NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL HOJE


Bolsonaro escolhe os novos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica

Presidente manteve os critérios de hierarquia e antiguidade para fazer a escolha. A transmissão dos cargos ficou para a semana que vem.

Publicada em 01/04/2021 13:00

PORTAL UOL


Embraer conclui com sucesso reabastecimento em voo entre duas aeronaves


Publicada em 01/04/2021 17:36

DEFESA AÉREA & NAVAL


KC-390 Millennium – Embraer qualifica o reabastecimento em voo entre duas aeronaves


Luiz Padilha | Publicada em 01/04/2021 17:45

Embraer conclui com sucesso qualificação de reabastecimento em voo entre duas aeronaves KC-390 Millennium


Guilherme Wiltgen | Publicada em 01/04/2021 16:30

São José dos Campos – SP, 1º de abril de 2021 – A Embraer alcançou mais um importante marco no desenvolvimento do programa do cargueiro militar multimissão KC-390 Millennium, com a conclusão bem-sucedida da qualificação de reabastecimento em voo entre duas aeronaves KC-390 Millennium, comprovando, para a Força Aérea Brasileira (FAB), a nova capacidade operacional da aeronave.

A capacidade de transferência de combustível em voo entre duas aeronaves do mesmo modelo, utilizando “pods” de reabastecimento em voo subalares, é única nesta categoria, o que permite aos operadores do KC-390 Millennium ampliarem a capacidade de transporte logístico e em operações de busca e salvamento, aumentando a autonomia e o alcance de suas missões.

As demonstrações foram conduzidas na Unidade Gavião Peixoto da Embraer, em voos com transferência de combustível entre duas aeronaves. Os voos contaram com a participação de pilotos e engenheiros da FAB, quando foram demonstradas as excelentes qualidades de voo do avião e a baixa carga de trabalho para a tripulação, resultado das leis de controle do sistema de “fly-by-wire”, desenvolvido pela Embraer especialmente para o KC-390.

Desde a entrada em operação, o KC-390 vem provando seu excelente desempenho e capacidade como aeronave multimissão de nova geração. Recentemente, a frota de quatro aeronaves operada pela FAB já superou as 2.400 horas de voo em operações, sendo usada extensivamente nas operações de combate à Covid-19 no Brasil. Além da FAB, a aeronave foi encomendada pelas Forças Aéreas de Portugal e da Hungria.

Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o C-390 Millennium é uma aeronave de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria.

Para as forças aéreas que desejam entrar no século 21 alcançando maior eficiência operacional e com aeronaves modernas e significativamente mais capazes, o C-390 Millennium oferece incomparáveis capacidades de mobilidade, alta produtividade e flexibilidade a baixo custo operacional. Trata-se de uma aeronave concebida com um projeto robusto e utilizando tecnologias de ponta, tendo sido especialmente desenvolvida para operar em ambientes austeros e de executar uma ampla gama de missões com uma única plataforma, com altos níveis de disponibilidade, confiabilidade, segurança e capacidade de sobrevivência.

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


KC-390, certificação do reabastecimento em voo


Redação Tecnologia | Publicada em 01/04/2021 22:00

O projeto KC-390 Millennium deu mais um salto importante no desenvolvimento e certificação das suas capacidades operacionais: no dia 26 de março, em Gavião Peixoto (SP), foram realizados testes de reabastecimento em voo (REVO), utilizando duas aeronaves KC-390. A aeronave que recebeu o combustível foi certificada para realizar a operação de reabastecimento em voo de outra aeronave do mesmo modelo.

Após intenso desenvolvimento das leis de controle (“fly-by-wire”) e da verificação das funcionalidades do sistema de combustível, pilotos e engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizaram o voo de certificação. O objetivo foi verificar a versatilidade da aeronave em realizar o processo de reabastecimento em voo, ou seja, desde o seu posicionamento em relação ao avião reabastecedor até o acoplamento da mangueira para realizar a transferência de combustível. Todas as atividades foram supervisionadas por engenheiros do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), responsável pelo processo de certificação.

Após os ensaios no simulador foi feito um voo para a adaptação dos tripulantes da Força Aérea Brasileira, que envolveu reabastecimentos dentro da velocidade e altitude propostas para serem utilizadas operacionalmente em missões de REVO. Em seguida, foi a vez do voo de certificação, com a transferência de combustível nas condições mais críticas encontradas, o que permitiu a verificação da aeronave em condições menos favoráveis.

