NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Aniversário de Formiga será comemorado com shows, apresentações e desfile

As atividades começaram nesta sexta-feira (31) e seguem até o dia 6 de junho. Confira a programação.

Por G1 Centro-oeste De Minas | Publicada em 01/06/2019 11:45 | Atualizado em 01/06/2019 13:15

A programação de aniversário de Formiga, que completa 107 anos de emancipação política no dia 6 de junho, contará com Desfile Cívico, apresentações culturais, shows e ainda a participação da esquadrilha da fumaça. As atrações começaram nesta sexta-feira (31), e seguem até a data do aniversário.

Neste sábado (1º) a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação de demonstração da Força Aérea Brasileira. O evento está agendado para às 15h30, no Parque Municipal Dr. Leopoldo Correa, e é aberto a toda a população.

Conforme a Prefeitura, o estacionamento do parque será usado, exclusivamente, para a realização do evento. Sendo assim, os automóveis deverão ser estacionados na Rua Joaquim Ribeiro do Couto e na Avenida José Vaz.

Ainda conforme a Prefeitura, durante a tarde, no local conhecido como “Praia Popular”, serão realizadas atrações recreativas e desportivas.

Veja abaixo a programação completa

Domingo (2): a tradicional cavalgada terá início às 12h na Fazenda Unifor. Na chegada ao Parque de Exposições haverá apresentação musical da dupla João Marcos e Nando e da cantora Karol Shienna. A entrada é gratuita. O evento conta, ainda, com serviço de bar e sorteio de brindes.

Quarta-feira (5): na véspera do feriado, o Parque de Exposições de Formiga receberá o show da dupla Rick e Renner. A entrada será um 1 kg de donativos são perecíveis, que serão repassados ao Banco Municipal de Alimentos.

Quinta-feira (6): no dia do aniversário de Formiga, será realizado o tradicional desfile cívico na Praça Getúlio Vargas. O evento terá a participação da banda da Escola de Sargentos das Armas (ESA). Confira a programação abaixo.

8h30: hasteamento das bandeiras;

8h45: apresentação da Escola de Sargentos das Armas de Três Corações;

9h: desfile dos Centros de Educação Infantil e Escolas Municipais;

10h: desfile dos Militares da ESA e atiradores do Tiro de Guerra 04-030;

10h15: desfile da Escola Estadual Jalcira Santos Valadão;

10h35: desfile do Colégio Santa Teresinha;

10h55: desfile da Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte;

11h15: desfile da Escola Estadual Rodolfo Almeida.

Ainda no dia do aniversário da cidade, às 15h, será realizada uma partida de futebol entre a Seleção de Formiga e a equipe do Cruzeiro Esporte Clube (Sub 15), no Estádio Juca Pedro. A disputa terá arbitragem de Ronei Cândido Alves, eleito o melhor árbitro do Campeonato Mineiro de Futebol (2019) e nascido na cidade.

A entrada é gratuita e o público presente poderá doar 1 kg de alimento não perecível. Os donativos serão repassados à Associação Marta e Maria.

Novos destroços e objetos são encontrados no local onde caiu a aeronave que levava Gabriel Diniz

Missa de 7º Dia será celebrada neste domingo, em Estância (SE).

Por G1 Se | Publicada em 01/06/2019 16:35

Na manhã deste sábado (1º), técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema) encontraram objetos e novos destroços da aeronave que caiu no manguedo Povoado Porto dos Matos, em Estância (SE), matando o cantor Gabriel Diniz e os pilotos Linaldo Xavier e Abraão Farias.

De acordo com os técnicos da Adema, que estavam no local investigando se houve dano ambiental, foram encontrados um tablet, uma bateria, óculos, peças menores da aeronave e uma arma de fogo (que ainda não foi identificada a quem pertence). Na próxima segunda-feira (3), o material será entregue à Polícia Federal.

Na terça-feira (28), técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) e da Polícia Federal recolheram pedaços da fuselagem e assentos da aeronave. Na quarta-feira (29), o material foi levado ao Aeroclube de Sergipe, em Aracaju, onde a perícia será concluída.

Na noite do domingo (26), Gabriel Diniz havia feito um show em Feira de Santana (BA). Ele estava indo encontrar a família para comemorar o aniversário da namorada, Caroline Calheiros, que completou 25 anos nesta segunda. Por esse motivo, ele pegou o avião para Maceió.

