NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Conheça o novo Comandante da Força Aérea: Brig Baptista Junior


Guilherme Wiltgen | Publicada em 31/03/2021 18:51

O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior foi indicado, nesta quarta-feira (31), para assumir o Cargo de Comandante da Aeronáutica. O Oficial-General substituirá o Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que está no cargo desde 2019.

Natural do Rio de Janeiro (RJ), o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior ingressou na Força Aérea Brasileira em 03 de março de 1975 e foi promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em 31 de março 2018.

Durante a carreira de 46 anos dedicados à vida militar, assumiu o comando, a chefia e a direção de diferentes organizações da FAB, entre elas, foi o primeiro Comandante do 2º/6º Grupo de Aviação – Esquadrão Guardião; Comandante da Base Aérea de Fortaleza; Adjunto do Adido de Defesa e Aeronáutica nos Estados Unidos; Subchefe de Apoio do Comando-Geral de Apoio; Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate e Chefe do Subdepartamento de Desenvolvimento e Programas; Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro; Diretor da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico; Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa.

Atualmente, é o Comandante do Comando-Geral de Apoio.

O Oficial-General é oriundo das aviações de caça e reconhecimento. Possui 4 mil horas de voo, sendo 2.200 horas em aeronaves de caça.

Já voou nas seguintes aeronaves: T-23, T-25, AT-26, C-95, T-27, U-7,U-42, F-103, F-5, EMB 135/145/C-99, E/R-99, C-98B.

Principais condecorações:

Ordem do Mérito da Defesa (Grande-Oficial);

Ordem do Mérito Aeronáutico (Grande-Oficial);

Ordem do Mérito Naval (Grande-Oficial);

Ordem do Mérito Militar (Grande-Oficial);

Ordem do Mérito Judiciário Militar (Grau Alta Distinção);

Ordem do Mérito Ministério Público Militar (Grande-Oficial);

Medalha da Vitória;

Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina;

Medalha do Mérito Santos-Dumont;

Medalha Mérito Tamandaré;

Medalha do Pacificador;

Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura;

Mérito do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará;

Mérito da Casa Militar do Estado do Ceará;

Medalha Bernardo Sayão – Cidade de Anápolis (GO);

Destaque Operacional Platina – COMGAR; e

Medalha do Mérito Ambiental.

PORTAL AEROIN


Leia na íntegra o que disse o Comandante da Aeronáutica ao ser exonerado de sua função


Murilo Basseto | Publicada em 31/03/2021 16:43

O Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, deixou uma bela mensagem ao país e a seus companheiros integrantes da instituição a respeito de seu trabalho e, principalmente, das conquistas e realizações da Força Aérea Brasileira. Veja a seguir a mensagem na íntegra, emitida na terça-feira, 30 de março de 2021.

“Caros integrantes do Comando da Aeronáutica!

Na manhã de hoje, tomei conhecimento da decisão do Presidente da República, Jair Bolsonaro, de exonerar-me do comando da força aérea brasileira.

Recebi essa notícia como um bom soldado, que dedicou 46 anos de sua vida a servir ao seu país.

Ao deixar o comando da aeronáutica, meu sentimento é de gratidão aos que labutaram ao meu lado, direta e indiretamente, para que a Força Aérea, uma instituição de estado, servisse ao povo brasileiro em todos os seus chamados.

Assim, gostaria de agradecer aos que me antecederam nessa árdua missão, aos nossos veteranos que nos incentivaram nas dificuldades e nos transmitiram ensinamentos preciosos para o desempenho deste comando.

Nesse período foram muitas as ações da Força Aérea, principalmente no sentido de modernizá-la, com o recebimento e todas as ações decorrentes para que o nosso KC-390 iniciasse seus voos, já no cumprimento das missões de transporte logístico no enfrentamento dos efeitos adversos da pandemia da Covid-19.

Já vemos hoje concretizado o sonho de voarmos um caça de 5ª geração, o F-39 Gripen, em franco estágio de implantação, com previsão de entrega no final deste ano.

Nesses tempos difíceis em que vivemos muitas perdas de vidas em função da pandemia da Covid-19, presto meu testemunho e gratidão pelos esforços desmedidos de todo o efetivo da Força Aérea Brasileira, voando ou apoiando os que voam para suprir logisticamente todas as regiões deste país, com um só objetivo: salvar vidas.

Desde a operação regresso à pátria amada, quando resgatamos irmãos brasileiros na China, até o momento, a Força Aérea já voou mais de 5000 horas e transportou mais de 4000 toneladas de materiais médicos, insumos, profissionais de saúde e pacientes transferidos de Manaus, Rondônia e Roraima para outros estados.

Essa é a nossa missão. Estamos na proa correta, o suor do nosso trabalho constitui uma inestimável herança luminosa que jamais será esquecida pelo povo brasileiro.

