NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


Suboficiais iniciam fase presencial do curso Graduado-Master no Rio de Janeiro

Onze militares da FAB e um da Marinha do Brasil são formados para prestar assessoria direta à alta administração

Tenente Pollyana, Tenente Jonathan, Major Monteiro | Publicada em 01/10/2019 10:55

Teve início nesta segunda-feira (30), no campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ), a fase presencial do 2º Curso de Graduado-Master, voltado para a capacitação de Graduados selecionados para prestar assessoria direta à alta administração da Força Aérea Brasileira (FAB).

Onze Suboficiais da FAB e um da Marinha do Brasil foram recebidos pelo Comandante da UNIFA, Major Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto.


Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de assistir a um vídeo institucional com as palavras do Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Também estiveram presentes o Adjunto da 1ª Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica e Gerente do projeto Graduado-Master, Coronel Aviador Glauco dos Santos Cândido e a Chefe da Pró-Reitoria de Ensino Especializado e Idiomas, Tenente-Coronel Pedagoga Estela de Magalhães Ambrosio Perez.

De acordo com o Coronel Glauco, as novidades do curso para o ano de 2019 incluem uma fase do curso na modalidade Ensino à Distância (EaD), o incremento para nove semanas de aulas presenciais e a presença de um Suboficial da Marinha.

“O curso do Graduado-Master está alinhado com as melhores práticas de ensino, tanto no aspecto da metodologia quanto no material cognitivo que é aplicado nos cursos para Graduados que prestam assessoria à alta administração, em comparação as outras Forças Aéreas no mundo", afirmou.

Segundo a Tenente-Coronel Estela, conteúdos também foram inseridos para que os próprios Graduados-Master, hoje no exercício da função, possam contribuir na formação dos alunos.

“Como eles são de diversas áreas e especialidades, muitos não trabalharam com ferramentas especificas de apoio à decisão. Então nós iremos realizar um trabalho de nivelamento desse conhecimento, com aplicação interativa de práticas modernas”, explica.

Serão inseridas, também, aulas de Etiqueta e Gestão de Processos, além de terem mais tempo para desenvolver o ensaio acadêmico durante a carga horária do curso.

Capacitação

O Graduado-Master é fruto de estudos realizados pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e pelo Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), com vistas a proporcionar uma nova dimensão de oportunidades e desafios ao Corpo de Graduados, e que, juntamente com o Projeto Educação Continuada, compõe o Programa de Capacitação e Valorização do Corpo de Graduados.

Os militares selecionados são responsáveis por liderar, manter equipes unidas e incentivar comportamentos responsáveis de todos os integrantes da tropa.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Defesa recebe ministro Onyx e apresenta informações da Operação Verde Brasil


Capitão-tenente Fabrício Costa | Publicada em 01/10/2019 18:10

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, recebeu, nesta terça-feira (1º), o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Ele esteve no Centro de Operações Conjuntas (COC), que funciona nas instalações do Ministério da Defesa, em Brasília.

Esse Centro reúne os integrantes do Ministério da Defesa, da Justiça e Segurança Pública, das Relações Exteriores, da Cidadania e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Conta ainda com a presença de servidores do IBAMA, do ICMBIO, da FUNAI, da ABIN, do SIPAM, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional, e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

O ministro-chefe da Casa Civil ficou impressionado com os números apresentados pela Operação Verde Brasil. "Recebam o meu reconhecimento pela efetividade das ações. São muito claros os resultados que vocês estão defendendo", afirmou.

Onyx Lorenzoni completou, dizendo o que deve mudar para o ano de 2020. "Vamos preparar uma ação preventiva para o próximo ano. É notável a capacidade de interação entre as Forças Armadas e as agências (federais, estaduais e municipais). Todos estão de parabéns", disse.

No 39º dia da Operação Verde Brasil, os números são de 9.205 militares e integrantes de agências federais, estaduais e municipais, 244 viaturas, 12 aeronaves e 61 embarcações.

Foram aprendidos mais de 18 mil metros cubos de madeira, 111 embarcações, 17 caminhões e oito tratores. Ao todo, 901 veículos foram revistados e oito pontes destruídas. A operação aplicou mais de 215 termos de infração, totalizando R$ 58 milhões em multas.

