NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Usina de oxigênio começa a ser montada no Hospital de Campanha do Hangar, em Belém

Equipamento tem capacidade para produzir, por dia, o equivalente a 240 cilindros do gás.

G1, Pará | Publicada em 02/04/2021 14:42

A usina de oxigênio que vai abastecer o Hospital de Campanha do Hangar, em Belém, começou a ser montada. O equipamento chegou na capital paraense para o reforço do tratamento a pacientes com Covid-19. A usina tem capacidade para produção de 2.400 metros cúbicos de oxigênio, por dia, o equivalente ao abastecimento diário de 240 cilindros do gás.

Após a montagem técnica da usina, será realizado o cabeamento elétrico. Até que a usina inicie a produção de gases medicinais, o Hospital de Campanha do Hangar continuará sendo abastecido por um tanque de oxigênio.

A estrutura foi transportada de Manaus para Belém pela Força Aérea Brasileira (FAB). O governador Helder Barbalho esteve na Base Aérea, na segunda-feira (29), para receber o equipamento. “A usina de oxigênio vai assegurar o abastecimento no Hospital de Campanha, reforçando a nossa estratégia de garantir com que o nosso hospital de referência para Covid-19 possa estar sempre abastecido”, ressaltou.

PORTAL AEROIN


DECEA monta grupo para criação do primeiro curso de capacitação na área de Drones


Murilo Basseto | Publicada em 02/04/2021

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que, no último dia 26 de março, foi formado um Grupo de Trabalho (GT) para criação do primeiro curso de capacitação na área de Drones do Comando da Aeronáutica.

A intenção é o aprimoramento técnico e operacional dos militares que fazem parte das equipes de Sistema de Aeronave Não Tripuladas (UAS), dos órgãos regionais e do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA.

Batizado de UAS001, o GT estará sob a coordenação da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripulada do DECEA (DPLN8), subordinada ao SDOP, e tem o objetivo de formatar um programa de estudo e, consequentemente, a elaboração dos requisitos necessários em nível de cognição e consciência situacional.

A ideia é que os profissionais da área possam executar suas tarefas diante das mais diversas demandas que envolvem o tema. “Duas foram as inquietações que tivemos, as autorizações para os voos de Drones que estão cada vez mais sendo solicitadas e a qualificação profissional das nossas equipes. É com imensa satisfação que o Planejamento do DECEA avança com esse projeto”, afirmou o Major Aviador Bruno Roberto de França, Chefe da DPLN8.

Foram apontados temas de grande relevância com foco na excelência da capacitação, como a segurança operacional e a avaliação de risco. Outro assunto será a aplicação das sanções administrativas devido ao acesso irregular ao espaço aéreo brasileiro por Aeronaves Não Tripuladas (UAS).

Há questões ainda sobre o gerenciamento do tráfego aéreo e o impacto no fluxo dos voos não informados ao DECEA, por meio do cadastro no SARPAS (Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas).

Farão parte do GT todos os Órgãos Regionais: Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) I, II, III, IV, Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA), Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER) e Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

Também compõem o GT duas oficiais pedagogas, a Primeiro Tenente Krícia Glenda Alves Ferreira e a Aspirante Helma Resende Rocha dos Santos, com a função de orientar a formalização dos documentos didáticos pertinentes à capacitação, tais como objetivos, específicos e operacionalizados, plano de unidade didática, currículo mínimo e demais competências que envolvem o tema.

Para o Primeiro Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Silva, Chefe da Seção de Coordenação de Sistema de Aeronave Não Tripulada (DCCO8), que supervisiona o Grupo junto ao setor de Planejamento, a transdisciplinaridade é uma ferramenta imprescindível para dar vida a esse projeto.

“Um Grupo de Trabalho tem o objetivo de promover a troca de conhecimento e experiências entre seus integrantes, e é isso que vislumbramos, construir algo novo a partir das vivências operacionais de cada participante”, afirmou.

O período definido para as atividades do GT será de 3 a 14 de maio de 2021, nas dependências do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).

O objetivo é que o curso UAS001 integre o Programa de Atividades de Ensino e Atualização Técnica do DECEA (PAEAT), assim como outras propostas para qualificação na área dos Drones no âmbito do Comando da Aeronáutica.

Para o Tenente-Coronel Aviador Diego Henrique de Brito, novo chefe da Divisão de Coordenação e Controle (DCCO), do Subdepartamento de Operações: “a importância do curso consiste na atualização do nosso pessoal em direção a realidade de utilização do espaço aéreo já que a perspectiva de ocupação é crescente. Deste modo, a capacitação consiste em um dos pilares para harmonização do espaço aéreo que deve se manter seguro e ordenado”.

