SAÚDE

Sistema digital é utilizado para tratamento odontológio na FAB

Unidades da FAB de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE) operam o Sistema CAD/CAM odontológico
Publicada em: 16/01/2020 09:35
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenentes Fraga e Jonathan
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

As Unidades de Odontoclínica de Aeronáutica de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE) operam um Sistema CAD/CAM odontológico, constituído por um computador acoplado a um scanner intra-oral 3D e a uma fresadora (máquina destinada à usinagem de materiais), que permite ao cirurgião dentista produzir coroas e facetas em uma única visita do paciente. A sigla do equipamento CAD/CAM vem do inglês, sendo CAD computer-aided design (projeto assistido por computador) e CAM computer-aided manufacturing (fabricação assistida por computador).

Essa tecnologia traz diversos benefícios, agregando conforto, qualidade e rapidez aos tratamentos oferecidos. O equipamento elimina as etapas de moldagem e colocação de provisórios.

A Chefe da Seção de Dentística Restauradora e Especialista em Prótese da Odontoclínica de Aeronáutica de Brasília (OABR), Capitão Dentista Amanda Oliveira Fernandes, ressalta a importância do novo equipamento. “O Sistema CAD/CAM, além de economizar material, também ganha muito em precisão, porque nós não temos mais os fatores de distorção de material de moldagem e de gesso”, afirma.

Ainda de acordo com a Capitão, as restaurações não são feitas mais de modo manual ou artesanal, e sim de maneira digital, o que traz uma previsibilidade na adaptação das peças em nível de excelência. “Assim, conseguimos entregar trabalhos que garantem ao paciente maior longevidade, qualidade e mais agilidade”, conclui.

Foto: Soldado Wilhan Campos / CECOMSAER