EVENTO

Academia da Força Aérea realiza cerimônia de Passagem de Comando

Coronel Aviador Ramiro Kirsch Pinheiro é o 44º Comandante do “Ninho das Águias”
Publicada em: 25/01/2020 11:24
Imprimir
Fonte: AFA, Tenente Inforzatto
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Flávia Rocha - Revisão: Major Monteiro

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou na manhã desta quinta-feira (23/01), a cerimônia de Passagem de Comando, que contou com a presença das seguintes autoridades: Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita; Diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad; Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa; Oficiais-Generais da reserva da Aeronáutica; Prefeito de Pirassununga, Ademir Alves Lindo; Presidente da Câmara Municipal de Pirassununga, Vereador Jeferson Ricardo do Couto; entre outras autoridades civis e militares.

Após sua gestão à frente da AFA, o Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado despediu-se do cargo e segue para missão no exterior. Seu sucessor é o Coronel Aviador Ramiro Kirsch Pinheiro, que exercia a função de Chefe da Primeira Seção da Sexta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), em Brasília (DF).

Ao realizar o balanço do seu Comando, o Brigadeiro David destacou que em 2019 a AFA passou por uma grande reformulação curricular, que teve impacto direto nos seus três principais setores: Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer), Divisão de Operações Aéreas (DOA) e Divisão de Ensino (DE). “Foi um desafio muito grande, e busquei me preparar muito na área de ensino e comportamento da juventude, para minha atuação frente às mudanças no currículo, na instrução aérea e nos padrões disciplinares na AFA. Encontrei profissionais comprometidos, o que facilitou a missão. Tenho muita gratidão por eles. Saio daqui honrado pelo trabalho e gratificado pelos resultados obtidos”, ressaltou o ex-Comandante.

O novo Comandante da AFA é natural do Estado do Rio Grande do Sul e piloto de Asas Rotativas. Agora assume os destinos da Organização Militar responsável por formar os Oficiais de carreira dos quadros de Aviação, Intendência e Infantaria. “Tenho grandes expectativas para os próximos dois anos. O Comando da AFA representa o maior desafio da minha carreira, pois é aquela que permeia o futuro da Força Aérea Brasileira (FAB), ou seja, formamos aqueles que vão guiar a Força. Então, essa condição de formar os Oficiais que a FAB demanda, não só para agora, mas para o futuro, é uma responsabilidade imensa, e esse desafio é extremamente instigante, um estímulo para que eu dê o meu melhor”, comentou o Coronel Ramiro, 44º Comandante a assumir a AFA.

Além do efetivo da AFA e dos Cadetes, estiveram presentes na cerimônia, militares de todas as Organizações que compõem a Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS) e prestam apoio à formação do Cadete da Aeronáutica: Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga (FAYS), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA-YS), Prefeitura de Aeronáutica de Pirassununga (PAYS), Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), Grupamento de Apoio de Pirassununga (GAP-YS) e Esquadrão de Saúde de Pirassununga (ES-YS).

Fotos: Tenente Inforzatto e Sargento Gaedke / AFA