FORÇAS NO ESPORTE

Organizações da FAB realizam o encerramento do PROFESP 2019

Confira como foram as cerimônias na EEAR e no CINDACTA III
Publicada em: 10/12/2019 13:40
Imprimir
Fonte: EEAR e CINDACTA III
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) realizou, no dia 04 de dezembro, em Guaratinguetá (SP), a solenidade de encerramento da participação de uma das turmas do Programa Segundo Tempo Forças no Esporte (PROFESP). As 180 crianças participantes completaram o período de dois anos no PROFESP.

“Hoje, essa formatura enche o nosso coração de alegria e de paz porque sabemos do enorme trabalho desenvolvido pela EEAR. Os nossos alunos ganham muito com isso, além de melhor qualidade de vida, aprendem sobre disciplina e amar a Pátria, coisas que serão muito significativas para a vida. Temos a certeza de um futuro promissor para nossas crianças”, afirmou uma das coordenadoras da Secretaria da Educação de Guaratinguetá, Maria Auxiliadora Vaz de Arruda.

Os formandos receberam um certificado pela participação no Programa das mãos do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, dos Oficiais Superiores da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá (GUARNAE-GW) e dos coordenadores da Prefeitura de Guaratinguetá.

“Eu gostei muito da nossa formatura e de participar do projeto na Escola. Fiz vários amigos e muitas atividades legais. E foi incrível arremessar nossos bonés, após fazer o grito de guerra, pois eu já vi isso na formatura dos Sargentos”, comentou Samuel do Amaral, de 10 anos.

CINDACTA III

Já o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), localizado no Recife (PE), encerrou, nos dias 27 e 28 de novembro,  as atividades do PROFESP do ano de 2019. Cerca de 450 alunos, de oito escolas estaduais de Pernambuco, foram beneficiados este ano.

"Aprendi muita coisa no Programa, como ter mais educação e respeito às pessoas. Aprendi a jogar handebol, um esporte que eu não conhecia e, principalmente, fiz muitos amigos", ressaltou Gabriel Marques Pereira, de 14 anos, aluno da Escola Roberto Silveira.

Durante o evento, os participantes assistiram a uma demonstração do Elemento de Cães de Guerra (ECG), do Grupo de Segurança e Defesa de Recife (GSD-RF). Os alunos tiveram a oportunidade de assistir aos comandos de adestramento dos animais, bem como a simulações de busca por substâncias ilícitas e explosivos. Além disso, a turma de 2019 participou de práticas esportivas como oficinas de futebol, natação, voleibol e judô.

“Gostei de jogar futebol, de aprender os comandos de Ordem Unida, e, principalmente, da oportunidade de fazer natação, que era o meu sonho", declarou a estudante da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, Sophia Gonçalves Egito, 13 anos.

Fotos: Soldado Charleaux/EEAR e Soldado Moura/CINDACTA III.