PORTAL AEROFLAP


FAB realiza resgate de tripulante em navio na costa pernambucana


Agência Força Aérea | Publicada em 02/04/2021

O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão, sediado na Ala 10, em Parnamirim (RN), resgatou, nessa quinta-feira (01), um tripulante filipino de 42 anos que caiu a uma altura de oito metros, no porão de cargas de um navio que saiu da Argentina, com destino ao Marrocos.

O navio navegava pela costa brasileira, próximo ao Estado de Pernambuco (PE).

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela coordenação de missões aéreas, acionou o Esquadrão após contato do Centro de Coordenação de Salvamento Aéreo (SALVAERO) de Recife.

O navio MV Kiran Africa, originário do País de Malta, foi localizado a aproximadamente 30 quilômetros da costa brasileira, próximo ao Porto de Suape, na cidade do Recife (PE).

A aeronave H-36 Caracal decolou de Parnamirim (RN) às 6h15 (horário de Brasília) e voou até a posição do navio para realizar o resgate. O helicóptero manteve o voo pairado enquanto os homens de resgate SAR (do inglês, Search and Rescue – Busca e Salvamento) desceram até o convés, imobilizaram o tripulante do navio e o içaram.

Ao final, o Esquadrão transportou o paciente até a Base Aérea de Recife (BARN), onde foi transferido, em seguida, de ambulância, para um hospital da capital pernambucana para receber atendimento médico especializado. O estado de saúde do filipino foi considerado estável. Toda a operação teve duração de três horas e meia de voo.

“É motivo de muito orgulho e satisfação poder participar de mais um resgate bem sucedido. O preparo e o profissionalismo de todos os tripulantes foram fatores de destaque, proporcionando uma operação segura e rápida. Essa eficiência fez total diferença para a realização do içamento na modalidade maca”, disse o Comandante da aeronave Capitão Aviador José Wellinghton Félix De Carvalho.

De acordo com um dos homens de resgate do FAB 8512, Tenente Aviador Johnata Tavares Soares, o primeiro militar a descer até o convés do navio, os treinamentos que o Esquadrão realiza para missões de resgate são fundamentais para quando ocorrerem situações reais.

“Enquanto era içado em meio ao mar imenso com a vítima na maca, me veio à cabeça cada dificuldade que tive que enfrentar para estar ali, desde a minha formação na Escola de Especialistas de Aeronáutica e na Academia da Força Aérea até os desafios no Curso SAR. O sentimento já dentro da aeronave é que cada gota da suor, cada percalço valeu a pena. Já tinha tido essa oportunidade como piloto, mas como H-SAR essa sensação é ainda mais intensa”, relatou.

Preparo

Um dos fatores fundamentais para o sucesso de qualquer missão é o preparo operacional das tripulações. Para atingir alto nível técnico e doutrinário, agindo com a pronta-resposta requerida na execução das ações, os Esquadrões da Força Aérea realizam treinamentos regulares.

Neste contexto, o Comando de Preparo (COMPREP) tem papel relevante. Como Comando Operacional encarregado de fixar os padrões de eficiência, planejar o treinamento e avaliar o desempenho das unidades subordinadas, a partir das capacidades definidas pelo Comandante da Aeronáutica, também coordena a formulação da Doutrina Aeroespacial, em consonância com as experiências adquiridas e os sistemas de armas incorporados à FAB.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Saiba mais sobre os novos comandantes das Forças Armadas


Centro De Comunicação Social Da Defesa | Publicada em 02/04/2021 20:07

Confira destaques dos currículos dos novos Comandantes das Forças Armadas. Eles foram apresentados pelo Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, em cerimônia no Ministério da Defesa, na tarde da quarta-feira (31).

Comandante da Marinha

O Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos nasceu em Cascadura, no Rio de Janeiro. Ingressou na Marinha em 1978, na Escola Naval, na capital carioca. Entre outras formações, possui Mestrado em Pesquisa Operacional, em Monterey, nos Estados Unidos, e concluio o Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores e Curso de Política e Estratégia Marítima, da Escola de Guerra Naval.

Como oficial do Corpo da Armada, comandou o Navio Tanque Almirante Gastão Motta, o Centro de Apoio a Sistemas Operativos, o Centro de Análises de Sistemas Navais, a Escola de Guerra Naval e o Comando do 2º Distrito Naval.

