NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


AM transfere mais 17 pacientes com Covid a outros estados; total passa de 400

Pacientes começaram a ser enviados dia 15 deste mês por conta de colapso no sistema de saúde. Pazuello diz que previsão é transferir 1,5 mil.

Da Redação | Publicada em 01/02/2021 17:00

Mais 17 pacientes com Covid-19 foram transferidos de Manaus para Porto Alegre (RS) nesta segunda (1º). Com isso, o total de enviados a outros estados chegou a 414 - incluindo oito pacientes não Covid.

As transferências em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram no dia 15 deste mês, após o sistema de saúde do Amazonas entrar em colapso, com falta de oxigênio e superlotação. Até este domingo (31), mais de 8 mil pessoas morreram com Covid no estado.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a expectativa é enviar 1,5 mil pacientes a outros estados. O colapso no sistema de saúde já afeta municípios do interior, com demora para transferências e falta de oxigênio.

Segundo o governo, os 17 pacientes transferidos nesta segunda estavam sendo atendidos no Hospital Platão Araújo, Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Chapot Prévost, SPA Eliameme Rodrigues Mady, SPA Joventina Dias, SPA São Raimundo e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles.

Após análise médica, o grupo, formado por 14 homens e três mulheres, apresentou condições clínicas favoráveis e embarcou acompanhado por uma equipe composta por profissionais de saúde. A aeronave decolou de Manaus por volta das 14h.

Além deles, o governo também começou a transferir pacientes oncológicos para cirurgias - foram enviados oito até então. Elas fazem tratamento contra câncer de mama, e foram levadas a um hospital no Rio de Janeiro.

As cidades que já receberam pacientes do Amazonas foram: Teresina (PI), São Luís (MA), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Natal (RN), Goiânia (GO), Belém (PA), Maceió (AL), Vitória (ES), Recife (PE), Uberaba (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC).

Caos na Saúde do Amazonas

Nos dias 14 e 15 deste mês, Manaus viveu tristes cenas de caos na Saúde por conta de falta de oxigênio nos hospitais. O governo informou que a média de 30 m³ subiu para 70³ em poucos dias, e ultrapassou a capacidade de fornecimento da empresa contratada.

O mês de janeiro deste ano já tem o maior número de novas internações por Covid desde o começo da pandemia. Até então, abril e maio registravam os recordes da doença, quando o estado passou pela primeira onda.

 

PORTAL R7


Força Aérea leva 968 toneladas de itens de combate à covid-19 ao AM

A carga transportada entre os dias 8 e 29 de janeiro inclui tanques de oxigênio líquido e cilindros de oxigênio, entre outros

Da Redação | Publicada em 01/02/2021 13:02

A Força Aérea Brasileira levou ao Amazonas 968 toneladas de equipamentos e itens em geral para utilização no combate à covid-19, segundo balanço do órgão. O estado vive uma das situações mais críticas da covid-19 no Brasil e sofre com escassez de oxigênio.

O isolamento da capital Manaus, na região amazônica, dificulta a chegada de socorro por terra, o que tornou necessário o envio de recursos com uso de aeronaves e balsas.

Entre os dias 8 e 29 de janeiro, foram transportados pelas Forças Armadas tanques de oxigênio líquido, cilindros de oxigênio, respiradores, monitores e outros equipamentos médicos.

O balanço divulgado pela Força Aérea Brasileira indica também que já foram realizadas 915 horas de voos na operação de apoio ao Amazonas. Nesse trabalho está considerado também o transporte de 349 pacientes para outras cidades e estados onde o sistema de saúde está menos sobrecarregado no atendimento a pacientes com covid-19.

 

RÁDIO GAÚCHA


Avião com pacientes com covid-19 que partiu de Manaus chega ao RS

Dezessete pessoas com suspeita de contágio por novas cepas do coronavírus ficarão em isolamento total e serão tratadas em solo gaúcho

Da Redação | Publicada em 01/02/2021 20:54

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com pacientes com covid-19 trazidos do Amazonas para tratamento no Rio Grande do Sul chegou a Porto Alegre por volta das 20h desta segunda-feira (1º). São pessoas vindas de Manaus e que serão tratadas em hospitais gaúchos. Todos irão para leitos clínicos — nove serão levados ao Hospital Universitário de Canoas e oito encaminhados ao Hospital Conceição, em Porto Alegre. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, caso algum paciente apresente quadro mais grave após a triagem, será encaminhado ao Hospital de Clínicas.

