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PORTAL G1


Bebê do DF `desenganada` por médicos é transferida para São Paulo em avião da FAB

Eliza Vitória, de cinco meses, viajou para fazer tratamento de reabilitação intestinal, que não existe em Brasília, na madrugada de segunda-feira (30). Deslocamento foi feito com força-tarefa do SUS, Secretaria de Saúde e Forças Armadas.

Rita Yoshimine | Publicada em 31/05/2022 10:40

Uma bebê de cinco meses, paciente grave do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), foi transferida para uma UTI neonatal em São Paulo, na segunda-feira (30), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Eliza Vitória De Paula Olímpio Dos Santos, que já tinha sido "desenganada" por médicos, foi fazer um tratamento de reabilitação intestinal, que ainda não existe no Distrito Federal.

A menina agora está no Hospital Municipal Menino Jesus, na capital paulista. A transferência foi possível após uma força-tarefa, que envolveu o Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde do DF e as Forças Armadas.

Dos cinco meses de vida, Eliza passou mais de três em um berço de UTI neonatal. A bebê também precisou passar por três grandes cirurgias e alguns procedimentos complexos, em uma verdadeira batalha pela vida.

De acordo com a mãe, Michele de Paula Lopes, ainda na gestação, a bebê já tinha sido "desenganada" pelos médicos. A mulher teve dois episódios de acidente vascular cerebral (AVC), quando ainda nem sabia que estava grávida. Por conta do problema, ela precisou tomar remédios fortes, e mesmo depois disso, a bebê resistiu.

"O neurologista [foi] quem detectou a gestação e a primeira informação que a gente teve, ele falou para o meu esposo, que ou eu ou a Eliza não sobreviveríamos ao parto, por causa dos remédios que tomei e o AVC que foi forte", conta.

Eliza nasceu prematura, 40 dias antes do previsto, e com um grave problema de saúde. "Houve um percalço no meio do caminho aí e o intestino dela deu um nó, de modo que o suprimento de sangue para o intestino foi interrompido e aí ele necrosou, apodreceu ainda dentro da barriga", explica a médica gastropediatra do Hmib, Yanna Gadelha.

O diagnóstico não trazia esperança. "Criança nenhuma sobrevive sem intestino e Eliza teria algumas horas de vida. Teria uma parada de órgãos ou infecção generalizada. Foi um baque muito grande, a gente não aceitou muito", diz Michele.

"Eles [os médicos] propuseram tratamento paliativo, para entrar com conforto para ela na morte, medicamentos. E eles não iam mais fazer cirurgia, porque eles não queriam que ela sofresse na hora da partida" relembra.

Mas a família insistiu na batalha, e a menina se segurou à vida. "A Eliza é uma neném muito guerreira. Ela já esteve à beira da morte algumas vezes. E ela continua firme, lutando pra viver, ela quer viver", diz a médica Yanna Gadelha.

Casa no Hmib

Desde que nasceu, a menina nunca tomou o leite da mãe. Por conta do problema no intestino, ela recebe alimentação intravenosa, e uma pequena parte pelo nariz.

O Hmib sempre foi a casa da menina. Mas não foi essa a vida que Michele imaginou para a filha e, por isso, a mãe pesquisou e viu que, em São Paulo, havia um tratamento de reabilitação intestinal, que ainda não está disponível em Brasília.

De acordo com a diretora-geral da pediatria do hospital, Marina Silveira Araújo, Eliza conseguiu uma vaga no Hospital Municipal Menino Jesus por meio do serviço social. "É uma vaga superdifícil de conseguir. E é uma possibilidade para Eliza de uma sobrevida maior junto ao diagnóstico dela", afirma.

No entanto, havia a dificuldade de como levar a menina para São Paulo. O hospital de lá exigia que ela fosse transferida em um leito de UTI neonatal, e esse serviço não é prestado pelo governo.

Então, a Secretaria de Saúde do DF conseguiu uma carona com a Força Aérea Brasileira para esse transporte. A logística para a viagem teve que ser feita em dois dias e, na madrugada de segunda-feira, Eliza finalmente fez a viagem.

Ela foi em uma incubadora, monitorada o tempo todo por aparelhos. "Estou muito emocionada, coração saindo pela boca, e a expectativa vai aumentando né?", disse a mãe, Michele.

Em São Paulo, a menina foi recebida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e já está no Hospital Municipal Menino Jesus. Segundo o secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache, toda a movimentação foi feita com o objetivo de salvar a vida dela.

"Eliza Vitória ainda não foi para casa mas já está em São Paulo fazendo esse tratamento. Acredito que a ação humanitária de muitas pessoas que se envolveram, tanto na parte logística, como na parte assistencial, só teve um grande compromisso e um grande objetivo: salvar Eliza Vitória", afirma o secretário.

Para a diretora-geral do Hmib, a transferência "enche o coração de gratidão". "Quando a gente consegue realizar a satisfação de um usuário, da mãe, da criança, sabendo que a gente conseguiu fazer mesmo, que uma logística envolvendo várias pessoas, envolvendo vários órgãos com várias pessoas diferentes, várias instâncias diferentes. Isso mostra que a o Sistema Único de Saúde (SUS) tem a humanidade que todo mundo precisa", comemora Marina Araújo.