Em 2018, foi promovido ao atual posto, de Almirante de Esquadra. Em 2019, assumiu o cargo de Secretário-Geral do Ministério da Defesa, última função que ocupou antes de assumir o Comando da Marinha.

Comandante do Exército

O General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira nasceu em Iguatu, Ceará. Em 1974, ingressou na Escola Preparatória de Cadetes, em Campinas, São Paulo. Em 1980, foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria. Possui o Curso de Operações na Selva e os Estágios de Escalador Militar, de Operações Psicológicas e de Comunicação Social, entre outros.

Foi instrutor e comandou o Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras. Entre as diversas funções que exerceu, foi Adido de Defesa no México, comandou a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé, Amazonas, chefiou o Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia e comandou a 12ª Região Militar, essas duas últimas organizações com sede em Manaus.

Na Defesa, atuou como Subchefe de Assuntos Internacionais e de Organismos Americanos, além de Comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas. Em 2018, foi promovido a General de Exército e exerceu a função de Comandante Militar do Norte, em Belém. Recentemente, chefiou o Departamento-Geral do Pessoal do Exército.

Comandante da Aeronáutica

O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior é natural do município do Rio de Janeiro. Em 1975, ingressou na Força Aérea Brasileira. Em 1981, formou-se na Academia da Força Aérea. Fez todos os cursos de carreira e ainda de Planejamento Orçamentário e Financeiro, na Escola Nacional de Administração Pública, além de possuir especialização em Política e Estratégia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Exerceu os cargos de Comandante de Operações Aeroespaciais e de Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. É Oficial Aviador e piloto de caça e reconhecimento e, ao longo da carreira, acumulou 4 mil horas de voo, sendo 2,2 mil horas em aeronaves de caça.

Em 2018, foi promovido a Tenente-Brigadeiro e foi Comandante Geral de Apoio da Aeronáutica, antes de assumir o Comando da Aeronáutica.

PORTAL DEFESANET


FAB realiza resgate de tripulante em navio na costa pernambucana

Missão foi realizada pela tripulação do 1º/8º GAV – Esquadrão Falcão, nessa quinta-feira (01)

Agência Força Aérea | Publicada em 02/04/2021 08:30

O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) - Esquadrão Falcão, sediado na Ala 10, em Parnamirim (RN), resgatou, nessa quinta-feira (01), um tripulante filipino de 42 anos que caiu a uma altura de oito metros, no porão de cargas de um navio que saiu da Argentina, com destino ao Marrocos. O navio navegava pela costa brasileira, próximo ao Estado de Pernambuco (PE).

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela coordenação de missões aéreas, acionou o Esquadrão após contato do Centro de Coordenação de Salvamento Aéreo (SALVAERO) de Recife. O navio MV Kiran Africa, originário do País de Malta, foi localizado a aproximadamente 30 quilômetros da costa brasileira, próximo ao Porto de Suape, na cidade do Recife (PE).

A aeronave H-36 Caracal decolou de Parnamirim (RN) às 6h15 (horário de Brasília) e voou até a posição do navio para realizar o resgate. O helicóptero manteve o voo pairado enquanto os homens de resgate SAR (do inglês, Search and Rescue – Busca e Salvamento) desceram até o convés, imobilizaram o tripulante do navio e o içaram. Ao final, o Esquadrão transportou o paciente até a Base Aérea de Recife (BARN), onde foi transferido, em seguida, de ambulância, para um hospital da capital pernambucana para receber atendimento médico especializado. O estado de saúde do filipino foi considerado estável. Toda a operação teve duração de três horas e meia de voo.

“É motivo de muito orgulho e satisfação poder participar de mais um resgate bem sucedido. O preparo e o profissionalismo de todos os tripulantes foram fatores de destaque, proporcionando uma operação segura e rápida. Essa eficiência fez total diferença para a realização do içamento na modalidade maca”, disse o Comandante da aeronave Capitão Aviador José Wellinghton Félix De Carvalho.

De acordo com um dos homens de resgate do FAB 8512, Tenente Aviador Johnata Tavares Soares, o primeiro militar a descer até o convés do navio, os treinamentos que o Esquadrão realiza para missões de resgate são fundamentais para quando ocorrerem situações reais. “Enquanto era içado em meio ao mar imenso com a vítima na maca, me veio à cabeça cada dificuldade que tive que enfrentar para estar ali, desde a minha formação na Escola de Especialistas de Aeronáutica e na Academia da Força Aérea até os desafios no Curso SAR. O sentimento já dentro da aeronave é que cada gota da suor, cada percalço valeu a pena. Já tinha tido essa oportunidade como piloto, mas como H-SAR essa sensação é ainda mais intensa”, relatou.