OUTRAS MÍDIAS


DIÁRIO DE UBERLÂNDIA - Parque do Sabiá recebe campanha nacional de doação de livros nesta semana

Ação chega a Uberlândia pela primeira vez e acontece na próxima sexta-feira (4); haverá apresentação da Esquadrilha da Fumaça da FAB

Bruna Merlin | Publicada em 01/10/2019 09:49

A leitura traz milhões de benefícios para o desenvolvimento humano. Estimular a criatividade, melhorar o funcionamento do cérebro, ampliar o vocabulário e auxiliar no aprendizado são apenas algumas das inúmeras vantagens de ler um livro. É pensando neste conceito e também na prática da solidariedade que Uberlândia irá receber a campanha nacional “Doe um Livro”.

O projeto foi criado há 10 anos por dois professores de Belo Horizonte e São Paulo. A preocupação com a educação do Brasil os motivou a criar algo maior para incentivar a leitura em todos os cantos do país. “A leitura é o principal instrumento para melhorar a qualidade do ensino. Ela é essencial para todas as áreas, comunidades e regiões”, enfatizou uma das coordenadoras da campanha, Laura Furquim Werneck Xavier, de 44 anos.

Essa é a primeira vez que Uberlândia recebe o projeto nacional. A ação conta com a parceria da Força Aérea Brasileira (FAB) e com o apoio da Esquadrilha da Fumaça para o recolhimento de livros durante as apresentações dos militares ao longo do ano. “Nosso objetivo é expandir essa campanha cada vez mais e para isso contamos a ajuda e apoio de várias empresas. Sem elas isso não seria possível, já que, somos apenas dois coordenadores de cidades diferentes”, explicou Xavier.

Além de incentivar a leitura e ressaltar a necessidade da prática, a campanha reforça a importância da solidariedade. Laura acredita que muitas pessoas têm livros parados em casa e essa é uma oportunidade perfeita para que instituições, que dependem de doações e que não conseguem expandir ou renovar seus acervos, possam crescer e oferecer sempre títulos diferentes aos interessados.

De acordo com a professora, entre os anos de 2009 e 2017 foram arrecadados cerca de 2 milhões de livros. Neste ano foram adquiridos mais de 40 mil títulos. Todos foram doados para comunidades carentes, bibliotecas públicas, comunitárias e escolares e também para Organizações não Governamentais (ONGs).

A população de Uberlândia está convidada para participar da ação com doação de livros de quaisquer gêneros. A campanha acontecerá na próxima sexta-feira (4) durante a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, no Parque do Sabiá, das 14h às 17h. As arrecadações serão entregues à Prefeitura de Uberlândia e a distribuição será feita pelo Município.

ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Além de participar da doação de livros, os visitantes do Parque do Sabiá poderão presenciar a apresentação da Esquadrilha da Fumaça que contará com sete aeronaves e agilidade dos pilotos da FAB.

As aeronaves sairão do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato e realizarão cerca de 55 manobras áreas para abrilhantar o céu da cidade. A demonstração está marcada para começar a partir das 15h30 com previsão para durar 45 minutos.

PELO MUNDO DF - Esquadrilha da Fumaça se apresenta na Troca da Bandeira

Solenidade será no domingo (6) e contará com sobrevoo de caça e atividades para crianças e toda a família

Publicada em 01/10/2019 00:01

O céu de Brasília será cortado pelos aviões da Esquadrilha da Fumaça e pelo sobrevoo do caça F5 da Força Aérea Brasileira (FAB) no próximo dia 6.  A apresentação ocorrerá na solenidade de Troca da Bandeira, que acontece todo primeiro domingo do mês na Praça dos Três Poderes, e que faz parte do programa “Manhã Cívica – Brasília: o Brasil começa aqui”, realizado pela Secretaria de Turismo (Setur-DF).