“O voo de certificação do par KC-390 é um marco importante no projeto. As características de pilotagem da aeronave com a lei desenvolvida ficaram bem adequadas e intuitivas ao piloto, permitindo uma pilotagem precisa, o que aumenta as chances de sucesso na missão de REVO, que por si só já tem dificuldades operacionais relacionadas à natureza da missão com uma aeronave do porte do KC-390”, complementa o Diretor do IPEV e piloto de ensaio que participou do voo de certificação, coronel aviador Marcelo Zampier Bussmann.

Ao término do processo as aeronaves operacionais receberão modificações para utilizarem as funcionalidades de REVO, o que permitirá que o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o “Esquadrão Zeus”, que já opera a aeronave, passe a realizar essa ação de Força Aérea, maximizando a capacidade de emprego da aeronave KC-390 Millennium.

 

PORTAL AEROFLAP


SRPV-SP passa por atualização administrativa, técnica e operacional


André Magalhães | Publicada em 01/04/2021 09:00

Com a visão prospectiva do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e alinhado com a política estratégica da Força Aérea Brasileira (FAB), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, aprovou a transformação do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) em Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE).

A mudança homologa a nova estrutura, promovendo a atualização administrativa, técnica e operacional decorrente dos 74 anos de atuação no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). A Portaria nº 60/GC3, de 17 de março de 2021, passa a vigorar a partir de 1º de abril de 2021, e é um marco na história da Organização, que passou a ter um nome que corresponde diretamente com a sua atual missão.

O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, explica a mudança. “Isto mostra a preocupação do Comando da Aeronáutica com uma importante região econômica do País, pois além do fortalecimento do modelo de gestão com a criação do CRCEA-SE, foram gerados novos projetos de melhoria, como a Terminal São Paulo Neo e também o APP Sudeste, que serão importantes marcos na evolução do Tráfego Aéreo do Brasil”, disse.

A reformulação do SRPV-SP permitiu à Organização uma certa equiparação de suas atividades com as demais Regionais, os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), bem como regularização de sua área de jurisdição e também da atualização para o SISCEAB, com a supressão do termo “Proteção ao Voo” constante em sua antiga descrição heráldica.

O Comandante do CRCEA-SE, Coronel Aviador Chrystian Alex Scherk Ciccacio, apresentou sua visão do cenário positivo. “Enalteço a satisfação de todos do efetivo pela mudança e ratifico que as melhorias na gestão da área mais complexa de tráfego aéreo da América Latina terão reflexos em termos de pontualidade e economia de combustível para a maioria dos voos do Brasil, devido a sete dos 11 maiores aeroportos do País se encontrarem no eixo Rio-São Paulo”, concluiu.

Via- FAB

Oficiais-Generais recém-promovidos são homenageados nesta quarta-feira (31)


Força Aérea Brasileira | Publicada em 01/04/2021 09:00

Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB)  recém-promovidos receberam, nesta quarta-feira (31), no Espaço Força Aérea, em Brasília (DF), as respectivas platinas dos novos postos.

O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Também participaram do evento os Integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica.

Durante a solenidade, ocorreu ainda a imposição da comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), no grau Grã-Cruz, ao Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso. Em seu discurso, o Oficial-General, falou da continuidade dos trabalhos na FAB. “A promoção faz parte do reconhecimento do profissionalismo de cada um e, também, a confiança para a tarefa de dar continuidade às ações de gestão em um dos momentos mais complicados e desafiadores que o nosso país tem enfrentado”, disse.

Após a imposição da medalha, os recém-promovidos receberam as novas platinas das mãos do Comandante da Aeronáutica. Os Oficiais-Generais que ascenderam aos novos postos foram: Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso; Major-Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto; Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt; Brigadeiro Intendente Alex Orçay Reis; Brigadeiro Intendente Antenor José Santos Margotto; Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes; Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira; Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli; Brigadeiro do Ar Marcelo Batista; Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno; Brigadeiro do Ar Cláudio Wilson Saturnino Alves; Brigadeiro do Ar André da Silva Ferreira; Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador; Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo; Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior.