Assim como os 18 pacientes já recebidos que vieram de Porto Velho, em Rondônia, todos os que chegaram agora serão testados para novas cepas do coronavírus. Eles vêm sem qualquer companhia de familiares e ficarão em alas isoladas nos hospitais — inclusive de pacientes gaúchos que contraíram a covid-19.

Outro voo com 18 pacientes deverá chegar nesta terça-feira (2), e irá para Santa Maria, para os hospitais Universitário e Regional. A prefeitura do município da Região Central dará apoio à operação, segundo o governo do Estado.

DEFESATV


Forças Armadas prosseguem ações para socorrer pacientes com Covid-19


Viviane Oliveira | Publicada em 01/02/2021 18:55

As Forças Armadas executaram mais duas ações para socorrer pacientes com Covid-19 logo no início desta segunda-feira (01). Os militares da Força Aérea Brasileira (FAB) transportaram, por meio da aeronave C-105 Amazonas, um paciente de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três de enfermaria de Boa Vista, em Roraima, até Belém, no Pará. Em outro trajeto, o avião C-99 levou 18 pacientes de Manaus, no Amazonas, para Palmas, no Tocantins.

O emprego de militares acontece a fim de aliviar a sobrecarga dos sistemas de saúde pública. Por essa razão, as ações das Forças Armadas são executadas em regime de dedicação integral. No domingo (31), houve o transporte de 14 pacientes de Manaus, com pouso no município de Parintins, também no Amazonas, seguindo para Curitiba, no Paraná. O trajeto foi acompanhado por seis profissionais de saúde.

Esse apoio logístico, todavia, não se restringe aos pacientes infectados pelo coronavírus. Para disponibilizar vagas na rede pública de saúde de Manaus (AM), a Força Aérea Brasileira fez a transferência de oito pacientes em tratamento oncológico e seus acompanhantes na sexta-feira (29). O grupo foi encaminhado para o Instituto Nacional de Câncer (INCA), na cidade do Rio de Janeiro.

A ação intensa em apoio à Operação Covid-19, entre os dias 08 de janeiro e 1° de fevereiro, já somou mais de 979 horas de voo. Até o momento, mais de 391 pacientes foram transferidos para outros estados.

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


ITA adquire câmeras termais


Por Paulo Roberto Bastos Jr. | Publicada em 01/02/2021 13:00

Desde de 16 de agosto de 2020, data do retorno às atividades presenciais dos alunos do primeiro ano do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), dentro do novo Protocolo de Biossegurança emitido pelo Ministério da Educação (MEC), com as medidas de prevenção ao coronavírus, essa instituição e a Opto Space & Defense, do grupo Akaer, vêm desenvolvido uma parceria para o emprego do Opto-ThermoScan, uma câmera termal para identificação da temperatura corporal.

 Após a realização de testes em alguns eventos realizados no Instituto, como o Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa, e do monitoramento de temperatura dos alunos e servidores em suas instalações no dia a dia, foram adquiridas permanentemente seis unidades do ThermoScan.

  As duas primeiras unidades foram entregues na primeira quinzena de dezembro, na sede do ITA, em São José dos Campos (SP) e, em 29 de janeiro, foi efetuada a entrega oficial das demais quatro, com a presença do pró-reitor de Administração do ITA, coronel-aviador Luiz dos Santos Alves; do CEO da Opto, Claudio Carvas; do diretor de desenvolvimento de negócios do grupo Akaer, Horácio Gonzaga; e do engenheiro Davi Siqueira, da Akaer.

“Entregar essas unidades para o ITA é uma grande satisfação. Essa aquisição reforça a qualidade, a capacidade e o potencial da tecnologia nacional. O grupo Akaer é certificado e reconhecido por ter alguns dos melhores laboratórios do mundo dedicados à pesquisa e desenvolvimento de inovações tecnológicas. Concretizar essa parceria com o ITA e, eventualmente, poder contar com a expertise do Instituto em futuros aperfeiçoamentos do equipamento é realmente uma oportunidade em dobro”, comentou Cesar Silva, diretor-presidente do grupo Akaer.

 De acordo com o pró-reitor de administração do ITA, a decisão para a aquisição dos equipamentos se deu pelo seu desempenho superior, quando comparado com sistemas similares, pela facilidade de instalação, transportabilidade, assistência técnica nacional e por ser produzido por uma Empresa Estratégica de Defesa (EED), a Opto S&D, incluindo, ainda, a possibilidade de utilização das câmeras na atividade de vigilância em sistemas de segurança. Essas características e o acordo firmado entre as duas organizações envolvendo a possibilidade de customização do software do equipamento, foram fatores decisivos para a seleção do ThermoScan.