Além da solenidade, que será de responsabilidade da Força Aérea Brasileira, a Setur-DF e parceiros preparam uma série de atividades para brasilienses e turistas de todas as idades. “Desde o início do ano temos trabalhado para transformar a solenidade da Troca da Bandeira em um atrativo para brasilienses e turistas. Hoje, o evento tem atraído cerca de três mil pessoas e começará a ser comercializado como produto pelas operadoras de Turismo”,  informou a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

O brigadeiro do Ar Vincent Dang, Comandante da Ala 1 da FAB, destacou que a Aeronáutica preparou uma programação especial para a família brasiliense.

“Para o Comando da Aeronáutica, esta cerimônia reveste-se de especial significado, pois, em outubro, comemoramos do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Em alusão ao dia 23 de outubro de 1906, data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo do mais pesado que o ar”, frisou o militar.

A FAB também levará para a Praça dos Três Poderes a sua banda marcial, demonstração de cães de guerra, batedores motorizados a réplica do F-39 Grippen em tamanho real, simulador de voo, assento ejetável, consoles de Controle de Tráfego Aéreo, e muitas outras atividades e exposições de uniformes e equipamentos militares. A banda Clave de FAB também fará uma apresentação musical que irá passar por vários estilos musicais.

A ação do próximo domingo contará com a parceria do Sistema Fecomércio por meio do Sesc e Senac, da TCB, da Caesb e do sistema Viibra (Visitação Institucional Integrada em Brasília), grupo formado por órgãos públicos que abrem as portas para visitas turísticas em suas sedes. O Congresso Nacional montará um esquema especial de visitação para o domingo e o público receberá publicações sobre símbolos nacionais, cidadania, funcionamento e função institucional do Parlamento Brasileiro

A programação de domingo será das 9h às 13h e prevê, entre outras atrações, oficinas recreativas, atividades de lazer, esmaltação, city tour e muito mais. Entre as ações recreativas estão pintura de rosto, cama elástica, perna de pau, críquete, minigolfe, palhaçaria e pedal kart. Os programas de Saúde e de prevenção à saúde da mulher do Sesc também marcarão presença.  

Ainda estarão disponíveis foodtrucks e ônibus da TCB para rotas turísticas gratuitas na Esplanada. Quem quiser se aprofundar mais sobre a história e os atrativos da capital federal poderá contar com o apoio de um guia turístico cadastrado no Cadastur.

Troca da Bandeira – A Troca da Bandeira é uma das maiores expressões do turismo cívico do país, e ocorre todo primeiro domingo do mês. Cada mês, uma força ou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é responsável pelo evento. O monumento do Mastro da Bandeira consta no Guiness Book como maior bandeira hasteada do mundo. Com 100 metros de altura, a bandeira da Praça dos Três Poderes tem 20 metros de largura por 14 metros de altura e chega a pesar 40 quilos.

Confira toda a programação:

Domingo (6), das 9h às 19h

Desfile Militar da Força Aérea Brasileira – FAB

Banda Marcial

Hino Nacional

Salva de Tiros

Hino da Bandeira

ATRAÇÕES DA FAB:

Esquadrilha da Fumaça

Sobrevoo de Caça F5

Réplica do F-39 Grippen em tamanho real

Óculos de Realidade Virtual

Simulador de Voo

Consoles de Controle de Tráfego Aéreo

Assento Ejetável

Exposição de Maquetes de Aeronaves (KC-390 e A-29)

Exposição de Manequins Uniformizados – Pilotos de Caça

Exposição de Veículos e Equipamentos Militares

Banda Clave de FAB

Apresentação de Batedores Motorizados

Demonstração de cães de guerra

ATRAÇÕES DO SESC:

Cama Elástica

Pedal Kart

Pintura de Rosto

Perna de Pau

Críquete

Minigolfe

Palhaçaria

SERVIÇOS:

Centro de Atendimento ao Turista – CAT

Educação em Saúde SESC (Bocão Gigante, Higiene Bucal, Distribuição de Escovas)

Outubro Rosa SESC (Aferição de pressão, Saúde da Mulher, Câncer de Mama)

Bem Estar SENAC (massagem rápida, reflexologia podal, esmaltação)

Biblioteca Volante BiblioSESC

Expresso Ambiental CAESB

Passeios Turísticos com Guias em Ônibus TCB

ALIMENTAÇÃO:

Distribuição Gratuita de Água (CAESB)