O Comandante da Aeronáutica parabenizou os Oficiais-Generais. “Mantenham-se firmes como uma rocha em nossos valores fundamentais de hierarquia e disciplina, em qualquer situação. Lembrem-se de que todos os Oficiais, principalmente os Oficiais-Generais, deverão ser balizados pelo significado mais profundo da palavra exemplo. Parabéns e sejam todos muito felizes”, finalizou.

Embraer conclui certificação do KC-390 para reabastecer outro avião igual


Pedro Viana | Publicada em 01/04/2021 09:00

A Embraer alcançou mais um importante marco no desenvolvimento do programa do cargueiro militar multimissão KC-390 Millennium, com a conclusão bem-sucedida da qualificação de reabastecimento em voo entre duas aeronaves KC-390 Millennium, comprovando, para a Força Aérea Brasileira (FAB), a nova capacidade operacional da aeronave.

A capacidade de transferência de combustível em voo entre duas aeronaves do mesmo modelo, utilizando “pods” de reabastecimento em voo subalares, é única nesta categoria, o que permite aos operadores do KC-390 Millennium ampliarem a capacidade de transporte logístico e em operações de busca e salvamento, aumentando a autonomia e o alcance de suas missões.

As demonstrações foram conduzidas na Unidade Gavião Peixoto da Embraer, em voos com transferência de combustível entre duas aeronaves.

Os voos contaram com a participação de pilotos e engenheiros da FAB, quando foram demonstradas as excelentes qualidades de voo do avião e a baixa carga de trabalho para a tripulação, resultado das leis de controle do sistema de “fly-by-wire”, desenvolvido pela Embraer especialmente para o KC-390.

Desde a entrada em operação, o KC-390 vem provando seu excelente desempenho e capacidade como aeronave multimissão de nova geração.

Recentemente, a frota de quatro aeronaves operada pela FAB já superou as 2.400 horas de voo em operações, sendo usada extensivamente nas operações de combate à Covid-19 no Brasil. Além da FAB, a aeronave foi encomendada pelas Forças Aéreas de Portugal e da Hungria.

Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o C-390 Millennium é uma aeronave de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria.

O C-390 Millennium e a variante KC-390 Millennium voam mais rápido e transportam mais carga que outros cargueiros militares de mesmo porte e são as plataformas ideais para os principais cenários de utilização em operações humanitárias, táticas e estratégicas.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Pilotos das Forças Armadas participam de treinamento conjunto


Laylla Santos | Publicada em 01/04/2021 17:24

Preparo e prontidão: palavras que definem as Forças Armadas. Para atingir esse objetivo, treinamentos constantes são realizados com o intuito de manter as tropas com elevada capacidade de pronta-resposta, sempre em condições de defender a Pátria. Nessa terça-feira (30), Marinha, Exército e Aeronáutica realizaram a manutenção do exercício conjunto para emprego de helicópteros em embarcações da Força Marítima. A atividade ocorreu no Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico (NAM “Atlântico”), fundeado no litoral sul do Rio de Janeiro.

A atividade dá continuidade ao exercício que ocorreu entre 5 e 9 de outubro de 2020. À época, as Forças Singulares realizaram a “Qualificação de Pouso a Bordo”, que capacitou os pilotos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para pousarem aeronaves de asas rotativas no convés de voo do NAM “Atlântico”. Cinco meses depois, os militares retornam ao navio para novos treinamentos e, assim, manterem-se preparados. Durante a atividade, as aeronaves HM-4 Jaguar, do Exército, e a H-36 Caracal, da Força Aérea, pousaram no navio.

O Comandante do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, Capitão de Mar e Guerra Mozart Junqueira Ribeiro, ressaltou a importância da atividade no aprimoramento das ações conjuntas das Forças Armadas. “Essa é uma atividade de manutenção do exercício já realizado, muito importante para incrementar a interoperabilidade da Marinha, do Exército e da Aeronáutica”, disse.

De acordo com o Comandante da aeronave do Exército presente no exercício, o Major de Cavalaria Ricardo Figueredo, o treinamento aumenta a capacidade operativa da Força Terrestre. Ainda segundo o militar, houve evolução em relação ao treinamento que ocorreu no ano passado: “Em 2021, nossa tripulação já conseguiu executar os pousos com menos orientações do instrutor da Marinha que estava presente no helicóptero”, contou.

