NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


NPa Graúna realiza qualificação das Equipes de Manobra e Crache no litoral do Rio Grande do Norte


Luiz Padilha | Publicada em 01/02/2022 12:42

O Navio-Patrulha Graúna (P 42), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizou, no dia 26 de janeiro, operações aéreas com aeronave H-36 Caracal, do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os exercícios operativos ocorreram no litoral do Rio Grande do Norte e simularam uma evacuação médica aerotransportada por meio de içamento a partir do convés do navio pelo guincho da aeronave. As ações contaram com a participação da Equipe de Manobra e Crache do Navio e de militares das equipes de resgate de Busca e Salvamento (SAR) do Esquadrão Falcão, da FAB.

As operações contribuíram para incrementar a interoperabilidade entre as Forças, além de promoverem a manutenção do preparo do Navio para atuar em SAR dentro da área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval.

PORTAL DEFESANET


Estado-Maior e Subchefia do COMPREP estão sob novo Comando

A cerimônia de passagem foi realizada na segunda-feira (24/01) e contou com despedida do serviço ativo do Brigadeiro de Infantaria Marcelo Rosa Costa

Daniele Nery E Major Oliveira Lima | Publicada em 01/02/2022 11:00

O Comando de Preparo (COMPREP) realizou, na segunda-feira (24/01), a cerimônia militar de passagem dos cargos de Chefe do Estado-Maior e de Chefe da Subchefia de Segurança e Defesa da Organização Militar. Na ocasião, o Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto passou a Chefia do Estado-Maior do COMPREP ao Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, enquanto o Brigadeiro de Infantaria Marcelo Rosa Costa transferiu o comando da Subchefia ao Coronel de Infantaria José Roberto de Queiroz Oliveira.

Na cerimônia, também aconteceu a despedida do serviço ativo do Brigadeiro Marcelo. Os atos de passagens de cargo foram presididos pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, que enalteceu os feitos dos Chefes substituídos, além de desejar boas vindas aos Chefes substitutos.

"Nos últimos anos, dentro do processo de Reestruturação da Força Aérea Brasileira, o COMPREP tornou-se uma Organização moderna, inovadora e organizada por processos. Prezado Major-Brigadeiro Nogueira, o seu diuturno trabalho nestes quase dois anos como Chefe do Estado-Maior foi fundamental para conduzir esta Unidade ao patamar de excelência que ora alcançamos. Ao Brigadeiro Marcelo, ressalto o excepcional trabalho realizado nos seus mais de 38 anos de serviço, dedicados, principalmente, às atividades operacionais deste Comando. O senhor liderou seus subordinados na busca de uma Infantaria profissional e eficiente", pontuou. Ao despedir-se da função e do serviço ativo, o Brigadeiro Marcelo agradeceu a todos que o ajudaram a cumprir sua nobre missão na Força Aérea.

"Não poderia deixar de render meus agradecimentos a cada um que embarcou comigo nesse voo ou que nos bastidores, manuteniu a aeronave, elaborou o briefing meteorológico, dobrou meus paraquedas, proveu minha ração e preparou minhas armas", concluiu o Oficial-General.

REVISTA ASAS


A FAB também apoia a campanha @amethomas_tipo2


Redação | Publicada em 01/02/2022 17:20

A FAB também apoia a campanha @amethomas_tipo2. A Força Aérea Brasileira também se junta a campanha para salvar o Thomas, este pequeno aviador. Um video nas redes sociais da FAB tem impulsionado a campanha. A RFA também está nesta! Junte-se a nós!

Este é Thomas Ehlke Schneider, adora aviões como todos nós, e tem uma doença degenerativa – AME tipo 2 ou Atrofia Muscular Espinhal tipo 2. A AME atinge e média 1 a cada 10 mil bebês.

Ele completou, no dia 17 de janeiro, um ano e sete meses de vida e precisa tomar, até completar dois anos, uma das mais caras medicações do mundo: a #ZOLGENSMA, que custa cerca de US$ 2,1 milhões (mais de R$ 11,5 milhões). O medicamento intravenoso, em dose única, promete neutralizar em crianças de até dois anos os efeitos da atrofia muscular espinhal. Portanto o tempo é curto!

Vamos ajudar este pequeno aviador! Vamos dar este apoio aéreo para comprar o remédio que ele tanto precisa! Veja o vídeo. Divulgue! Ajude! Convoque os amigos!

A RFA se junta a todos da comunidade aeronáutica nesta missão SAR! Thomas é neto de um grande aviador e amigo, o Cel.-Av. R1 Tasso José Schneider.