OPERAÇÃO COVID-19

Aeronaves C-105 da FAB transportam cilindros de oxigênio para Tabatinga (AM)

Os C-105 Amazonas transportaram cilindros de oxigênio, entre sexta-feira (22) e sábado (23), que foram reabastecidos e utilizados no combate ao novo Coronavírus
Publicada em: 24/05/2020 12:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

Duas aeronaves C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram, nesta sexta-feira (22) e sábado (23), Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. Os aviões, pertencentes ao Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9ºGAV) – Esquadrão Arara, transportaram 55 cilindros de oxigênio reabastecidos, de Manaus (AM) para Tabatinga (AM). A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

A primeira aeronave, FAB 2802, decolou com o carregamento da Ala 8 – Base Aérea de Manaus na sexta-feira, às 19h05 (horário de Brasília) e pousou em Tabatinga às 23h02. A aeronave retornou para a Ala 8 trazendo os cilindros vazios para o reabastecimento. Já no sábado (23), foi a vez do FAB 2803 seguir para o município amazonense. O avião decolou às 17h10 e pousou em Tabatinga às 20h00. Os cilindros de oxigênio serão empregados no atendimento à população local no enfrentamento ao novo Coronavírus.

Segundo o Capitão Aviador Marcus Portal, um dos pilotos da aeronave que cumpriu a primeira etapa da missão, é recompensador poder utilizar a capacidade do Esquadrão para contribuir dessa maneira. "É muito gratificante para nós da FAB apoiar o país nas asas de nossas aeronaves nesse momento difícil", disse.

O Comandante do Esquadrão Arara, Tenente-Coronel Aviador Leonardo Amorim de Oliveira, um dos pilotos do segundo trajeto, destaca a satisfação de poder ajudar nessa missão. "Nós do Esquadrão Arara nos sentimos orgulhosos de apoiar nosso povo e contribuir na integração no nosso Brasil", relata. 

Para o Sargento Leandro Pinto dos Reis, que desempenha a função de mecânico da aeronave, o sentimento gerado por ser integrante da missão é incomparável. "Sinto-me orgulhoso em fazer parte do Esquadrão Arara, que está sempre disposto ajudar o Brasil e integrar a Amazônia", completa.

OPERAÇÃO COVID-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente.

A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19. As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Fotos: Major Thiago e Tenente Bruna Pinheiro/ Ala 8; Sargento Adrielle/DTCEA-TT

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19 no Flickr oficial da FAB.

imagens/original/40347/POUSO232.jpg
imagens/original/40347/POUSO237.jpg
imagens/original/40347/POUSO239.jpg
imagens/original/40347/TT10.jpg
imagens/original/40347/TT12.jpg
imagens/original/40347/tt3.jpg
imagens/original/40347/TT6.jpg