Missa de 7º Dia

Neste domingo (2), às 10h, será celebrada uma missa de sétimo dia em homenagem às vítimas no Porto dos Cavalos, Povoado Porto do Mato, em Estância. São esperados fãs e moradores da região.

JORNAL A TRIBUNA (ES)


Guarujá oferece aulas de vela, remo e canoagem para alunos da rede municipal de ensino

Ao todo, 100 crianças e adolescentes das escolas municipais Benedito Cláudio da Silva e Lúcia Flora dos Santos serão atendidos

De A Tribuna On-line | Publicada em 01/06/2019 14:35

Guarujá continuará com as aulas de vela, remo e canoagem neste ano. A cerimônia para o início das atividades ocorre nesta segunda-feira (3), às 10h, na Base Aérea de Santos. O local fica na Avenida Presidente Castelo Branco, s/nº - Jardim Cunhambebe, em Vicente de Carvalho. O início das aulas está previsto para esta terça-feira (4).  

Ao todo, 100 crianças e adolescentes serão atendidos pela iniciativa que integra o Programa Forças no Esporte (PROFESP), realizada pela prefeitura, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel), em parceria com a Base Aérea de Santos e a Capitania dos Portos.

As aulas acontecerão de segunda a quinta-feira, na Base Aérea, contemplando os alunos das escolas municipais Benedito Cláudio da Silva (Vila Alice) e Lúcia Flora dos Santos (Jardim Progresso). Eles ainda receberão uniformes e kits para prática esportiva, com colete e sapatilha.

Com a ação, os estudantes também poderão contar com atividades pedagógicas, culturais e complementares, tais como palestras sobre saúde, drogas, sexualidade, meio-ambiente e ecologia, marinha e navegação. Além disso, ocorrerão visitas guiadas a pontos históricos e competições.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESATV - Departamento de Controle do Espaço Aéreo explica que utilização de drones necessita seguir normas


Redação Defesatv | Publicada em 01/06/2019 07:00

Dados do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) órgão pertencente a Força Aérea Brasileira (FAB), o qual possui a responsabilidade de legislar sobre o uso do espaço aéreo brasileiro, mostram o aumento no número de drones em áreas próximas a aeroportos brasileiros.

Entre os anos de 2018 e 2019, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o segundo mais movimentado do Brasil, teve as operações interrompidas, ao menos, por duas vezes, em decorrência da presença de drones.

Em uma delas, os pousos e decolagens foram suspensos por 20 minutos e, na outra ocasião, por cerca de 47 minutos.

O chefe da Divisão de Coordenação e Controle do Decea, coronel aviador Jorge Humberto Vargas Rainho, explica que, quando o drone é comprado, o mesmo pode vir com selo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e, geralmente pelo selo, se reconhece a homologação do produto.

“Caso ele não tenha o selo, tem que ser feito um processo, junto a Anatel, para que aquela aeronave seja homologada sendo reconhecida como segura”, acrescenta o coronel Vargas.

O próximo passo é a criação do cadastro gratuito no próprio site da Anac, no sistema denominado “Sisant”. Segundo orientação do coronel Vargas, para operações exclusivamente recreativas e dentro das áreas consideradas adequadas para este emprego, esse procedimento é o suficiente.

Os voos com drones devem ocorrer a, pelo menos, 30 metros de distância horizontal de aglomerações, de pessoas. Além disso, cada piloto só pode operar um equipamento por vez.

O chefe da Divisão de Coordenação e Controle do Decea informa que voos recreativos com drones devem ser feitos a mais de 2 quilômetros de aeroportos e, no caso de voos que serão realizados próximos a área de decolagem, a distância aumenta para 9 quilômetros.

E independentemente do local, os voos recreativos são limitados a 40 metros de altura em zonas urbanas e 50 metros de altura em região rural. “Caso se pretenda operar fora dessas áreas mesmo que em caráter recreativo ou não, torna-se necessário o cadastro junto ao Sistema do DECEA, que é o sistema Sarpas”, orienta o militar.

O Coronel Vargas destaca a importância de informar a sociedade a forma correta de operar o equipamento. “ É preciso fazer a conscientização e a educação inicial das pessoas para que efetivamente aqueles que comecem a utilizar esse componente aéreo, possam fazer um acesso seguro não causando, em momento algum, insegurança ou perigo para aeronaves em voo, populações, propriedades e animais no solo”, ressaltou