Portanto, prezados integrantes da Força Aérea, acreditem na relevância da nossa missão que, balizada pelos inarredáveis preceitos constitucionais, coopera para a soberania daquilo que nos cabe: o Espaço Aéreo.

Mantenham o ânimo forte que nos move ao apoio social e o querer audaz para enfrentar os desafios do presente. Orgulhem-se dessa verdadeira obra em prol da consolidação de um Brasil forte, coeso e soberano.

Nesse momento em que me despeço, gostaria de externar meus mais sinceros agradecimentos aos homens e mulheres, militares e civis que optaram por servir ao Brasil nas asas da Força Aérea Brasileira.

Muito obrigado.”

PORTAL AEROFLAP


FAB transporta usina de oxigênio de 14 toneladas para Belém


Da Redação | Publicada em 31/03/2021 15:25

Um C-130M Hércules da Força Aérea Brasileira realizou o transporte de uma usina de geração de oxigênio na última segunda-feira (29).

O equipamento de 14.5 toneladas foi levado de Manaus (AM) para Belém (PA) em caráter emergencial e será instalado no Hospital de Campanha da cidade, montado no Hangar do Centro de Convenções da Amazônia, para o tratamento de pacientes com COVID-19.

No domingo (28), um KC-390 Millennium transportou dez cilindros de oxigênio líquido de Manaus para Porto Velho (RO). A cidade também recebeu, anteriormente, contêineres isotanques de grande capacidade e cilindros de oxigênio gasoso.

No mesmo dia, outro C-130M levou 347 cilindros de oxigênio gasoso de Guarulhos (SP) para Sinop (MT). O material foi levado para o Hospital Regional Jorge de Abreu sob escolta de militares do Exército Brasileiro.

Além das ações da FAB, o Exército Brasileiro realizou trabalhos de desinfecção nos dias 15, 23 e 25 de março. A Escola Municipal Sargento João Délio dos Santos, em Duque de Caxias (RJ), a delegacia de Polícia Federal, o Centro de Hematologia do Ceará e demais locais públicos na região do Cariri, nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato, receberam limpeza por unidades do EB. 

As ações das duas instituições fazem parte da Operação COVID-19 do Ministério da Defesa.

Ministro da Defesa apresenta novos Comandantes das Forças Armadas


Redação | Publicada em 31/03/2021 20:00

Nesta quarta-feira (31), o Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, apresentou os novos Comandantes das Forças Armadas.

São eles: Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, Comandante da Marinha do Brasil; General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Comandante do Exército Brasileiro; e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, Comandante da Força Aérea Brasileira.

Conforme a Constituição Brasileira de 1988, a escolha dos Comandantes das Forças Armadas é feita mediante lista tríplice encaminhada ao Presidente da República pelo comando de cada Força.

Comandante da Aeronáutica

O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior foi indicado, nesta quarta-feira (31), para assumir o Cargo de Comandante da Aeronáutica. O Oficial-General substituirá o Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que está no cargo desde 2019.

Natural do Rio de Janeiro (RJ), o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior ingressou na Força Aérea Brasileira em 03 de março de 1975 e foi promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em 31 de março 2018.

Durante a carreira de 46 anos dedicados à vida militar, assumiu o comando, a chefia e a direção de diferentes organizações da FAB, entre elas, foi o primeiro Comandante do 2º/6º Grupo de Aviação – Esquadrão Guardião; Comandante da Base Aérea de Fortaleza; Adjunto do Adido de Defesa e Aeronáutica nos Estados Unidos; Subchefe de Apoio do Comando-Geral de Apoio; Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate e Chefe do Subdepartamento de Desenvolvimento e Programas; Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro; Diretor da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico; Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa. Atualmente, é o Comandante do Comando-Geral de Apoio.

O Oficial-General é oriundo das aviações de caça e reconhecimento. Possui 4 mil horas de voo, sendo 2.200 horas em aeronaves de caça. Já voou nas seguintes aeronaves: T-23, T-25, AT-26, C-95, T-27, U-7,U-42, F-103, F-5, EMB 135/145/C-99, E/R-99, C-98B.

Via: Ministério da Defesa e FAB

MINISTÉRIO DA DEFESA


Ministro da Defesa apresenta novos Comandantes das Forças Armadas


Centro De Comunicação Social Da Defesa (ccomsod) | Publicada em 31/03/2021 18:09

Brasília (DF), 31/03/2021 – Nesta quarta-feira (31), o Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, apresentou os novos Comandantes das Forças Armadas. São eles: Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, Comandante da Marinha do Brasil; General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Comandante do Exército Brasileiro; e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, Comandante da Força Aérea Brasileira.

Conforme a Constituição Brasileira de 1988, a escolha dos Comandantes das Forças Armadas é feita mediante lista tríplice encaminhada ao Presidente da República pelo comando de cada Força.