Opto-ThermoScan

É um sistema de imageamento portátil e fácil de ser instalado, que permite a identificação da temperatura corporal rapidamente e com alta precisão, mesmo em grandes grupos em movimento, já que o estado febril é um dos sintomas que pode ser apresentado por pessoas infectadas pela Covid-19 e outras doenças.

 Concebido a partir de um produto da área militar, o SUV (Sistema Universal de Vigilância) para veículos de combate, o ThermoScan foi adaptado para atuar como um portal a ser usado em aeroportos, escolas, shopping centers, fábricas e/ou áreas críticas para identificar a temperatura corporal de indivíduos em aglomerações e passagem de grande número de pessoas, sem necessidade de interferência no fluxo normal para medição individual.

 Seu software pode ser instalado em uma plataforma disponível (desktop, laptop, tablet, celular) de onde o operador poderá monitorar o sistema todo a uma distância segura e sem interrupção do fluxo, com o auxílio de alarmes sonoros e visuais.

PORTAL AEROFLAP


Forças Armadas apoiam vacinação em comunidades indígenas


Pedro Viana | Publicada em 02/02/2021

O combate ao novo coronavírus continua, dessa vez com a distribuição das tão aguardadas vacinas para os grupos prioritários. Entre eles estão as comunidades indígenas, que são mais vulneráveis aos impactos ocasionados pela doença.

Nesta segunda-feira (1º/02), aeronaves do Exército apoiaram os DSEIs Alto Juruá, Rio Negro, Alto Solimões e Alto Javari, enquanto aeronaves da Força Aérea transportaram material e pessoal de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) para vacinação para os DSEIs Yanomami, Médio Solimões e Médio Purus.

“A vacinação indígena é de responsabilidade da SESAI, mas as Forças Armadas apoiam o órgão, especialmente para chegar em aldeias distantes e de difícil acesso”, explicou o General Manoel Pafiadache, da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa (MD).

Nessa parceria, o MD presta apoio a Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indígenas (DSEIs) responsáveis por aldeias longínquas. Marinha, Exército e Aeronáutica empregam seus meios – helicópteros, embarcações e caminhões – para deslocamento de vacinas e pessoal de saúde da SESAI. Os DSEIs localizam-se nas áreas de abrangência de três Comandos Conjuntos da Operação Covid-19.

FAB conclui exercício operacional com sua maior aeronave nos EUA


Pedro Viana | Publicada em 01/02/2021

O KC-390 Millennium cumpriu, nos dias 29 e 30 de janeiro, mais uma etapa inédita na Força Aérea Brasileira (FAB), realizando voos no primeiro exercício operacional no exterior que a aeronave participa: o Exercício Culminating, que acontece em Louisiana, Estados Unidos, até o próximo dia 05 de fevereiro.

Os voos realizados pelo KC-390 foram atividades de familiarização e tiveram o objetivo de ambientar a tripulação com relação aos procedimentos locais de operação aérea. A aeronave cumpriu trajetos semelhantes aos que serão executados durante a missão de Assalto Aeroterrestre para lançamento de paraquedistas do Exército Brasileiro, em conjunto com as aeronaves C-17 e C-130J da Força Aérea Americana.

“Nesses voos de familiarização, tivemos a oportunidade de fazer todos os procedimentos simulados de lançamento de paraquedistas. Tudo aconteceu conforme o planejado”, explica um dos integrantes da tripulação do KC-390, Major Aviador Bruno Américo Pereira.

A participação no Exercício Culminating é fundamental para o aprimoramento da utilização da aeronave. A capacidade operacional e de atuação do KC-390, que teve sua primeira unidade entregue à FAB em setembro de 2019, são obtidas mediante o acúmulo de experiências em exercícios conjuntos como o Culminating, além de possibilitar o desenvolvimento doutrinário para a utilização segura da aeronave.

De acordo com o coordenador do Exercício, Major Daniel Elias Souza, o treinamento proporciona desenvolver a doutrina da aeronave.

“Nós temos a oportunidade de voar com as aeronaves de outros países e ver que o KC-390 realmente é um avião excelente para ser empregado em Forças Aéreas”, ressaltou.

Segundo o Capitão Rafael da Silva Costa, Mestre de Salto do Exército Brasileiro, foi simulado um trabalho de portas prévio ao salto dos paraquedistas.

“É uma satisfação muito grande fazer parte desse momento e auxiliar para que tudo ocorra dentro da segurança e dos procedimentos previstos”, destacou.

