NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Estreado o gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo em tempo real no Brasil


Murilo Basseto | Publicada em 01/06/2022 13:14

A otimização da gestão por performance é uma das prioridades do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que tem como diretriz permanente o aperfeiçoamento de processos e a excelência na prestação de serviços de navegação aérea. Metas consistentes orientam o planejamento das atividades necessárias nos níveis estratégico e operacional.

Nesta perspectiva, foram entregues, no último dia 25 de maio, os primeiros aplicativos de monitoramento do gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo (ATFM) em tempo real, no Sistema Integrador de Dados Operacionais (ODIN – Operational Data Integrator): esperas em voo e projeção de demanda no formato de mapa de calor.

O aplicativo de monitoramento de esperas em voo executa processos de validação nos dados de síntese radar gerados nos órgãos de controle e permite a visualização dessas esperas e das informações básicas das aeronaves envolvidas. O monitoramento já era utilizado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) em versão teste.

Outra informação que está sendo gerada é o mapa de calor, que permite a visualização da demanda futura (até três horas) com base nos dados radar do mesmo dia e hora da semana anterior. A ferramenta permite ao CGNA identificar com maior velocidade os setores de espaço aéreo com tendência de aumento de demanda nas próximas horas, assim como mapear as principais correntes de fluxo em tempo real.

Os aplicativos são as primeiras entregas do empreendimento “Aprimoramento da Gestão Baseada em Desempenho (PFF 022)”, do Programa SIRIUS Brasil. Seu objetivo é o de estabelecer indicadores de performance ATM e processos automatizados de coleta e tratamento de dados para apoiar a tomada de decisão do DECEA, por meio da Gestão Baseada em Performance.

Recentemente o DECEA aprovou a reedição do “Plano de Implementação ATM Nacional”, (PCA 351-3), que é o documento base do Programa Estratégico do DECEA (Programa SIRIUS), para a evolução do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), com base nas diretrizes da DCA 351-1 “Política da Aeronáutica para o Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”, do PCA 11-368 “Plano Geral de Controle do Espaço Aéreo” e da DCA 351-2 “Concepção Operacional ATM Nacional”.

O Programa SIRIUS Brasil abrange 30 empreendimentos nas áreas de segurança; gerenciamento do tráfego aéreo; operações militares; comunicações, navegação e vigilância; meteorologia aeronáutica; gerenciamento da informação; busca e salvamento; recursos humanos; qualidade, desempenho e cooperação internacional.

Gestão por Performance

A redução de custos e a evolução tecnológica são metas recorrentes para o DECEA e o desenvolvimento de competências que possibilitem o aprimoramento do SISCEAB faz parte da Inteligência de Negócio (BI – Business Intelligence).

O uso do BI, com seus métodos de análise e recursos tecnológicos, torna possível a obtenção e distribuição de informações geradas a partir de dados operacionais, históricos e externos. Informações sobre aeródromos, Terminais (TMA) e Regiões de Informação de Voo (FIR) – SETA Milenium foram estruturadas e disponibilizadas no Sistema de Gestão de Indicadores de Desempenho (SGID).

O SGID é uma plataforma para a divulgação de indicadores e informações gerenciais com abrangência em todo o SISCEAB, que apresenta informações sobre macroprocessos de logística, recursos humanos, administração e gerenciamento de tráfego aéreo (ATM). Sua evolução trouxe a consolidação e a ampliação dos indicadores ligados ao ATM e o desenvolvimento do ODIN, que possibilita a reunião dos dados de movimentos de aeronaves provenientes de diferentes fontes que coletam e processam esses dados.

O Sistema ODIN é fruto de uma parceria entre o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), organizações subordinadas ao DECEA. O benefício na utilização da ferramenta será a estruturação dos processos, de diversas origens, sendo tratados por evento, permitindo ao CGNA maior agilidade nas consultas e precisão nas informações com base nas equivalências das informações contidas na base.

“O CGNA é um ponto de referência em ações colaborativas porque promove o diálogo entre os entes envolvidos. É uma organização importante no contexto da aviação brasileira”, destacou o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares.

Informações para o Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) têm o objetivo de manter a segurança e otimizar o fluxo de tráfego aéreo no espaço aéreo brasileiro, com base nos cenários previstos diariamente. Seu alvo é o levantamento do resultado requerido para a tomada de decisão orientada por estes dados e a utilização de indicadores para as ações.

