NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Aeronave T-25 desativada vira monumento na cidade de Tubarão (SC)


Pedro Viana | Publicada em 31/05/2021

O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) instalou, em uma praça da cidade de Tubarão (SC), uma aeronave T-25 desativada pela Força Aérea Brasileira (FAB), de matrícula 1854.

A montagem do monumento ocorreu de 17 a 21 de maio e será a principal atração do Memorial Aeroporto Anita Garibaldi. A inauguração ocorreu nesta sexta-feira (27).

Antes de ser fixada na praça, a aeronave, que pesa duas toneladas, recebeu nova pintura e adaptações necessárias na fuselagem. Militares de diversos setores do PAMA-LS contribuíram para a realização da tarefa, sob a coordenação da Assessoria de Alienação.

Executaram o trabalho de montagem da aeronave os Suboficiais Alexandre Pinto da Silva e André Vinhas Aguiar e os Sargentos Fábio Barbosa Moraes e Fábio Mendes Metzker.

Os militares da equipe de montagem mostraram muito profissionalismo, determinação e zelo no cumprimento da missão, elevando o nome do PAMA-LS no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER)”, destacou o Chefe da Assessoria de Alienação do PAMA-LS, Tenente-Coronel Especialista em Suprimentos Gutemberg dos Santos Silva.

O Prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, falou da importância da homenagem. “Aqui, neste local, temos a cabeceira do antigo Aeroporto Anita Garibaldi, que funcionou durante três décadas, de 1950 a 1980, quando ligou e conectou Tubarão ao mundo. Esse aeroporto operava voos comerciais diários e essa memória acabou se perdendo com o tempo. A aeronave T-25, doação da FAB, será uma atração na praça. Nosso objetivo é resgatar, recuperar e preservar toda a memória do antigo aeroporto” ressaltou.

PORTAL DEFESANET


II COMAR e Organizações subordinadas concluem workshop em Salvador (BA)

Representantes dos Comandos Aéreos Norte, Planalto e Amazônico também participaram do evento

Publicada em 31/05/2021 09:00

O Comando Aéreo Nordeste (II COMAR) concluiu, nessa sexta-feira (28), o I Workshop do II COMAR e Organizações Militares (OM) subordinadas, realizado no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA). Ao longo do evento, foram realizados estudos de casos, oficinas e apresentações sobre métodos aplicados na elaboração e gestão de processos do Comando Aéreo durante seu período de reativação, iniciado a partir de 20 de maio de 2020, quando foi publicada a Diretriz para o Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica – Projeto Piloto (DCA 19-5/2020).

O Comandante do II COMAR, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, falou sobre a importância de, agora, os assuntos discutidos serem colocados em prática pelo Comandantes, Prefeitos e Chefes subordinados ao Comando. “Nós pudemos fazer uma análise de tudo aquilo que foi feito, corrigir erros, ajustar a rota, mas o importante é agir: colocar em prática aquilo que discutimos aqui - avaliar, direcionar e monitorar para prestar serviços de qualidade à sociedade. É importante que essa elaboração seja feita aqui, em conjunto, mas nada disso terá efeito se não for implantado”, ressaltou.

Além do Brigadeiro Cesar e integrantes do efetivo do II COMAR, participaram das reuniões os Comandantes, Prefeitos e Chefes de Organizações Militares subordinadas ao Comando sediadas no Recife (PE), em Natal (RN), e em Salvador (BA), e representantes dos Comandos Aéreos Norte (I COMAR), Planalto (VI COMAR) e Amazônico (VII COMAR). 

Na quarta-feira (26), os participantes assistiram à palestra do Auditor Federal de Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Antonio Veiga Argollo Neto. Ele é Coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção à Corrupção e Ouvidoria da CGU e Membro da Direção Executiva da Rede de Controle no Estado da Bahia, e falou sobre a importância da governança na gerência de recursos públicos. 

“As boas práticas de governança corporativa criaram conjuntos de mecanismos capazes de direcionar uma empresa, monitorar passos a fim de garantir tomadas de decisões em sintonia com o melhor para a corporação. Tenho muita satisfação de estar aqui por sempre ter tido admiração pela Força Aérea Brasileira, então essa experiência é também enriquecedora para mim, pois a esfera militar tem muitos conhecimentos úteis também ao poder público composto por outras áreas”, disse Argollo. 

O workshop teve como objetivo dar cumprimento ao processo de Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica, padronizar procedimentos e sincronizar atividades inerentes ao exercício 2021 e planejamento, bem como trabalhar processos colaborativos de gestão e governança das Organizações envolvidas, utilizando, entre outros métodos, a análise SWOT, que avalia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de processos. "Iniciativas assim engrandecem e aprimoram a gestão da Força no sentido de, cada vez mais, se profissionalizar e atender à missão", disse o Comandante da Base Aérea de Natal, Coronel Aviador Luiz César Zampier Ulbrich.

 

OUTRAS MÍDIAS


RENOVA MÍDIA - Base em Alcântara já traz benefícios aos moradores locais

Bolsonaro celebra avanços promovidos pela instalação da Base de Alcântara.

Da Redação | Publicada em 31/05/2021 10:28

A implementação da Base de Lançamento Espacial de Alcântara, no Maranhão, já está trazendo benefícios aos moradores da região. 

“O local recebeu um novo espaço de inovação tecnológica do Instituto Federal do Maranhão e também novos pontos de internet”, escreveu o presidente da República, Jair Bolsonaro, em mensagem publicada, na manhã desta segunda-feira (31), em mensagem no Twitter.

A declaração de Bolsonaro foi acompanhada de um vídeo da TV Brasil. Confira.

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) anunciaram, na semana passada, o resultado do edital de chamamento público para selecionar empresas com interesse em realizar operações de lançamentos de veículos espaciais não militares a partir de Alcântara.

“A expectativa é que as primeiras operações de lançamento em Alcântara tenham início em 2022”, noticiou a Renova.

Quatro empresas foram selecionadas, cada uma ficará responsável por operar uma unidade do CEA:

Hyperion, dos Estados Unidos, vai operar o sistema de plataforma VLS.

Orion Ast, também dos EUA, ficará responsável por atuar no lançador suborbital.

C6 Launch, do Canadá, foi escolhida para operar a Área do Perfilador, que também é um ponto de lançamento;

Virgin Orbit, dos EUA, atuará no aeroporto de Alcântara, que faz parte da base.