CONTROLE

Ministros da Defesa do Brasil e da Bolívia se reúnem no CINDACTA IV

O encontro, em Manaus, teve como objetivo tratar de assuntos relativos à cooperação entre os dois países
Publicada em: 02/02/2020 16:52
Imprimir
Fonte: Ala 8 e CINDACTA IV
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane e Aspirante Flávia Rocha - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), em Manaus (AM), sediou na sexta-feira (31/01), uma reunião dos Ministros da Defesa do Brasil, Fernando Azevedo e Silva, e da Bolívia, Luis Fernando López Julio. O encontro contou com a participação do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, de Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, de representantes do DECEA e de uma comitiva boliviana.

A reunião entre os Ministros da Defesa teve como objetivo promover mais mecanismos de cooperação entre o Brasil e a Bolívia, principalmente na área de controle de tráfego aéreo, para a realização de atividades bilaterais, como, por exemplo, cursos e intercâmbios, bem como para dar continuidade à Missão Técnica criada em 2019, em Cochabamba, cidade boliviana.

O Ministro Fernando Azevedo enfatizou a relação estratégica entre os dois países. “A Bolívia é um país-irmão muito importante e que tem uma fronteira extensa com o Brasil. Mais do que isso, nossas Forças Armadas sempre foram muito próximas e com diálogo muito bom,” declarou.  

Acompanhado da sua comitiva, o Ministro da Defesa da Bolívia teve a oportunidade de visitar o CINDACTA IV, na capital do Amazonas, e conheceu sua infraestrutura, assim como algumas ferramentas desenvolvidas para o controle do espaço aéreo brasileiro.

Durante a visita, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, destacou a importância do desenvolvimento de ações para a integração entre as duas Nações, notadamente na área de Controle do Espaço Aéreo. “Os laços de amizade sempre se fortalecem quando ocorrem eventos como esse”, frisou.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Fotos: Cabo Cobalquini / MD

Reportagem: Tenente Dantoniele / Ala 8  e Tenente Shirley / CINDACTA IV

Vídeo: Sargento Santiago / CECOMSAER

imagens/original/39866/1MinistroDaDefesaBolivianoCindactaIV_31.01.2020.jpeg
imagens/original/39866/2MinistroDaDefesaBolivianoCindactaIV_31.01.2020.jpeg
imagens/original/39866/3MinistroDaDefesaBolivianoCindactaIV_31.01.2020.jpeg