EVENTO

Começa em Salvador o curso de comunicação social da FAB

Força Aérea prepara militares que irão atuar no Sistema de Comunicação Social da Aeronáutica (SISCOMSAE)
Publicada em: 21/11/2011 09:49
Imprimir
Fonte: Agencia Força Aérea



Transparência no trato com a informação pública. Este é o mote do Curso de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica (CCS-Brasil), que começou neste domingo (20/11), no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA). O evento reúne 123 alunos, entre oficiais e graduados da FAB, Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e ainda funcionários civis do Ministério da Defesa, Secretaria de Aviação Civil, Infraero e Embraer. Oficinas de gerenciamento de crise, aulas de produção de notícia, palestras sobre jornalismo, relações públicas e publicidade/propaganda farão parte da rotina dos alunos até a próxima sexta-feira (25/11), data do encerramento do curso.

Os alunos foram recebidos pela coordenação do curso e receberam as primeiras instruções. “Achei muito interessante a infraestrutura oferecida aos alunos”, diz o Capitão Aviador Ricardo Zuccarelli, que é oficial de Comunicação Social do 1º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação sediado na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ). O CEMCOHA, inaugurado este ano, disponibilizou um amplo auditório central, onde a maioria das aulas serão ministradas e mais quatro mini-auditórios para as dinâmicas e exercícios de grupos.

O CCS- Brasil é um curso de extensão organizado pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) para capacitar militares e civis para atuarem como elos do Sistema de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica (SISCOMSAE). Algumas instituições externas ao Comando da Aeronáutica também matriculam profissionais no curso como forma de intercâmbio. “É uma oportunidade muito boa para trocar experiências e reciclar nossos conhecimentos”, avalia a Capitão do Exército Sylvia Martins, que tem 10 anos de atuação na área de Relações Públicas do Centro de Comunicação do Exército, (CComSEx).

A FAB realiza o curso de comunicação social há 18 anos, mas pela primeira vez, o curso está sendo realizado de forma conjunta, com a participação de oficiais e graduados. “Nós enxergamos que o trabalho de Comunicação Social ocorre de forma horizontal, por isso achamos mais didático que o curso tenha a participação de todos que atuam na área, sem distinção entre oficiais e graduados”, revela o Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.