NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Militares acompanham rastreamento de veículo espacial na Barreira do Inferno

Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial acompanhou o rastreamento do veículo ARIANE VA-257, lançado do Centro Espacial Guianês, localizado em Kourou, na Guiana Francesa

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 01/07/2022 15:16

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e uma comitiva composta por Oficiais-Generais do DCTA e pelo Comandante do Terceiro Distrito Naval, Vice-Almirante André Morais Ferreira, foi recebida, no dia 22/06, pelo Diretor do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Coronel Erivando Pereira Souza, para acompanhar, da Estação de Telemedidas do CLBI, o rastreamento do veículo ARIANE VA-257, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), localizado em Kourou, na Guiana Francesa.

“Os dados de telemetria do Veículo foram enviados em tempo real para o Centro de Controle da Missão, em Kourou, e garantiram o monitoramento e a segurança no deslocamento do veículo Ariane para a Órbita Geoestacionária, conforme os protocolos estabelecidos pela Clique aqui para baixar a imagem originalAgência Espacial Europeia”, ressaltou o Coronel Erivando.

O VA-257 foi lançado às 18h50 do dia 22/06, horário de Brasília, transportando como carga útil dois satélites de comunicações geoestacionários: o MEASAT-3D e o GSAT-24. O primeiro pertence à Malásia e será usado nos serviços de comunicações, tais como conectividade, internet e provimento de serviços de banda larga, sobretudo para áreas rurais. O segundo pertence à Índia, e tem por objetivo prover serviço de distribuição de sinais de televisão e telecomunicações por assinatura via satélite (DTH).

Para o Diretor-Geral do DCTA, o evento comprovou a busca da Organização Militar pela Clique aqui para baixar a imagem originalsoberania na forma de ciência, tecnologia, inovação. “Foi uma oportunidade única estar próximo da nossa equipe do CLBI no momento do cumprimento dessa missão, com total sucesso, e poder acompanhar in loco o profissionalismo do nosso pessoal civil e militar. Continuaremos firmes, olhando para o Espaço”, concluiu o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Entre os dias 22 e 23 de junho, também aconteceu a Visita Técnica do DCTA ao CLBI, liderada pelo Diretor-Geral do DCTA e composta por Oficiais-Generais do DCTA, complementada por oficiais e servidores civis, com atuação nas áreas de Segurança do Trabalho, Controle Orçamentário, Controle Interno, Infraestrutura e Patrimônio, Gestão da Inovação, Governança, Recursos Humanos, Inteligência, Tecnologia da Informação e Segurança.

A finalidade da Visita Técnica foi avaliar o desempenho técnico, operacional e administrativo, possibilitando a verificação, in loco, da Governança e da Gestão Institucional no que se refere aos ajustes necessários no andamento das ações em curso, com vistas ao cumprimento das Diretrizes do Plano Setorial/Atividades Setoriais, bem como a sua contribuição para o cumprimento da Missão do DCTA

No roteiro planejado, a comitiva, acompanhada pelo Diretor do CLBI, visitou as instalações operacionais do Centro e participou de um encontro com a cúpula da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte (RN), autoridades civis e Comandantes de Organizações militares, com a proposta de estreitar e consolidar as parcerias institucionais realizadas pelo CLBI para efetivas colaborações bilaterais.

Durante a passagem por Natal, o DCTA firmou uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o objetivo de estreitar o vínculo entre os setores aeroespacial e acadêmico, visando o fortalecimento de ações estratégicas relacionadas ao ensino, pesquisas e eventos científicos. O acordo foi formalmente assinado pelo Diretor-Geral do DCTA e pelo Reitor da Universidade, Henio Ferreira de Miranda.

Segundo o Diretor do DCTA, a interação entre a Força Aérea Brasileira e universidades renomadas do país é fundamental e estratégica no que tange ao desenvolvimento científico. “A interação proporciona um ambiente propício para a pesquisa e a inovação, fomentando a capacitação dos recursos humanos e a solidificação da tecnologia", concluiu o Oficial-General.

PORTAL AEROIN


Primeiro Airbus A330 da FAB decola rumo à Irlanda, onde será pintado; acompanhe


Carlos Ferreira | Publicada em 01/07/2022 11:23

Como o AEROIN antecipou com exclusividade, na manhã desta sexta-feira, 1 de julho, decolou de Amã (Jordânia), o Airbus A330-200 de matrícula PR-AIS (msn 1492), com destino a Dublin (Irlanda). Após ter sua manutenção concluída no Oriente Médio, a aeronave agora segue para a Europa, onde será pintada nas cores da Força Aérea Brasileira (FAB).

Essa aeronave é uma das duas que deverão ser entregues à FAB como parte de uma licitação (220004/CABW/2022) vencida pela Azul Linhas Aéreas. Os equipamentos serão futuramente convertidos para a função denominada Multi-Role Transport Tanker (MRTT) e serão empregados em missões táticas em geral, incluindo reabastecimento em voo (REVO), transporte aéreo logístico (de cargas e passageiros) e ajuda humanitária. A aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB desde que se desfez dos Boeing 707.

