Escola Superior de Guerra realiza Curso Superior de Política e Estratégia em Brasília

Publicado: 25/11/2011 09:43
Imprimir
Fonte: EMAER

A Escola Superior de Guerra (ESG), localizada no campus Brasília realizou (18/11) a cerimônia de conclusão do primeiro Curso Superior de Política e Estratégia (CSUPE/2011), organizado pelo Núcleo Brasiliense da ESG. Ao todo, 54 estagiários provenientes de 31 Instituições da Alta Administração Pública Federal integraram o 1º CSUPE. A Força Aérea teve a participação no referido curso do Chefe da 3ª Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Brigadeiro do Ar Maximo Ballatore Holland e do Assessor Militar na Presidência da República, Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira.

Durante sete semanas, foram analisadas questões orçamentárias, proteção da fronteira, política de mobilização, necessidades de novos equipamentos e influência do cenário político internacional no ambiente interno do País. As palestras foram conduzidas por integrantes do Ministério da Defesa e conferencistas renomados dos Ministérios das Relações Exteriores; Planejamento, Orçamento e Gestão; Ciência, Tecnologia e Inovação; Meio Ambiente; Secretaria de Assuntos Estratégicos; Polícia Federal; Receita Federal; FIESP e pesquisadores.

Para a gerente executiva da célula de inteligência em segurança da Caixa Econômica Federal, Ana Luiza Vasconcellos, foi uma honra ser a representante da Instituição no curso.

“Tivemos a honra de receber informações privilegiadas, advindas de palestrantes de altíssimo nível, que nos enriqueceram com seus conhecimentos. Recebemos “asas que protegem o país” e que permitem alçar novos vôos, com visão ampliada e maior foco. Aprendemos que o “braço forte” que nos protege, também é a “mão amiga” que nos ampara. Enxergamos outra Amazônia, azul, e aprendemos que “protegendo nossas águas”, também preservamos a riqueza, a diversidade e a soberania desse grandioso País”, contou Ana Luiza.

Na avaliação do comandante da ESG, General de Exército Túlio Cherem, a data de hoje é um marco para a Instituição porque assinala a presença do centro de ensino em Brasília.

“Nossa ideia é realizar um curso por ano. No próximo, pretendemos convidar o meio acadêmico da cidade”, ressaltou o general.

Segundo ele, o Núcleo Brasiliense da ESG também promoverá estágios para os servidores do Ministério da Defesa e ministrará cursos sobre direito humanitário e de formação de analistas de Defesa – carreira em fase de aprovação.

O CSUPE destina-se a proporcionar, a civil do alto nível da administração pública e a militares das Forças Armadas, elementos para a macro-análise dos cenários nacional e internacional, de modo a possibilitar a avaliação de políticas e estratégias, em especial na área da Defesa e o próximo curso será realizado no período de 8 de outubro a 22 de novembro de 2012.

imagens/original/10577/dsc_2994.jpg