 

JORNAL A CRÍTICA (AM)


AM se aproxima dos 400 pacientes transferidos para outros estados

Somente no domingo (31), 30 pacientes foram transferidos

Da Redação | Publicada em 01/02/2021 12:00

Dezessete pacientes em tratamento contra a Covid-19 foram transferidos na noite deste domingo (31/01) de Manaus para a cidade de Palmas (TO). Todos embarcaram rumo à capital tocantinense às 20h05, numa aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) no Aeroporto Ponta Pelada, bairro Crespo, zona sul. Agora, são 389 pacientes de Covid-19 já transferidos do Amazonas para hospitais em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal.

 Os 17 pacientes já estavam em tratamento em diversas unidades de saúde da capital: Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto (2 transferidos), HPS João Lúcio (2), Serviço de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo (1), SPA Alvorada (1), SPA Coroado (1), SPA Danilo Corrêa/Cidade Nova (3), SPA Joventina Dias/Compensa (3), SPA José Lins/Redenção (3) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales/Tarumã (1).

 Um desses transferidos é Altair Lobato de Azevedo, de 47 anos, paciente com comorbidade que estava internado desde a última terça-feira (26/01) no HPS 28 de Agosto. A própria família solicitou da direção do hospital a transferência dele para outra unidade da Federação.

 “A gente achou melhor que ele fosse para outro estado e, se Deus quiser, lá ele vai melhorar. Creio que meu pai vai sair dessa, em nome de Jesus”, disse Bruno Ricardo Nascimento de Azevedo, 30, filho de Altair.

 A transferência de pacientes de Covid-19 para hospitais em outros estados brasileiros é resultado de uma ação do Governo do Amazonas, juntamente com o Governo Federal, e tem o objetivo de desafogar o sistema de saúde no enfrentamento do novo coronavírus.

 Nova transferência do interior – Também neste domingo (31/01), 13 pacientes de Covid-19 foram transferidos do município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, para Curitiba (PR). Eles embarcaram às 14h do Aeroporto Júlio Belém.

Só de municípios do interior do estado, 35 pessoas já foram transferidas para hospitais em outros estados: 32 de Parintins e três de Tabatinga.

 Destinos – Os 389 pacientes transferidos do Amazonas estão divididos entre os estados do Piauí (23), Maranhão (39), Acre (3), Distrito Federal (15), Paraíba (15), Rio Grande do Norte (55), Goiás (48), Pará (23), Alagoas (30), Espírito Santo (36), Pernambuco (26), Minas Gerais (18), Paraná (30), Santa Catarina (11) e Tocantins (17).

 PACIENTES TRANSFERIDOS
Período: 15 a 31 de janeiro de 2021

  TOTAL: 397
• COVID-19: 389
• ONCOLÓGICOS: 8

Transferências de pacientes Covid-19 de Manaus para outros estados: 354

 Destinos:
Teresina (PI): 23 (Viagens 15 e 24/01)
São Luís (MA): 39 (Viagens 15, 16 e 19/01)
Brasília (DF): 15 (Viagem 16/01)
João Pessoa (PB): 15 (Viagem 17/01)
Natal (RN): 42 (Viagens 17, 20 e 30/01)
Goiânia (GO): 48 (Viagens 18/01 - tarde e noite; e 28/01)
Belém (PA): 17 (Viagem 22/01)
Maceió (AL): 30 (Viagens 20 e 26/01)
Vitória (ES): 36 (Viagens 21/01 - tarde e noite)
Recife (PE): 26 (Viagens 23 e 25/01)
Uberaba (MG): 18 (Viagem 24/01)
Curitiba (PR): 17 (Viagem 28/01)
Florianópolis (SC): 11 (Viagem 30/01)
Palmas (TO): 17 (Viagem 31/01)

Transferências de pacientes de Covid-19 do interior do Amazonas para outros estados: 35

Origens/Destinos:
Tabatinga - Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC): 3 (Viagem 15/01)
Parintins - Belém (PA): 6 (Vagens 18 e 19/01)
Parintins - Natal (RN): 13 (Viagem 25/01)
Parintins - Curitiba (PR): 13 (Viagem 31/01)

Transferências de pacientes Não Covid-19 para outros estados: 8

Pacientes Oncológicos para cirurgia
Manaus - Rio de Janeiro: 8 (Viagem 29/01)

PORTAL DEFESANET


VI COMAR - Comando Aéreo Planalto é reativado em Brasília (DF)

A cerimônia e o ato de assunção do cargo aconteceram nesta quinta-feira (28)

Agência Força Aérea | Publicada em 01/02/2021 09:09

A Força Aérea Brasileira reativou, nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro, o Sexto COMAR - Comando Aéreo Planalto, em Brasília (DF). A cerimônia foi presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo. Na solenidade, o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidiu o ato de assunção do cargo de Comandante do VI COMAR do Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa.

