pede a todos que desconsiderem tal fato e não compartilhem.

Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército, também comentou o assunto no Twitter:

 

Piloto suspeito de roubar pelo menos 3 aeronaves em MT é preso pela PF na fronteira com a Bolívia

Mandado de prisão foi mantido em sigilo para facilitar o cumprimento, já que ele residia na Bolívia e raras vezes retornava ao Brasil. Um dos aviões que ele teria roubado pertencia à então candidata ao governo de MT Janete Riva, em 2014

Publicada em 02/11/2018 09:16

Considerado um dos maiores suspeitos de roubos de aeronaves do país, um piloto foi preso nessa quinta-feira (1º) pela Polícia Federal, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá. As investigações apontam que o piloto seria o responsável por no mínimo mais três roubos de aeronaves somente em Mato Grosso.

As investigações começaram em agosto de 2018 quando criminosos furtaram um avião do aeroporto de Cáceres.

O veículo tinha sido apreendido pela PF transportando 250 kg de cocaína, durante uma tentativa de decolagem, porém, a tentativa foi frustrada, em razão da retirada de uma peça por parte da Polícia Federal. A aeronave foi abandonada na cabeceira da pista do aeroporto.

Durante as investigações, a PF identificou os integrantes da organização criminosa, os quais foram presos.

Os policiais também identificaram esse piloto encarregado de pilotar o avião até a Bolívia e entregá-lo para narcotraficantes. O suspeito teve a prisão decretada pela Justiça Federal de Cáceres.

O mandado de prisão foi mantido em sigilo, para facilitar o cumprimento, já que ele residia na Bolívia e raras vezes retornava ao Brasil.

Avião de prefeito

Investigações apontam que o suspeito teria roubado uma aeronave, em dezembro de 2013, na cidade de Juína. O avião pertencia ao então prefeito de Juara. Na época, o piloto que conduzia a aeronave foi sequestrado e levado para Bolívia.

Sequestro e roubo de avião

Outra caso envolvendo o piloto preso foi o roubo da aeronave da então candidata ao governo de Mato Grosso, Janete Riva (PSD), em setembro de 2014, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá.

A aeronave, que transportava a comitiva de uma candidata a um cargo político, foi levada juntamente com os pilotos que ficaram sequestrados na Bolívia durante 40 dias.

Roubo no Pantanal

O terceiro roubo foi em 2017, quando uma aeronave que pertencia ao Hotel Sesc Porto Cercado, no Pantanal foi levada. Na ocasião, novamente o piloto foi sequestrado e levado para a Bolívia juntamente com a aeronave.

O suspeito dos roubos foi excluído da Polícia Militar do estado de São Paulo e tem passagens na polícia por outros crimes, além de já estar planejando outros roubos de aeronaves.

Competição de aeromodelismo reúne 1,3 mil universitários em São José

Disputa começa nesta sexta (2) e vai até o próximo domingo (4). Ao todo, são 95 equipes inscritas vindas de 20 estados, mais o Distrito Federal, e também duas equipes venezuelanas.

Publicada em 02/11/2018 09:58

São José dos Campos recebe a partir desta sexta-feira (2) uma competição de aeromodelismo que reúne mais de 1,3 mil universitários. A 19ª edição do Aerodesign é realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Espacial (DCTA) e segue até o próximo domingo (4).

Ao todo, são 1.350 competidores sendo eles de 20 estados, mais o Distrito Federal. Os estudantes representam as instituições nas quais estudam e compõem 95 equipes. Dentre elas, também há duas equipes venezuelanas.

Considerado um desafio aos estudantes universitários e pós-graduandos no ramo de engenharia aeronáutica, a competição tem o objetivo de propor aos alunos a formulação de um projeto que possa atender uma demanda real do mercado.

A disputa visa a solução de problemas, bem como a criação de infraestruturas inovadoras para aeronaves e a realização de ensaios de vôo em protótipo, por exemplo.

BAND TV


Baú: Datena conhece aviões e caças da FAB

O apresentador do Brasil Urgente relembrou uma reportagem onde conheceu o caça Mirage e o avião Hércules da FAB.

Publicada em 02/11/2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PORTAL DEFESANET


Npaoc Araguari - Operações Aéreas


Publicada em 02/11/2018 22:00

Nestes exercícios de Operações Aéreas foram utilizados 4 navios subordinados ao Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, incluindo o Navio Patrulha Oceânico "Araguari". As ações foram realizadas na área do Comando do 3º Distrito Naval.

O Esquadrão Falcão realizou, no dia 1º de novembro, o treinamento de içamento e resgate tipo convés, numa operação conjunta com a Marinha do Brasil, no navio Patrulha Oceânico Araguari.


OUTRAS MÍDIAS


TECNOLOGIA E DEFESA - Esquadrão Pelicano e os dois últimos H-1H: viagem por terra até o Campo de Marte


Roberto Caiafa | Publicada em 03/11/2018

Dando prosseguimento a desativação dos helicópteros H-1H Huey “Sapão” na Força Aérea Brasileira (FAB), o 2º/10ºGAv, Esquadrão Pelicano, preparou para transporte, por via terrestre, duas células do modelo, previamente desmontadas em alguns componentes principais como rotores, cone de cauda, esquis, etc.

Essas células foram enviadas na primeira semana de novembro para o Parque de Material Aeronáutico do Campo de Marte, em São Paulo, para recolhimento e destino final.

Os exemplares FAB 8674 e FAB 8693, sem os motores, foram semi-desmontadas para permitir as carretas da FAB saírem do hangar carregadas com os helicópteros de forma segura e riscos de danificar alguma estrutura ou os próprios helicópteros.

O H-1H FAB 8674 foi adquirido de um lote de dois, do US Army, em 1976.

O FAB 8693 tem como origem o último lote adquirido dos estoques do US Army na Alemanha em 1997. Todos os H-1H desse lote vieram preparados para uso de óculos de visão noturna (NVG) e pintura anti-reflexiva especial, áspera ao toque.

Desativação

O processo de desativação dos H-1H foi iniciado em 25 de junho de 2012, com a doação de quatro aeronaves para a Força Aérea Boliviana, onde deveriam servir para o combate ao narcotráfico.  A maioria das aeronaves ainda em serviço foi paralisada, restando apenas 5 aeronaves no Esquadrão Pelicano, o 2º/10º GAv (as últimas a serem desativadas).

Em 18 de outubro de 2018, finalmente as últimas aeronaves foram definitivamente aposentadas. O H-1H 2703 fez o último corte do motor em Campo Grande no dia 22 de outubro, encerrando uma brilhante carreira de 51 anos de serviço, uma das mais longevas da Força Aérea Brasileira.

Durante a sua vida operacionais, as células eram revisadas no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF), e os motores Lycoming T-53 eram revisados no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), no Campo de Marte.