PESQUISA

Projetos de Pesquisa da UNIFA são aprovados em Programa de Fomento da CAPES

Comissão de Avaliação do PROCAD-DEFESA selecionou cinco projetos da Universidade da Força Aérea
Publicada em: 29/01/2020 10:00
Imprimir
Fonte: UNIFA, por Tenente Pollyana
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Flávia - Revisão: Capitão Oliveira Lima

O Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-DEFESA) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) selecionou cinco projetos que têm participação ativa dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade da Força Aérea (UNIFA), nas áreas de Ciências Aeroespaciais e de Desempenho Humano Operacional.

No total, o Edital 15/2019 do PROCAD-DEFESA selecionou 15 projetos. Entre esses, os que têm intermédio dos professores e pesquisadores da UNIFA são do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) e do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO).

Os títulos dos projetos com participação da UNIFA selecionados foram: “Mísseis e Foguetes na Defesa Nacional: o Sistema Astros como Elemento de Transformação Militar”; “Gestão e Governança em Biossegurança”; “A cadeia de valor da ajuda humanitária e suas relações com a segurança nacional”; “Incorporação de tecnologia aeroespacial para a Defesa: impactos organizacionais, doutrinários e na autonomia estratégica” – esses quatro no âmbito do PPGCA –; e “Fatores determinantes do desempenho humano na aviação militar frente às novas tecnologias”, do PPGDHO.

Segundo o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFA, Brigadeiro de Infantaria Augusto Cesar Amaral, a participação no PROCAD – DEFESA é de extrema importância para o desenvolvimento dos Programas de Pós-Graduação da UNIFA e demonstra tanto o reconhecimento como o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas na Universidade, junto ao MD e ao meio acadêmico. “Além disso, abre portas para novas parcerias. Na UNIFA, nosso principal objetivo é o de capacitar pessoas para a discussão, promoção e difusão do Poder Aeroespacial em seus aspectos mais gerais e preparar o profissional-militar para enfrentar os desafios advindos do desenvolvimento tecnológico”, destacou.

O Programa

O PROCAD-DEFESA é resultado de uma parceria da CAPES com o Ministério da Defesa (MD), com o objetivo de promover a cooperação entre instituições civis e militares, tanto de ensino superior e pesquisa quanto de Institutos de Ciência e Tecnologia. Tem como finalidade desenvolver projetos voltados ao ensino, à produção de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados nas áreas de ajuda humanitária, estudos estratégicos, gestão e tecnologia, desempenho humano operacional e outras áreas de importância estratégica para a Defesa Nacional.

Os projetos terão a duração de cinco anos e visam, além da produção acadêmica, à formação de mestres, doutores e pós-doutores no âmbito das Universidades participantes.

Programas de Pós-Graduação na UNIFA

A UNIFA, atualmente, conta com dois Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu reconhecidos em nível nacional: o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais, que objetiva estudar e desenvolver pesquisas de cunho político-estratégico no campo do Poder Aeroespacial, e o Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional, que visa capacitar recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisas e de publicações técnicas aplicadas à melhoria do desempenho humano no âmbito das Forças Armadas.

Os dois Programas desenvolvem regularmente um curso de Mestrado, na modalidade profissional e, está em andamento o processo de criação do curso de Doutorado Profissional do Programa em Ciências Aeroespaciais. Os cursos de Mestrado e Doutorado da UNIFA são abertos para os Oficiais das Forças Armadas e Auxiliares e para os civis graduados em qualquer área do conhecimento dispostos a conhecer e promover pesquisas no campo do Poder Aeroespacial.

Para mais informações sobre a UNIFA, acesse os links a seguir: http://www.unifa.intraer/ ou http://www2.fab.mil.br/unifa/.

Foto: Sargento Aguiar / UNIFA