Após a pintura na Irlanda, a aeronave deverá ser entregue para a FAB no Rio de Janeiro, em data ainda a ser confirmada. Sabe-se no entanto que isso deve acontecer ainda em julho. Espera-se que essa aeronave seja registrada como FAB-2901.

A decolagem de Amã rumo a Dublin foi capturada no FlightRadar24. No momento em que essa publicação foi escrita, a aeronave estava em voo, ainda no Oriente Médio. O voo pode ser acompanhado em tempo real neste link.

Por que foi para a Irlanda

Com a retomada da aviação em todo o mundo, depois que a disseminação do coronavírus diminuiu e as fronteiras foram abertas, milhares de aeronaves estão retornando aos céus, sendo que muitas delas demandam uma preparação especial e manutenções para que voem novamente com segurança. Isso tem enchido os centros de manutenção ao redor do mundo e dificultado a vida de quem precisa de um trabalho “a toque de caixa”, como é o caso da Azul.

Por conta desse cenário, a Azul não conseguiu slots em oficinas próximas (na América Latina, do Norte ou Europa) e, portanto, teve que enviar o avião para passar por manutenção nas oficinas da Joramco, em Amã, na Jordânia, o único local com disponibilidade imediata para tal serviço. A “pressa” se justifica porque o primeiro avião deve ser entregue em até 90 dias contados da assinatura do contrato.

O mesmo ocorre com a pintura. Segundo fontes informaram ao AEROIN, a Joramco não tem slot disponível em sua oficina para pintar o A330 da FAB a tempo, fazendo com que a Azul tenha que buscar uma alternativa. Dentre as possibilidades estavam enviar o avião para Abu Dhabi (Etihad), Bogotá (Avianca) ou Irlanda (IAC), sendo que esta última foi a escolhida.

Por conta disso, é esperado que o avião seja enviado a outro local assim que o Check C estiver concluído, para depois retornar ao Brasil e ser entregue à Força Aérea Brasileira em julho.

Mais da licitação

A empresa Azul S.A. foi declarada vencedora por atender a todos os requisitos do certame, apresentando uma oferta no valor global de aproximadamente US$ 80 milhões, o equivalente a R$ 375 milhões de reais, na cotação atual. O processo foi encerrado no último dia 7 de abril.

A aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

A segunda aeronave, a ser entregue até outubro, será o MSN 1508, que no passado operou como PR-OCK na Avianca Brasil e foi agora adquirida pela Azul no mercado internacional para ser ofertada para a licitação.

Ambos os equipamentos, que já estão com suas matrículas definidas (FAB 2901 e FAB 2902), receberão o designativo KC-30 e serão operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ).

 

PORTAL AEROFLAP


Militares da FAB visitam o Laboratório de Pesquisas da Força Aérea dos EUA


Gabriel Centeno | Publicada em 01/07/2022 15:27

Um grupo de oficiais e graduados do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) da Força Aérea Brasileira (FAB) esteve no Laboratório de Pesquisas da Força Aérea dos EUA (AFRL) no início de junho. 

Os militares visitaram, no dia 07/06, a Diretoria de Informações do AFRL em Rome, Nova Iorque. Segundo comunicado do AFRL, o grupo da FAB foi ao Laboratório da USAF para entender melhor os programas espaciais controlados e os sistemas de combate não tripulados (drones). 

A comitiva da FAB foi liderada pelo Tenente-Brigadeiro Heraldo Luiz Rodrigues, comandante do COMAE. “Estamos interessados ??em melhorar as relações entre a USAF e nós”, disse Rodrigues. “Essas oportunidades são significativas para nós”, completou o oficial-general da FAB. 

A visita foi realizada por meio do Programa de Parceria Estadual da Guarda Nacional, que une a Guarda Nacional estadual a militares estrangeiros. A Guarda Aérea Nacional de Nova Iorque iniciou uma parceria com os militares brasileiros em 2019. 

Durante a visita, os militares da FAB foram acompanhados pelo Coronel William McCrink III, comandante da 174ª Ala de Ataque, uma unidade que opera drones de combate MQ-9 Reaper.

Eles receberam um briefing sobre operações espaciais, pesquisa, desenvolvimento, aquisição, lançamento e operação de sistemas de reconhecimento aéreo necessários para fornecer suporte e operações espaciais contínuas com consciência espacial controlada.

Rodrigues e sua equipe também receberam uma apresentação abrangente sobre os programas, parcerias e oportunidades de colaboração do AFRL. A equipe brasileira também visitou o 222º Esquadrão de Comando e Controle e o Setor de Defesa Aérea Oriental, ambos baseados em Rome. 

O Coronel Fred Garcia, diretor da Diretoria de Informações da AFRL e comandante do Destacamento 4, disse que “hospedar os brasileiros é importante para a solidariedade com os parceiros internacionais à medida que avançamos nas pesquisas para os programas de combate e espaço”. Ele também explicou que essas visitas promovem as relações “de militar para militar” dos EUA.

