NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


TCU libera contrato do governo com a Telebras para fornecimento de internet

Contrato, feito sem licitação, estava suspenso desde julho. Acordo prevê que Telebras passe a fornecer internet paga pelo governo para escolas, instituições públicas e entidades sociais.

Laís Lis | Publicada em 01/11/2018 13:42

O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou, na sessão de quarta-feira (31), o contrato sem licitação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Telebras para o fornecimento de internet para instituições públicas, escolas e entidades sociais, programa conhecido como Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).

O contrato estava suspenso desde julho por uma decisão liminar do plenário o tribunal de contas.

Além de liberar o contrato entre a Telebras e o governo, o TCU também opinou pela legalidade da parceria entre a estatal e a empresa americana Viasat

A decisão do plenário do TCU determina, no entanto, a revisão de alguns pontos do contrato entre a Telebras e a Viasat para operação comercial do satélite brasileiro usado pela estatal para atender programas de expansão da banda larga do governo federal.

Entre os pontos que devem ser revistos está o tamanho da fatia que a Telebras receberá das receitas que a Viasat terá com a operação.

O TCU quer que a parte da Telebras nas receitas seja maior. A corte não apontou um índice, mas determinou que a Telebras renegocie esse percentual, que atualmente é de 21%, e que apresente um novo número e suas justificativas.

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) tem seu uso compartilhado entre militares e civis. O Exército usa 30% da capacidade do equipamento para conectar suas instalações, como postos da fronteira. Já a Telebras usa o restante para fornecer conexão contratada por diversos órgãos do governo federal.

Para operar sua parte do satélite, a Telebras contratou a Viasat. A parceria tem sido contestada. A empresa amazonense Via Direta Telecomunicações entrou na Justiça alegando que foi preterida do processo depois de iniciar as negociações para operar parte da capacidade do satélite.

Gesac

Atualmente o serviço do Gesac é feito por consórcio formado por Embratel, Oi e Telefônica e o contrato havia sido prorrogado até 2019. Com o fim do contrato, a Telebras assumirá o fornecimento.

Idoso desaparece no mar de Imbituba e buscas chegam ao 3º dia

Segundo bombeiros, homem de 62 anos pescava como hobby e saiu para navegar na segunda-feira do Praia do Porto.

Publicada em 01/11/2018 10:08

Um homem 62 anos está desaparecido desde segunda-feira (29) após sair para pescar no mar de Imbituba, no Litoral Sul catarinense. Segundo o Corpo de Bombeiros, as buscas ocorrem desde terça (30) e foram retomadas às 6h desta quinta-feira (1º), em parceria com a Marinha e Aeronáutica.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima estava em uma embarcação de fibra pequena, de 16 pés. Ainda de acordo com os bombeiros, o homem saiu sozinho às 7h de segunda para pescar e, como não voltou à noite, a família acionou as guarnições às 19h de segunda.

Como as buscas não são feitas durante a noite, na manhã de terça-feira (30) os trabalhos foram iniciados. Segundo os bombeiros, a intenção da vítima era ir a região de Itacami e Ilha das Araras, em Imbituba. Ele saiu da Praia do Porto, no mesmo município.

Segundo os bombeiros, o homem praticava pesca esportiva e tinha experiência. No entanto, o mar estava revolto na segunda-feira. As buscas por mar ficaram prejudicadas até quarta-feira pelas condições do tempo e da maré alta.

Participaram do apoio das buscas o Grupo de Busca e Salvamento (GBS), as aeronaves dos Bombeiros e Polícia Civil, a Polícia Militar, a Marinha do Brasil e Aeronáutica. As buscas são feitas na região litorânea de Jaguaruna até Garopaba.

Nesta quinta-feira trabalham o grupo de busca e salvamento aéreo, da Aeronáutica, e uma equipe pelo mar, da Marinha, além de uma embarcação dos bombeiros, já que o mar está mais calmo. Nenhum destroço ou vestígio foi encontrado até a manhã desta quinta-feira.

PORTAL R7


FAB multa pilotos de drones após publicações em redes sociais

Vídeos e imagens mostram os pilotos voando em situação irregular e até mesmo colocando em risco voo de helicópteros e aviões

Márcio Neves | Publicada em 01/11/2018 19:01

O DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) da FAB (Força Aérea Brasileira) decidiu processar pilotos de drones que publicaram vídeos em redes sociais de voos que desrespeitem as leis. Ao fim dos processos, os pilotos podem ser multados. Os valores vão de R$ 1.200,00 até R$ 60.000,00 conforme o perfil do piloto e a gravidade da infração cometida.

Em um vídeo, o piloto do drone sobrevoa a área de aproximação de aviões do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Em um outro vídeo o piloto do drone sobrevoa pessoas na praia e ao fim do vídeo aparece ingerindo bebida alcoólica.

Em um terceiro vídeo publicado, o drone decola e ao fundo um helicóptero decola simultaneamente. O piloto do drone segue o helicóptero e chega a ficar em uma altura mais alta que a da aeronave.

De acordo com a FAB, o piloto desde último caso, além de desrespeitar uma infração da lei aeronáutica, também pode responder criminalmente por colocar em risco uma aeronave —crime que pode resultar em até cinco anos de prisão.

Após receber as denúncias, o JJAER (Junta de Julgamento da Aeronáutica), órgão da Força Aérea responsável por apurar, julgar administrativamente e aplicar as penalidades previstas na lei em relação ao uso do espaço aéreo brasileiro, abriu processo administrativo que pode resultar nas multas para os pilotos dos drones envolvidos nos casos denunciados.

Em nota, o DECEA alerta que "não tem intenção alguma de realizar buscas em mídias sociais de ações que vão de encontro às regras, entretanto, ao receber informações acerca dos voos que colocaram em risco as pessoas e a navegação aérea, as ações tornaram-se necessárias".