O piloto da Força Aérea Brasileira, 1º Tenente Aviador Arthur Fernandes Mendes dos Santos, destacou a importância desse tipo de treinamento. “Esse fomento às ações conjuntas demonstra a visão que o Ministério da Defesa possui em relação às Forças Armadas. A interoperabilidade promove uma projeção do poder militar a algo que jamais sonhamos, mas que, hoje, vemos tornar-se realidade”, concluiu.

NAM “Atlântico”

Neste mês de março, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, maior embarcação em atividade da Marinha, alcançou a marca de 2 mil pousos em seu convés. Com 208 metros de comprimento, 35 de largura e calado (casco abaixo da linha d´água) de 6,5 metros, o Atlântico desloca até 21.578 toneladas. A embarcação possui capacidade para receber mais de 1 mil militares embarcados, além de avançada estrutura.
Durante todo o período do exercício, foram observados os protocolos de combate à Covid-19, tais como: realização de teste em todos que estavam a bordo, utilização de máscara de proteção, disponibilização de álcool 70% e higienização constante das áreas.

PORTAL GLOBO.COM


Aluno de 18 anos obtém a maior pontuação de matemática do Enem 2020 entre 2,7 milhões de candidatos

Gabriel Telles é medalhista em olimpíadas nacionais e internacionais de exatas. Ele já está cursando engenharia aeroespacial no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), cujo vestibular é um dos mais concorridos do país.

Luiza Tenente | Publicada em 01/04/2021 18:07

Aos 18 anos e recém-formado no ensino médio, Gabriel Telles, de São Paulo, acertou todas as questões de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e tirou 975 pontos nesta etapa da prova — a maior nota registrada pelos 2,7 milhões de candidatos.

Apesar do desempenho de destaque, ele não pretende se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa que permitiria usar esta pontuação para entrar em uma universidade pública.

O que ele quer mesmo é continuar cursando engenharia aeroespacial no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). Sim, em 2021, o jovem também foi selecionado em um dos vestibulares mais concorridos do país (são mais de 160 candidatos para cada vaga).

“Eu tinha bastante expectativa de passar no ITA, mas não sabia se conseguiria direto, sem um ano de cursinho", diz. "Nos meus estudos, não foquei no Enem, mas acabei gabaritando matemática”, conta.

“Foi uma experiência legal. Fiquei em dúvida em duas perguntas, então saí da prova sabendo que teria acertado pelo menos 43 das 45 questões.”

Qual a fórmula para conseguir resultados tão excepcionais? Segundo Gabriel, o aspecto determinante foi sempre ir além do que era ensinado na escola. Se a turma estivesse estudando equação do segundo grau, por exemplo, o jovem já estava se aprofundando em cálculo — área que, no Brasil, só é ensinada em universidades.

Participações em olimpíadas

No Colégio Objetivo Integrado (SP), onde estudou durante o ensino médio como bolsista, Gabriel fazia aulas de preparo para olimpíadas de exatas. Já era uma forma de se destacar e de ter acesso a explicações de conteúdos mais avançados.

Ele chegou a ganhar 26 medalhas nestas competições: entre elas, um bronze na Olimpíada Internacional de Física 2019, três ouros na Olimpíada Brasileira de Física e uma prata na Olimpíada Brasileira de Química.

“Eu estudava na escola basicamente o dia inteiro, das 7h da manhã às 8h da noite. Depois, chegava em casa e lia mais um pouco. Sempre quis ir mais a fundo no que era mais difícil”, conta.

Interesse pela engenharia aeroespacial

Gabriel diz que, na infância, já gostava de foguetes. “Meu pai comprava aquelas enciclopédias infantis na banca de jornal, e eu lia um volume por dia. Adorava ir ao planetário do Ibirapuera.”

Agora, no ITA, o hobby virou questão séria: o aluno já está há um mês no curso de engenharia aeroespacial.

Ele mora no alojamento da faculdade e acompanha, no seu quarto, as aulas virtuais. Apenas as atividades militares são presenciais. “Já fiz muitas amizades e me adaptei”, conta.

O jovem ainda faz parte de projetos de trabalho voluntário no ITA. Ele integra a equipe do cursinho popular Alberto Santos Dumont, voltado para alunos em situação de vulnerabilidade.

“A ideia é ajudar 700 adolescentes do Vale do Paraíba a entrarem em escolas federais ou em universidades de qualidade. Eu ajudo na organização dos calendários, na formulação de cartilhas e nas explicações de como funcionam o Enem e o Sisu.”