PORTAL DEFESANET


FAB e BNDES assinam contrato

A assinatura do contrato, que ocorreu nessa segunda-feira (27), na sede do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), visa aprimorar os procedimentos de gestão dos imóveis sob jurisdição da FAB

Agência Força Aérea | Publicada em 01/07/2022 09:55

A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram, nessa segunda-feira (27/06), na sede do Comando da Aeronáutica (COMAER), em Brasília (DF), um contrato que viabiliza ações com potencial de gerar aumento da eficiência da gestão do patrimônio imobiliário, sob jurisdição da FAB.

Participaram do ato, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica; Oficiais-Generais; o Presidente do BNDES, Gustavo Henrique Moreira Montezano, e integrantes da Diretoria do Banco.

O documento foi assinado por intermédio da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) e do BNDES. O objeto do contrato é a realização de estudos e a execução de um plano de desestatização, por meio da contratação do BNDES, de dois imóveis que integram propriedade da União Federal sob responsabilidade do COMAER. Um está localizado no município do Rio de Janeiro, antiga sede do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA) e o outro no munícipio do Guarujá, localizado na Base Aérea de Santos (BAST).

Segundo o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, com a assinatura do contrato, o COMAER busca ações que aumentem a eficiência da gestão de seu patrimônio, redução de despesas e racionalização de gastos, além de alternativas para geração de receitas complementares, visando à destinação econômica de parte de seu patrimônio imobiliário. “O que nós fizemos hoje foi a assinatura de um projeto piloto, com duas áreas importantes sob a nossa gestão, que deve trazer muitos resultados no futuro. Temos certeza de que essa parceria trará frutos inestimáveis para a FAB”, continuou o Oficial-General.

O Presidente do BNDES destacou que a parceria com a FAB é uma inovação. “O Banco e a Força Aérea vão criar uma solução imobiliária que visa trazer serviços operacionais, monetizando ativos que hoje não são operacionais. É algo inovador. O BNDES está emprestando seu conhecimento técnico para fazer bons usos dos ativos nacionais", ressaltou.

DEFESA EM FOCO


Paraquedistas da FAB conquistam medalha para o Brasil


Agência Força Aérea | Publicada em 01/07/2022 07:30

O Time Brasil Masculino de Paraquedismo, com dois integrantes da Equipe “Falcões” da Força Aérea Brasileira (FAB), conquistou, no dia 27/06, a medalha de bronze no 45º Campeonato Mundial Militar, disputado na cidade de Gussing, na Áustria. Com a ajuda do Tenente Rodrigo Gonçalves e do Suboficial Antônio Augusto Batista dos Santos, da FAB, o Brasil ficou em terceiro lugar geral masculino na disputa, que contou com a participação de 22 países. A Alemanha terminou em primeiro, seguido pela República Tcheca.

O Tenente Gonçalves dedicou o resultado da competição ao trabalho em equipe dos militares que compuseram o time. “O terceiro lugar mostrou que estamos no caminho certo e temos condições de alcançar patamares ainda maiores, foram 28 países na disputa e o Brasil está entre os três melhores do mundo. Agradeço a todos os atletas e colaboradores da Equipe Falcões, sem o esforço de cada um seria impossível atingir os níveis necessários nos treinamento, e parabenizo os atletas das forças amigas pela companheirismo e união nesta jornada que enfrentamos juntos”, disse.

A Equipe Feminina, que teve a Sargento Cássia Bahiense Neves em sua formação, também teve uma boa participação na competição, terminando na 4ª colocação.

Campeonato Brasileiro de Taekwondo

Em uma outra disputa esportiva, realizada em São José (SC), de 22 a 26 de junho, o Sargento João Pedro Chaves, que também é Atleta de Alto Rendimento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), conquistou a medalha de Prata do Campeonato Brasileiro de Taekwondo, se tornando o vice-campeão brasileiro da modalidade.

Este ano, a FAB recebeu um reforço de mais 70 militares, que se formaram sargentos de 2° classe no dia 27/06. Os novos militares representarão a Força Aérea nos campeonatos nacionais e internacionais, levando o nome do Brasil cada mais longe. Quer saber como se tornar Atleta de Alto Rendimento da FAB? Confira clicando aqui.

 

 

 

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


BARBACENA ONLINE - Epcar arrecada agasalhos para pessoas em vulnerabilidade


Da Redação | Publicada em 01/07/2022

As unidades da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAEBQ), composta pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ), realizam uma campanha para arrecadar roupas de inverno, cobertores, mantas e outras peças, novas ou usadas em bom estado. Todo material arrecadado com a campanha do agasalho será repassado a instituições da cidade para distribuição a seus assistidos. Na última edição, várias instituições de Barbacena foram beneficiadas com aproximadamente 2.500 peças que foram arrecadas.

As doações podem ser entregues até o dia 15 de julho na portaria principal da EPCAR e no CASSAB, localizado no bairro do Campo. Doações em maior número podem  ter o recolhimento agendado através do 3339-4018.

Informações da assessoria da Epcar