O órgão informa ainda que as sanções aplicadas têm como objetivo diminuir voos com drones em condições irregulares e "manter a segurança aplicada no acesso ao espaço aéreo por aeronaves tripuladas e não tripuladas".

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA TV - Ala 10 abre as portas para a CRUZEX 2018 Unidade se prepara para receber militares de 13 países diferentes


Publicada em 01/11/2018

O Exercício CRUZEX 2018 será realizado na Ala 10, localizada em Natal (RN), no período de 18 a 30 de novembro de 2018, contando com a participação da FAB e de representantes de 13 Forças Aéreas estrangeiras. O exercício terá o formato “flight” (envolvendo voos reais), e tem o objetivo de adestramento dos Esquadrões Aéreos em voo, com a mínima utilização da estrutura e dos sistemas de comando e controle. Pretende-se, ainda, manter a atualização de táticas, técnicas e procedimentos em missões aéreas compostas para os cenários de guerra convencionais em Forças Aéreas de diferentes países que operam em conjunto.

Outra finalidade do exercício é incluir parte do adestramento dos esquadrões em missões que permeiem o cenário de conflitos de guerra irregular, como as missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), além de valorizar e estreitar as relações da FAB com as Forças Aéreas de nações amigas. Entre 5 e 9 de março, houve a conferência inicial de planejamento, a Initi al Planning Conference (IPC), com a presença de representantes de Forças Aéreas estrangeiras na Ala 10. O evento promoveu a interação entre os participantes, apresentou o planejamento inicial e cada representante das delegações estrangeiras pôde esclarecer suas demandas operacionais e de suporte.

“A interação entre os países e as pessoas que participam desse evento se faz necessária para que possamos operar eficientemente e com segurança. Com certeza, é mais fácil entender e operar em nosso próprio país de origem, porém, a CRUZEX nos proporciona um maior conhecimento operacional de países diferentes para que, em futuras missões, possamos atuar com uma maior integração”, afirmou o Major Aviador Eric Willrich, representante da Força Aérea do Canadá. Já em agosto ocorreu a Final Planning Conference (FPC), última reunião oficial antes do exercício CRUZEX.

Foi definido que, nesta edição, Brasil, Canadá, Chile, França, Peru, Uruguai e Estados Unidos vão participar com militares e aviões; e que Alemanha, Bolívia, Índia, Portugal, Suécia, Reino Unido e Venezuela, apenas com militares. Serão utilizadas aeronaves de caça, como os F-16 norte-americanos e chilenos, além de cargueiros e reabastecedores, como os CC-130J canadenses. Cerca de 1.700 militares participarão do exercício, sendo 600 estrangeiros. Ainda foram discutidos e definidos na FPC os procedimentos operacionais com as Forças estrangeiras visando a um exercício seguro para os militares parti cipantes.

Segundo o Adido de Defesa Francês, Coronel Charles Orlianges, a França deslocará um cargueiro C-235 e militares das forças especiais para atuar em ações de Guiamento Aéreo Avançado (GAA) – em inglês, conhecidas como Joint Terminal Attack Controller (JTAC) – e participar como Isolated Person (IP), ou seja, o piloto que, na simulação, é ejetado e espera ser resgatado por uma missão CSAR (Busca e Salvamento em Combate). Ele destaca a importância da participação de militares franceses experientes em JTAC por terem participado recentemente de operações reais.

“É importante aprimorar a interoperabilidade entre os países para que o nível de profissionalismo seja nivelado, pensando, especialmente, na possibilidade de algum futuro engajamento conjunto em missões de paz, como existe o debate em torno da participação do Brasil na República Centro-Africana”, avaliou. A CRUZEX contará com vários tipos de missões que serão baseadas nas seguintes ações de Força Aérea: guiamento aéreo avançado; busca e salvamento em combate, simulando um resgate atrás das linhas inimigas; ataque; apoio aéreo aproximado; defesa aérea; varredura; escolta; reconhecimento aéreo; controle e alarme em voo; reabastecimento em voo; transporte aerologístico; assalto aeroterrestre; infiltração aérea; exfiltração aérea; evacuação aeromédica; defesa anti aérea; entre outras.

O Comandante da Ala 10 e Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, citou a importância da CRUZEX e de que forma o exercício irá agregar valor à FAB. “A CRUZEX é um exercício multi nacional e o que é mais importante é testarmos a Força Aérea Brasileira em determinados cenários, junto com outros países que têm mais experiência, como, por exemplo, o cenário de guerra irregular. Esse exercício vai agregar um alto valor operacional à Ala 10 devido ao seu nível internacional e que demanda um esforço de toda a Força Aérea para que seja realizado”, disse.

DIRINFRA marca presença no exercício

A Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) exercerá um papel fundamental na realização da CRUZEX 2018. Com a missão de planejar, normatizar e gerenciar atividades relacionadas ao patrimônio imobiliário, engenharia de campanha, gestão ambiental e contra incêndio, a organização está envolvida no suporte de infraestrutura do exercício. “Uma operação desse porte é uma oportunidade única de países envolvidos trocarem informações, doutrinas e também de aperfeiçoarem a forma de agir em situações reais.

Para a DIRINFRA, é uma honra apoiar em termos logísticos e técnicos tal evento, uma vez que este exercício operacional é o de maior vulto em que a FAB parti cipa na América Lati na”, destaca o Major-Brigadeiro do Ar Sérgio de Matos Mello, Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica. A DIRINFRA e sua Divisão de Contra incêndio são peças-chave da segurança, responsáveis pela proteção contra incêndio com viaturas especiais, militares do efetivo e integrantes do Sistema de Contra incêndio local, que trabalharão diariamente no evento.