Preparo

Um dos fatores fundamentais para o sucesso de qualquer missão é o preparo operacional das tripulações. Para atingir alto nível técnico e doutrinário, agindo com a pronta-resposta requerida na execução das ações, os Esquadrões da Força Aérea realizam treinamentos regulares. Neste contexto, o Comando de Preparo (COMPREP) tem papel relevante. Como Comando Operacional encarregado de fixar os padrões de eficiência, planejar o treinamento e avaliar o desempenho das unidades subordinadas, a partir das capacidades definidas pelo Comandante da Aeronáutica, também coordena a formulação da Doutrina Aeroespacial, em consonância com as experiências adquiridas e os sistemas de armas incorporados à FAB.

JORNAL DA BAND - TV


FAB realiza resgate de tripulante em navio na costa brasileira


Da Redação | Publicada em 03/04/2021 00:21

O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) - Esquadrão Falcão, da Força Aérea Brasileira (FAB), resgatou, nessa quinta-feira (01), um tripulante filipino de 42 anos que caiu a uma altura de oito metros, no porão de cargas de um navio que navegava na costa brasileira.

OUTRAS MÍDIAS


AGÊNCIA DEFESA - Força Aérea Brasileira adere ao programa TransformaGov


Agência Força Aérea | Publicada em 02/04/2021 15:07

A Força Aérea Brasileira (FAB) se tornou a primeira Força Armada a aderir ao Programa TransformaGov, que tem por objetivo avaliar e modernizar a gestão estratégica dos órgãos integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.  A assinatura do plano foi realizada no dia 29 de março. No total, já são 71 órgãos participando do TransformaGov.

O programa, que é liderado pelo Ministério da Economia (ME) em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), foi instituído pelo decreto nº 10.382/2020. O Ministério da Economia espera otimizar a implementação de suas políticas públicas, conferir mais eficiência ao gasto público e entregar mais valor à sociedade.

Segundo o Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT) da FAB, diversas iniciativas devem ser realizadas até julho deste ano. Entre elas estão a implantação de rotina de manutenção das informações no Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (Siorg), a validação das informações do Painel Raio-X e a avaliação dos sistemas complementares desenvolvidos pela FAB para melhoria dos sistemas estruturantes. O PGT é o documento que norteia as ações institucionais e busca – a partir de metas estabelecidas – aumentar a eficiência da gestão pública.

AGÊNCIA DEFESA - Oficiais-Generais recém-promovidos são homenageados nesta quarta-feira


Agência Força Aérea | Publicada em 02/04/2021 16:57

Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB)  recém-promovidos receberam, nesta quarta-feira (31), no Espaço Força Aérea, em Brasília (DF), as respectivas platinas dos novos postos.

O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Também participaram do evento os Integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica.

Durante a solenidade, ocorreu ainda a imposição da comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), no grau Grã-Cruz, ao Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso. Em seu discurso, o Oficial-General, falou da continuidade dos trabalhos na FAB. “A promoção faz parte do reconhecimento do profissionalismo de cada um e, também, a confiança para a tarefa de dar continuidade às ações de gestão em um dos momentos mais complicados e desafiadores que o nosso país tem enfrentado”, disse.

Após a imposição da medalha, os recém-promovidos presentes na solenidade receberam as novas platinas das mãos do Comandante da Aeronáutica. Os Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira que ascenderam aos novos postos foram: Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso; Major-Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky; Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; Major-Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto; Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga; Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt; Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; Brigadeiro Intendente Alex Orçay Reis; Brigadeiro Intendente Antenor José Santos Margotto; Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes; Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira; Brigadeiro do Ar Marcos Dias Marschall; Brigadeiro do Ar César Augusto O’Donnell Alván; Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli; Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso; Brigadeiro do Ar Marcelo Batista; Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno; Brigadeiro do Ar Cláudio Wilson Saturnino Alves; Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares; Brigadeiro do Ar André da Silva Ferreira; Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador; Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo; Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior; e Brigadeiro Engenheiro Fernando Marcus da Rocha Cerqueira.

O Comandante da Aeronáutica parabenizou os Oficiais-Generais. “Mantenham-se firmes como uma rocha em nossos valores fundamentais de hierarquia e disciplina, em qualquer situação. Lembrem-se de que todos os Oficiais, principalmente os Oficiais-Generais, deverão ser balizados pelo significado mais profundo da palavra exemplo. Parabéns e sejam todos muito felizes”, finalizou.