DIA DA INFANTARIA

Unidades da FAB celebram o Dia da Infantaria da Aeronáutica

Confira como foram as cerimônias na Ala 4, Ala 10, Ala 11, Guarnição de Aeronáutica de Recife e Base Aérea de Salvador
Publicada em: 12/12/2019 18:28
Imprimir
Fonte: Ala 4, Ala 10, Ala 11, GUARNAE-RF e BASV
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Capitão Landenberger

Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) em todo o país celebraram o Dia da Infantaria nessa quarta-feira (11). A data faz alusão à criação das primeiras Companhias de Infantaria, no ano de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. Confira como foram as celebrações na Ala 4, Ala 10, Ala 11, Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) e Base Aérea de Salvador (BASV).

Ala 4

Em Santa Maria (RS), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da Ala 4, Coronel Aviador Élison Montagner. Durante a solenidade, o Esquadrão de Segurança e Defesa (ESD) realizou a entrega de distinção de Graduado e Praça Padrão do ano de 2019 ao Sargento Mitieli Lovato Colpo e ao Cabo John Wainer Pedroso da Silva, respectivamente. O desfile contou com viaturas operacionais utilizadas no cumprimento das missões da Infantaria, como o caminhão de transporte de tropa, carros de patrulha, além de cavalos e cães de guerra que também foram incorporados ao grupamento. Ao final da cerimônia, a tropa, comandada pelo Major Aviador Edgar Barcellos Carneiro, desfilou em continência ao Comandante da Ala 4 ao som da Canção do Paraquedista e da Canção da Infantaria da Aeronáutica.   

Ala 10

Em Parnamirim, região metropolitana de Natal (RN), a data foi comemorada com uma programação especial de eventos, realizados pelo Esquadrão de Segurança e Defesa (ESD). A solenidade militar foi presidida pelo Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, que estava acompanhado do Assessor Especial do Comandante de Preparo, Brigadeiro Cláudio Alves da Silva, do Graduado Master da Guarnição de Aeronáutica de Natal, Suboficial Bruno Eduardo de Araújo Vitor, além de outras autoridades militares.

Na cerimônia foram homenageados o Graduado e o Praça Padrão, respectivamente o Sargento José Elivão Mendonça Faustino e o Cabo Leonardo Nardi de Melo. Em suas palavras, o Comandante da Ala 10 destacou o trabalho realizado pela Infantaria nas Unidades da Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT). Além da solenidade, foram realizadas competições esportivas e uma campanha de arrecadação de donativos, que serão doados a três instituições de assistência social de Natal e Parnamirim.

Ala 11

A solenidade na Ala 11, localizada no Rio de Janeiro (RJ), foi presidida pelo Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, e contou com a presença do Comandante da Ala 11, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga. Durante a cerimônia ocorreram demonstrações operacionais de funcionamento e técnicas de emprego da Infantaria, em que militares desfilaram em marruás da esquadrilha de autodefesa de superfície do Grupo de Segurança e Defesa do Galeão (GSD-GL), nas viaturas operacionais, elementos de controle de distúrbios do GSD-GL, elemento de Polícia de Aeronáutica do Grupo de Segurança e Defesa dos Afonsos (GSD-AF) e equipe de moto patrulhamento do Grupo de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro (GSD-RJ).

GUARNAE-RF

A Guarnição de Aeronáutica de Recife comemorou o Dia da Infantaria de Aeronáutica e o quarto aniversário de criação do Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF), em cerimônia ocorrida no pátio de formaturas do GAP-RF. A solenidade, presidida pelo Diretor do Hospital de Aeronáutica de Recife, Coronel Médico Francisco Eliomar Gomes de Oliveira, contou com a participação dos Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito da Guarnição de Aeronáutica de Recife, além de oficiais do Exército Brasileiro.

Durante a solenidade foi realizada a homenagem ao Destaque Operacional do Grupamento de Segurança e Defesa de Recife (GSD-RF), o Sargento Fernando Paula de Figueiredo, que recebeu o certificado de destaque das mãos do Comandante do GSD-RF, Tenente-Coronel de Infantaria André Luiz Souto Mendes Barros. Já nas comemorações relativas ao quarto aniversário do GAP-RF foi realizada homenagem à servidora Zélia Maria Veloso Araújo, ao Sargento Leandro Luiz de Pádua Pastor e ao Soldado Dayvson Lacerda Pereira da Silva, que foram escolhidos como Servidor Civil, Graduado e Praça Padrão respectivamente. Ainda na cerimônia foram entregues os certificados de Amigo do GAP-R e a Medalha Militar.

BASV

Em 4 de dezembro como parte da programação do Dia da Infantaria, a Base Aérea de Salvador (BASV) realizou, pela primeira vez em suas instalações, o I Torneio de Cães Policiais com participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Conjunto Penal Masculino de Salvador.

O Soldado Isaque Fernandes da Silva e o Cão Baruk, ambos da BASV, conquistaram o primeiro lugar do Torneio. O Comandante da BASV, Coronel Aviador Ivan Lucas Karpischin, acompanhou as provas e premiou os vencedores. “É um evento muito bacana que congrega os treinadores, tratadores e criadores de cães de unidades de Segurança de Salvador. Este evento traz integração, troca de experiências e conhecimento e se, posteriormente, caso qualquer um deles precise contar com o  apoio de outro, esse contato iniciado aqui facilita isso", destacou.

 

Fotos: Sargento Rocha (Ala 11) / Soldado Kassiel (Ala 4) / Cabo Simplício (Ala 10) / Cabo Alexandrino (GUARNAE-RF) / Soldado Luiz (BASV)