Assim o DECEA, organização responsável pela prestação do serviço de navegação aérea e gerenciamento de tráfego, em uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados, mantém sua vocação de pioneirismo na aplicação e implantação das metas estabelecidas por acordos internacionais, preconizados pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Informações do DECEA

REVISTA AERO MAGAZINE


Brasil participa do desenvolvimento do novo caça da FAB

Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo da FAB tem atuado nos estudos e desenvolvimento do caça Gripen

Edmundo Ubiratan | Publicada em 01/06/2022

O processo de recebimento dos novos caças Gripen tem contado com participação integral de um dos mais importantes institutos de pesquisas aeronáuticas do Brasil.

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) por meio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (Ipev), ambos situados em São José dos Campos, no interior de São Paulo, tiveram participação em todas as fases do projeto, desde os estudos iniciais, assinatura do contrato, até os ensaios em voo dos caças.

Embora o Ipev seja famoso pelos ensaios em voo, onde são realizados complexos testes nos protótipos, os técnicos do instituto também atuaram na campanha de montagem dos manuais de adestramento dos pilotos por meio de aulas teóricas, simuladores de voo e de ejeção, com treinamentos de sobrevivência no mar simulado e em centrífuga, dentre outros.

Com a chegada do primeiro Gripen E ao Brasil, em 2021, os testes da aeronave no aeroporto de Gavião Peixoto, no Centro de Ensaios em Voo da Embraer, conta com participação intensa do DCTA.

O envolvimento do IPEV ao longo dos oito anos de desenvolvimento da aeronave e nos testes remanescentes permitirá integração do projeto às Unidades Operacionais da Força Aérea e a utilização do pleno potencial da plataforma com 100% de segurança”, destaca José Ricardo Silva Scarpari, o Diretor do Ipev.

O translado dos dois aviões de série, que serão empregados na primeira fase operacional dos Gripen na FAB, foi feito por pilotos do Ipev.

De acordo com o Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, um dos pilotos envolvidos no recebimento e testes da aeronave, já foram realizados ensaios tipo Spray de Água (Waterspray), quando a aeronave passa por uma pista alagada e água é lançada contra a aeronaves e motores, ensaios de sistemas e voos de maturidade, nos quais são verificados a plena operação e os sistemas da aeronave.

Ainda deverão ocorrer mais de 900 voos de teste, incluindo de avaliação operacional, com verificação de requisitos previstos em contrato e mais ensaios de sistemas, quando irão testar o Receptor de Aviso de Radar (RWR, do inglês Radar Warning Receiver), entre outros.

“Todos os dados coletados dos voos de ensaio compõem uma base de informações conjunta utilizada pelo Brasil e pela Suécia para o aprimoramento contínuo do projeto”, explicou Scarpari.

PORTAL METROPÓLES (DF)


Com apoio da FAB, Saúde transfere bebê com falência intestinal para SP

Eliza Vitória, de cinco meses, nasceu com apenas 10 cm de intestino. Bebê passou por cirurgias e diversos episódios de infecção

Marcus Rodrigues | Publicada em 01/06/2022 12:08 | Atualizado em 01/06/2022 12:14

Em esforço conjunto do Hospital Materno Infantil (Hmib), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Distrito Federal, da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Samu de São Paulo, Eliza Vitória, de apenas cinco meses, foi transferida na madrugada dessa segunda-feira (30/5) para o Hospital Municipal Menino Jesus, na capital paulista.

A pequena precisa fazer uma reabilitação do intestino. Desde que nasceu, a bebê nunca foi para casa e só conhece o ambiente hospitalar. “Meu coração está a mil, estamos prestes a saber quais serão os próximos passos da Eliza e a expectativa de tê-la em casa, com a família reunida, só aumenta”, falou, emocionada, a mãe Michele de Paula, antes de embarcar.Michele descobriu a gestação depois de sofrer dois acidentes vasculares cerebrais (AVC). A saúde da bebê não foi afetada, mas o parto ocorreu prematuramente, quando estava com 34 semanas de gravidez.