Depois de se formar, o plano de Gabriel é participar do desenvolvimento da indústria aeroespacial brasileira. E, mais uma vez, já pensa em ir além: quer emendar a graduação ao mestrado e doutorado na área.

OUTRAS MÍDIAS


INVESTING - Embraer conclui reabastecimento em voo entre duas aeronaves KC-390 Millennium


Estadão Conteúdo | Publicada em 01/04/2021 17:10

A Embraer (SA:EMBR3) comunicou nesta quinta-feira, 1º, que concluiu com sucesso a qualificação de reabastecimento em voo entre duas aeronaves KC-390 Millennium. Segundo a empresa, o feito é um marco importante no desenvolvimento do programa do cargueiro militar multimissão, comprovando a nova capacidade operacional da aeronave para a Força Aérea Brasileira (FAB).

A companhia diz que a capacidade de transferência de combustível em voo entre duas aeronaves do mesmo modelo é única nesta categoria, o que permite aos operadores do KC-390 Millennium ampliarem a capacidade de transporte logístico e em operações de busca e salvamento, aumentando a autonomia e o alcance de suas missões.

"As demonstrações foram conduzidas na Unidade Gavião Peixoto da Embraer, em voos com transferência de combustível entre duas aeronaves. Os voos contaram com a participação de pilotos e engenheiros da FAB, quando foram demonstradas as excelentes qualidades de voo do avião e a baixa carga de trabalho para a tripulação", aponta a empresa.

Recentemente, a frota de quatro aeronaves KC-390 operada pela FAB superou as 2.400 horas de voo em operações, sendo usada extensivamente nas operações de combate à covid-19 no Brasil. Além da FAB, a aeronave foi encomendada pelas Forças Aéreas de Portugal e da Hungria.

De acordo com a Embraer, o C-390 Millennium e a variante KC-390 Millennium voam mais rápido e transportam mais carga que outros cargueiros militares de mesmo porte, podendo ser utilizadas em operações humanitárias, táticas e estratégicas. As aeronaves exigem menos inspeções e manutenções, com níveis de simplificação normalmente associados apenas a aeronaves comerciais.

"Esta característica, combinada com sistemas e componentes altamente confiáveis, reduz o tempo da aeronave no solo e os custos totais da operação, contribuindo para níveis de disponibilidade excelentes e baixo custo do ciclo de vida", conclui a Embraer.

AEROMAGAZINE - Embraer conclui reabastecimento entre dois KC-390

Processo de qualificação permite ampliar a capacidade do cargueiro brasileiro

Edmundo Ubiratan | Publicada em 01/04/2021 15:33

A Embraer concluiu o processo de qualificação de reabastecimento em voo entre dois KC-390, avançando no desenvolvimento do programa do cargueiro militar tático.

A conclusão do reabastecimento em voo entre duas aeronaves KC-390 Millennium amplia a capacidade do modelo, que pode avançar no número de missões realizadas, especialmente em operações de busca e salvamento.

Com a capacidade de ser reabastecido pelo mesmo tipo de avião, o KC-390 permite a Força Aérea Brasileira ampliar sua capacidade, ao mesmo tempo que mantém uma frota padronizada de aviões e com menores custos operacionais. O processo amplia consideravelmente a autonomia (tempo de voo) dos aviões em missões especificas, ou permitem expandir o alcance em viagens de ultralongo curso.

Um dos destaques do procedimento é que a capacidade de transferência de combustível em voo entre os dois aviões, utilizando o sistema de sonda e cesta, é única nesta categoria.

Os ensaios em voo foram realizados pela Embrar em sua planta industrial de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, em voos em áreas destinadas a testes.

Toda a campanha de ensaios contou com a a participação de pilotos e engenheiros da FAB, quando foram demonstradas as qualidades de voo do avião durante o processo de transferência de combustível, assim como a baixa carga de trabalho para a tripulação de ambas aeronaves (o tanque e o que está sendo reabastecido).

Ainda que esteja em processo de validação de todas as capacidades de projeto, a frota de quatro KC-390 operados pela FAB, basicamente como cargueiros táticos, superou as 2.400 horas de voo.

O KC-390 teve seu batismo de fogo semanas após ser entregue para a FAB, iniciando o apoio a Operação Covid, e na sequencia ainda voando para o Líbano em apoio as ajuda humanitária após a explosão do porto de Beirute.