DIA DA INFANTARIA

Força Aérea realiza cerimônia alusiva ao Dia da Infantaria da Aeronáutica

Solenidade aconteceu na Ala 1, em Brasília (DF), e contou com homenagem e desfile militar
Publicada em: 11/12/2019 17:17
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Aspirante Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Landenberger

A cerimônia alusiva ao Dia da Infantaria da Aeronáutica, comemorado nesta quarta-feira (11/12), reuniu militares da ativa e da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB). A solenidade, que aconteceu na Ala 1, em Brasília (DF), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que foi recebido pelo Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar Vincent Dang, acompanhado do Graduado Master da Guarnição de Aeronáutica de Brasília, Suboficial Fernando Cesar Batista dos Santos.

O evento contou com a presença do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral; do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; do Tenente-Brigadeiro José Carlos Pereira; do Tenente-Brigadeiro Sérgio Pedro Bambini; do Tenente-Brigadeiro João Manoel Sandim de Rezende; do Tenente-Brigadeiro Gilberto Antonio Saboya Burnier; de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira; e de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares. 

O Comandante da Aeronáutica parabenizou os militares que atuam na Infantaria e destacou a importância do quadro para a FAB. “A Força Aérea sente-se honrada em comemorar os 78 anos da Infantaria da Aeronáutica. Ao longo desses anos, a Infantaria colaborou com o significativo ganho operacional da FAB, além de ter acumulado larga experiência profissional. Assim, parabenizo nossos militares e desejo que mantenham suas características de vibração e total dedicação no cumprimento de suas missões”, disse.

Reconhecimento

O Subchefe de Integração Logística do Ministério da Defesa, Brigadeiro de Infantaria Luiz Cláudio Topan, foi homenageado por ser o mais antigo do quadro e, ainda, por sua despedida do serviço ativo da FAB. "São 39 anos de carreira e isso resume a importância de estar aqui nesse momento, compartilhado com meu filho que foi promovido recentemente a Aspirante da FAB. É um momento importante e comovente", falou.

Infantaria da Aeronáutica

Ao lembrar da ativação das primeiras companhias de Infantaria do Ministério da Aeronáutica, datado em 11 de dezembro de 1941, o Chefe da Subchefia de Segurança e Defesa do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro de Infantaria Marcelo Rosa Costa, destacou as evoluções doutrinárias atuais. “A Infantaria demonstra uma evolução muito grande, e, neste ano, tivemos a aprovação do Conceito de Emprego da Infantaria que delineia as três áreas de atuação, Segurança e Defesa, Defesa Antiaérea e Operações Especiais. No próximo ano, devemos estar editando nosso primeiro Curso de Autodefesa de Superfície, consolidando a doutrina de emprego da tropa na defesa dos nossos vetores aéreos”, disse.

Militares da Banda de Música da Ala 1, do Grupamento de Batedores, do Grupamento de Bandeiras Históricas, da Esquadrilha Cerimonial Santos-Dumont, do Grupamento da Polícia de Aeronáutica, do Grupamento de Controle de Distúrbios, do Grupamento de Cães de Guerra e das Unidades de Tiro de Defesa Antiaérea e Segurança Aproximada das Unidades de Tiros encerraram o evento com o desfile militar em continência ao Comandante da Aeronáutica.

A missão da Infantaria da Aeronáutica consiste em assegurar a guarda, a vigilância e a defesa imediata das bases aéreas, aeródromos, campos de pouso e estabelecimentos da Aeronáutica. A atuação da Infantaria ocorre nas áreas de Defesa, Defesa Aeroespacial, Operações Especiais e Busca e Salvamento, dentro das quais estão dispostas as Ações de Força Aérea de Ação Direta, Autodefesa de Superfície, Busca e Salvamento, Busca e Salvamento em Combate, Contraterrorismo, Defesa Antiaérea, Guiamento Aéreo Avançado, Polícia da Aeronáutica, Segurança das Instalações e Reconhecimento Especial.

Assista ao vídeo da cerimônia.

Vídeo: Sargento Keyla dos Santos / CECOMSAER

Fotos: Soldado Felipe Coelho/CECOMSAER

imagens/original/39696/191211FEL2799_Felipe_Coelho_.jpg
imagens/original/39696/191211FEL2831_Felipe_Coelho_.jpg
imagens/original/39696/191211FEL9307_Felipe_Coelho_.jpg
imagens/original/39696/191211FEL9367_Felipe_Coelho_.jpg
imagens/original/39696/191211FEL9388_Felipe_Coelho_.jpg
imagens/original/39696/191211FEL9399_Felipe_Coelho_.jpg
imagens/original/39696/191211FEL9498_Felipe_Coelho_.jpg
imagens/original/39696/191211FEL9542_Felipe_Coelho_.jpg