 

PORTAL AEROFLAP


FAB transporta bebê com problemas de saúde em UTI Aérea


Pedro Viana | Publicada em 01/06/2022

A Força Aérea Brasileira (FAB) transportou nessa segunda-feira (30/05) de Brasília (DF) para São Paulo (SP) um bebê de quatro meses de idade. A pequena Elisa Vitória nasceu prematura, com problemas no intestino, e precisou passar por três intervenções cirúrgicas na tentativa de devolver as funções do órgão. Mas, devido ao problema, a recém-nascida acabou ficando com a Síndrome do Intestino Curto (SIC) que compromete a nutrição adequada.

Elisa vem sendo alimentada de forma parenteral, administrada por via intravenosa, sem que nada possa ser ingerido por vias naturais.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal precisou intervir no caso da bebê, para que ela conseguisse ser transferida para a capital paulista. “Sem outra opção de tratamento no DF, a ação humanitária de muitas pessoas que se envolveram tanto na parte logística, como na parte assistencial só teve o grande compromisso de salvar Elisa”, destacou Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, Secretário de Saúde do DF. 

A Major Médica Alessandra Cristina Magero, responsável pelo transporte da bebê, destacou a importância desse serviço prestado pela FAB. “A equipe médica do hospital onde ela receberá o tratamento solicitou o transporte por UTI aérea. A Força Aérea poder proporcionar isso às pessoas é muito gratificante para nós”, frisou.

Transporte de órgãos

Enquanto a pequena Elisa era preparada para seguir para São Paulo (SP), outra aeronave foi acionada para buscar um coração em Campo Grande (MS) e no Rio de Janeiro uma aeronave C-98 Grand Caravan da FAB transportava dois pulmões para São Paulo (SP). 

De janeiro a maio deste ano, a FAB já transportou 127 órgãos, sendo 63 fígados, 33 corações, 18 rins, 04 pulmões, 02 baços, 04 pâncreas e outros 03 órgãos. 

TOTEQ

A logística de uma missão de Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipes (TOTEQ) é complexa. Cabe ao Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), Organização Militar da FAB no Rio de Janeiro (RJ), coordenar a distribuição, por meio de transporte aéreo, dos órgãos para transplante no Brasil.

Para isso, o CGNA conta com duas posições da Central Nacional de Transplantes (CNT) em seu Salão Operacional, com quem administra a logística de distribuição. O CGNA funciona ininterruptamente na gestão do fluxo aéreo no Brasil, 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano.

A primeira opção analisada é o aproveitamento de voos da aviação comercial. Quando o trecho não é atendido por linha aérea, a solicitação é feita ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) para viabilização de uma aeronave militar. É o COMAE que avalia qual Esquadrão deve ser acionado. 

Informações e fotos: FAB

 

 

DEFESA EM FOCO


FAB entrega cestas básicas para famílias do Projeto Barca Literária


Por Força Aérea Brasileira | Publicada em 01/06/2022 13:00

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) realizou na última segunda-feira (23/05) a entrega de cestas básicas com suprimentos alimentícios para famílias da comunidade Vila da Barca, localizada às margens da Baía do Guajará (PA). As famílias são assistidas pelo Projeto Barca Literária, que atende 60 crianças e 20 adolescentes, o que corresponde a 58 famílias em situação de vulnerabilidade social da região.

Na oportunidade, o Diretor do Hospital, Coronel Médico Jorge Antonio Carvalho Feijó, comentou sobre a importância de projetos como esse e também sobre a missão dos militares. “Nossa missão vai muito além da proteção do espaço aéreo nacional. Nós também cumprimos nossa responsabilidade civil e social, proporcionando a integração da sociedade, prestando apoio àqueles que passam por dificuldades e que muitas vezes não são assistidos em suas necessidades básicas”, ressaltou.

A Coordenadora do Projeto Barca Literária, a Assistente Social Gisele Mendes, recebeu 70 cestas básicas doadas para famílias cadastradas pelo projeto e agradeceu a parceria da Força Aérea, por meio do Hospital de Aeronáutica de Belém. “Em nome da comunidade da Vila da Barca, agradeço por esta oportunidade de trazer mais cidadania a essas famílias e melhorar o processo educativo das nossas crianças. Atitudes como essa fazem uma diferença enorme no nosso dia a dia”, finalizou.

Projeto Barca Literária

O Projeto Barca Literária tem o objetivo de estimular a leitura, ofertando acesso para fortalecimento do saber, fomentando a educação inclusiva e valorizando a arte e a cultura, buscando proporcionar para as crianças e adolescentes um espaço socioeducativo.

Fotos: Cabo Patrício / BABE