Estiveram presentes na cerimônia o também Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica; além de Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares.

A reativação do VI COMAR tem o intuito de consolidar as modificações na estrutura organizacional do Comando da Aeronáutica (COMAER), com atividades focadas na supervisão, coordenação e controle, na sua área de jurisdição, bem como na gestão administrativa das Organizações Militares subordinadas, por meio de indicadores de desempenho regionais e de tendência, de maneira a mensurar o alcance dos objetivos estratégicos e metas correspondentes.

O Tenente-Brigadeiro Joseli ressaltou a necessidade da reativação do VI COMAR. "Vejo a importância de o Comandante ter um representante para tratar com qualquer dos setores da sociedade. Acredito ser de suma importância a reativação desses Comandos Aéreos para a nossa Força Aérea Brasileira", destaca o Oficial-General.

O Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Crepaldi, lembrou da criação do COMAR e de sua principal missão. "Esta Organização vem com a missão de resgatar a referência e a representatividade do Comando da Aeronáutica no nível regional, além de assegurar a qualidade das atividades de apoio administrativo das organizações subordinadas, de modo a fornecer o completo apoio administrativo para o cumprimento da missão", salienta.

O Brigadeiro Mário, que assumiu o Comando do VI COMAR, comentou sobre o trabalho a ser desenvolvido. “A emoção é grande e uma responsabilidade enorme, de representar o Comandante e fazer a supervisão das suas Unidades sediadas, quais sejam as Bases Aéreas de Brasília, de Anápolis, suas Prefeituras e os Grupamentos de Apoio (GAP)", finaliza.

 

 

FAB transporta doses de vacina contra o novo Coronavírus para Uiramutã (RR)

Município está localizado na região Norte e faz fronteira com Guiana e Venezuela

Agência Força Aérea | Publicada em 10/02/2021 10:10

A Força Aérea Brasileira (FAB) empregou a aeronave C-98A Caravan, pertencente à Ala 7, em Boa Vista (RR), na Operação COVID-19, para o transporte de 226 doses da vacina contra o novo Coronavírus. Conforme o Ministério da Saúde, os imunizantes são destinados para pessoas de grupos de risco como indígenas, idosos e profissionais de saúde.

O FAB 2721 decolou nesta sexta-feira (29), da Ala 7, às 10h05, com destino ao município de Uiramutã (RR), que faz fronteira com os Países da Guiana e da Venezuela, transportando 70 doses de vacinas. E, na última segunda-feira, dia 25 de janeiro, realizou o transporte de mais 156 doses.

Um dos pilotos da aeronave, Tenente Aviador Renato Valim Klink, demonstrou sua alegria ao cumprir a missão. “Tive a feliz oportunidade de realizar o transporte das vacinas. Neste momento tão delicado que passamos, levar as vacinas é o início da superação de todas as dificuldades que vivemos desde o ano passado”, garante o Oficial.

Já o Mecânico da aeronave, Sargento André Luiz Cauper Pereira, destacou a satisfação deste momento. “É uma honra participar da missão de levar vacina a um dos pontos mais extremos do nosso Brasil, especialmente por ser filho da terra e contribuir para esse marco histórico do meu estado”, finaliza.

 

OUTRAS MÍDIAS


D24 AM - Força Aérea leva 968 toneladas de itens de combate à Covid-19 ao AM

A carga transportada entre os dias 8 e 29 de janeiro inclui tanques de oxigênio líquido e cilindros de oxigênio, entre outros

Da Redação | Publicada em 01/02/2021 14:46

A Força Aérea Brasileira levou ao Amazonas 968 toneladas de equipamentos e itens em geral para utilização no combate à covid-19, segundo balanço do órgão. O estado vive uma das situações mais críticas da Covid-19 no Brasil e sofre com escassez de oxigênio.

O isolamento da capital Manaus, na região amazônica, dificulta a chegada de socorro por terra, o que tornou necessário o envio de recursos com uso de aeronaves e balsas.

Entre os dias 8 e 29 de janeiro, foram transportados pelas Forças Armadas tanques de oxigênio líquido, cilindros de oxigênio, respiradores, monitores e outros equipamentos médicos.

O balanço divulgado pela Força Aérea Brasileira indica também que já foram realizadas 915 horas de voos na operação de apoio ao Amazonas. Nesse trabalho está considerado também o transporte de 349 pacientes para outras cidades e estados onde o sistema de saúde está menos sobrecarregado no atendimento a pacientes com Covid-19.