 

 

 

 

 

PORTAL PODER AÉREO


Atuação do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo no recebimento dos caças F-39 Gripen

Ensaios realizados pelo IPEV compõem uma base de informações conjunta utilizada pelo Brasil e pela Suécia para o aprimoramento contínuo do projeto

Redação Forças De Defesa | Publicada em 31/05/2022 12:06

Para o efetivo recebimento dos novos caças multimissão F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) foi preciso uma série de ações. Desde os projetos iniciais, financeiros, até a assinatura do contrato, além do adestramento dos pilotos por meio de aulas teóricas, simuladores de voo e de ejeção, com treinamentos de sobrevivência no mar simulado e em centrífuga, dentre outros.

Em todas as fases, a atuação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) por meio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), ambos situados em São José dos Campos (SP), foi imprescindível para o sucesso do projeto.

Em 2021, a primeira aeronave fabricada pela Saab (empresa com sede na Suécia) chegou ao Brasil para início das Campanhas de Ensaios em Voo. Desde então, seguem sendo realizados os voos de teste da aeronave no aeroporto de Gavião Peixoto (SP), no Centro de Ensaios em Voo da Embraer, com participação intensa do DCTA.

Em abril de 2022, mês em que tradicionalmente a FAB celebra as conquistas da Aviação de Caça, as duas primeiras unidades de série brasileiras foram recebidas. Estas aeronaves se encontram em fase final de testes para compor a frota operacional da Força Aérea.

Também com destino a Gavião Peixoto, as aeronaves foram comandadas por dois pilotos do IPEV, Organização Militar responsável por testar os produtos aeronáuticos da Força Aérea e assegurar aderência aos requisitos contratados junto à Saab, inclusive os relacionados à segurança na operação do vetor de combate.

De acordo com o Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, um dos pilotos envolvidos no recebimento e testes da aeronave, já foram realizados ensaios tipo Spray de Água (do inglês, Waterspray), quando a aeronave passa por uma pista alagada e água é pulverizada nos motores e é testada a eficiência destes na condição agressiva de uma tempestade, ensaios de sistemas e voos de maturidade, nos quais são verificados a plena operação e os sistemas da aeronave.

Além disso, estão previstos mais de 900 voos como o de avaliação operacional, com verificação de requisitos previstos em contrato e mais ensaios de sistemas, quando irão testar o Receptor de Aviso de Radar (RWR, do inglês Radar Warning Receiver), entre outros.

“Todos os dados coletados dos voos de ensaio compõem uma base de informações conjunta utilizada pelo Brasil e pela Suécia para o aprimoramento contínuo do projeto. O envolvimento do IPEV ao longo dos oito anos de desenvolvimento da aeronave e nos testes remanescentes permitirá integração do projeto às Unidades Operacionais da Força Aérea e a utilização do pleno potencial da plataforma com 100% de segurança”, destaca o Diretor do IPEV, Coronel Aviador José Ricardo Silva Scarpari.

Os avanços operacionais da Força Aérea são conquistas que recordam os feitos de Santos-Dumont, o Pai da Aviação e inventor do 14-bis. O histórico Distintivo de Organização Militar do IPEV, utilizado nos macacões de voo dos pilotos e engenheiros de ensaio destaca de forma perene o primeiro voo de ensaio feito por Santos-Dumont.

Antes do dia 23 de outubro, desde o dia 19 de julho de 1906, Santos-Dumont previu, testou e comparou dados para que o sucesso fosse garantido no primeiro voo do mais pesado que o ar.

A atividade do IPEV repete os métodos em cada campanha de ensaios em voo realizada, seja em aviões ou helicópteros, em que homens e mulheres militares da Força Aérea, com criatividade e coragem, chegam antes para prever, testar e comparar, garantindo a operação segura e o sucesso contínuo das aeronaves da Força Aérea Brasileira.

OUTRAS MÍDIAS


MEON - ITA abre inscrições para vestibular de 2023 em seis áreas do curso de Engenharia

Interessado pode realizar inscrição a partir desta quarta-feira (1)

Gabriel Campoy | Publicada em 31/05/2022 20:58

O ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) irá abrir nesta quarta-feira (1) as inscrições para seis cursos de engenharia. Ao todo, serão 150 vagas disponíveis.

Os interessados terão até o dia 15 de julho para efetuar a inscrição, que terá taxa de R$ 195. Entre as vagas, 114 serão direcionadas para candidatos que queiram atuar em cargos civis, enquanto 36 serão para os que tiverem aspirações voltadas à carreira militar.

Os cursos são: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica-Aeronáutica. Cada uma das graduações tem duração de 5 anos.

Além disso, para todos os cursos, haverá 20% de cotas para candidatos negros. Para isso, o candidato deverá se autodeclarar negro ou pardo no formulário de inscrição.

Para conferir informações das provas, cronogramas, ter acesso ao edital e à página de inscrições, o candidato deve fazer o acesso através do site do ITA