INGRESSO

FAB abre inscrições para 180 vagas ao curso Preparatório de Cadetes do Ar

Inscrições começam no dia 3 de abril e terminam no dia 21 de abril de 2020
Publicada em: 19/03/2020 18:06
Imprimir
Fonte: DIRENS, por Tenente Leonardo da Conceição
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga - Revisão: Major Monteiro

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou as Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar do ano de 2021. As inscrições para as 180 vagas começam a partir das 10h do dia 3 de abril e terminam às 9h do dia 21 de abril de 2020 (horário de Brasília). Para se inscrever, basta acessar aqui.  A  taxa de inscrição é de R$ 60,00.

As vagas serão destinadas a candidatos dos sexos masculino e feminino. Para ser matriculado no curso, o candidato precisa cumprir todas as exigências previstas nas Instruções Específicas deste Exame, não possuir menos de 14 nem completar 19 anos de idade até 31 de dezembro de 2021, e ter concluído, na data da Concentração Final do certame, em janeiro de 2021, o Ensino Fundamental do Sistema Nacional de Ensino.

O processo seletivo é composto de provas escritas (língua portuguesa, matemática, língua inglesa e redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar (para candidatos negros que optarem pelo sistema de reserva de vagas) e validação documental.

As provas escritas ocorrerão em 5 de julho de 2020. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), deverão se apresentar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena-MG, em 16 janeiro de 2021, para habilitação à matrícula no curso que tem duração de três anos. Após a conclusão do curso com aproveitamento, o aluno fará jus aos certificados de conclusão do Ensino Médio e do próprio CPCAR e poderá concorrer ao número de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA).

Foto: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER