NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Exército realiza teste de transporte da VBMT-LSR 4×4 no KC-390 da FAB


Guilherme Wiltgen | Publicada em 30/11/2022 15:37

No dia 30 de novembro de 2022, a Diretoria de Fabricação (DF), em conjunto com o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) e a Força Aérea Brasileira (FAB), realizou o teste de aerotransportabilidade da Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBMT-LSR) 4×4 na aeronave KC-390 Millennium da FAB, no âmbito do Projeto de Obtenção do aludido Material de Emprego Militar (MEM).

O evento ocorreu na Base Aérea do Galeão (BAGL) e contou também com o apoio do Centro de Instrução Paraquestista (CI Pqdt GPB) e do 1° Batalhão de Engenharia de Combate (1° BE Cmb) da Força Terrestre.

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


A aerotransportabilidade dos LMV-BR é confirmada no KC-390


Paulo Roberto Bastos Jr. | Publicada em 30/11/2022 10:08

No dia 30 de novembro de 2022, a Diretoria de Fabricação (DF) do Exército Brasileiro (EB), em conjunto com o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) e a Força Aérea Brasileira (FAB), realizou o primeiro teste de aerotransportabilidade da viatura blindada multitarefa – leve sobre rodas (VBMT-LSR) 4X4 LMV-BR na aeronave KC-390 Millennium FAB 2853, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT), o “Esquadrão Gordo”, no âmbito do projeto de obtenção do veículo.

O evento ocorreu na Base Aérea do Galeão e contou também com o apoio do Centro de Instrução Paraquestista (CI Pqdt GPB) e do 1° Batalhão de Engenharia de Combate (1° BE Cmb) da Força Terrestre.

Foram utilizadas duas viaturas LMV-BR, equipadas com o sistema de armas remotamente controlado (SARC) REMAX e REMAX 4, onde se verificou o embarque na aeronave, a segurança dos pontos de ancoragem e a capacidade do transporte, em um processo semelhante ao ocorrido no Exercício ZEUS.

PORTAL AEROFLAP


Adquirido pela FAB, Gripen E obtém certificado de tipo militar


Gabriel Benevides | Publicada em 30/11/2022 15:00

Neste mês de novembro, a SAAB recebeu um Certificado de Tipo Restrito Militar (MRTC) para o Gripen E, que atesta que a aeronave cumpriu todos os requisitos de aeronavegabilidade e segurança de voo estabelecidos pelas autoridades militares suecas e brasileiras, representado pela Inspeção de Segurança da Aviação Militar da Suécia (FLYGI) e pelo Instituto de Coordenação e Promoção Industrial (IFI) no Brasil.

A certificação conjunta reflete a sinergia obtida através da cooperação técnica entre as duas autoridades. Com o certificado, a SAAB muda seu foco para o desenvolvimento e teste de novas funcionalidades. Para os clientes, esse é um marco da maior importância, sendo um passo essencial para o Gripen iniciar as operações.

“ O fato de termos atingido esse importante marco não é apenas um passo histórico na história da aviação, é também, acima de tudo, um passo significativo para nossos clientes. Este é o resultado de um grande esforço de equipe que requer conhecimento, competência e perseverança para obter. Projetar um avião de combate é o melhor esporte de equipe “, diz Johan Segertoft, chefe de design da fabricante Gripen.

Curiosamente, na data de ontem (29), dois caças F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) pousaram na Base Aérea de Anápolis (BAAN) em Goiás. A chegada dos aviões de combate marca o primeiro pouso de duas unidades operacionais na organização militar que será sede do novo vetor da Aeronáutica, coincidindo com a certificação para o modelo.

Estes são os mesmos Gripens que chegaram ao Brasil em setembro a bordo do navio mercante MV Minervagracht. Ontem (28) a SAAB, fabricante dos caças, publicou um vídeo mostrando a preparação dos aviões quando ainda estavam em Navegantes (SC). De lá, seguiram em voo para as instalações da Embraer, onde passam por testes e certificações. 

Cabe destacar que esta não é a primeira vez que um dos novos aviões da FAB visita a BAAN. Em outubro de 2021 o primeiro Gripen brasileiro, o FAB 4100, tocava o solo anapolino pela primeira vez. 

Ao todo a FAB já recebeu cinco Gripens. O 4100, que chegou ao país em 2020, é uma aeronave de pré-série usada na campanha de certificações do modelo, trabalho realizado em Gavião Peixoto por pessoal brasileiro e sueco. Os outros quatro aviões (4101 a 4104) chegaram em pares em abril e setembro deste ano. As aeronaves devem começar as operações em dezembro. 

Conforme o cronograma apresentado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr., outros dois aviões devem ser entregues ainda em 2022. 

Localizada a 150 Km de Brasília e construída na década de 1970, a Base Aérea de Anápolis é sede do 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar. Atualmente dotada de caças F-5EM Tiger II, a unidade será a primeira a receber os novos aviões, selecionados em 2013 e adquiridos em 2014 no âmbito do Projeto FX-2. Prestes a receber os Gripens, o Jaguar já se desfez de alguns de seus F-5. 

Em abril o Ten. Brig. Baptista Jr. revelou que a FAB iria adicionar mais quatro unidades ao primeiro lote de 36 caças, permitindo a implantação do F-39 em uma segunda base aérea, ainda a ser definida pelo Comando da Aeronáutica por meio de estudos. Um 2º lote, com 26 aviões, também é negociado.

Com informações: SAAB

OUTRAS MÍDIAS


GBN NEWS - Viaturas LMV-BR realizam testes com KC-390


Por Redação | Publicada em 01/12/2022 05:30

Nesta quarta-feira (30), a Diretoria de Fabricação (DF) do Exército Brasileiro (EB), em conjunto com o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) e a Força Aérea Brasileira (FAB), realizou o primeiro teste de aerotransportabilidade da viatura blindada multitarefa – leve sobre rodas (VBMT-LSR) 4X4 LMV-BR, com uma aeronave KC-390 pertencente ao 1°/1° GT, “Esquadrão Gordo”, sediado na Base Aérea do Galeão (RJ).

Durante os testes, duas viaturas LMV-BR foram empregadas para verificação dos procedimentos de embarque e checagem dos pontos de peação no assoalho da aeronave.

Esse processo de avaliações é de suma importância tanto para o Exército Brasileiro, quanto para FAB, possibilitando maior segurança durante as futuras operações logísticas que demandem o transporte destas viaturas. Há pouco tempo, o VBTP Guarani foi submetido a estas avaliações, o que agrega á capacidade operacional da FAB e a concepção do envelope do KC-390.