FORMAÇÃO

Comandante da Aeronáutica ministra palestra a alunos do Estágio de Comando da Força Aérea

Oitenta e um Oficiais assistiram à apresentação sobre a conjuntura atual da FAB e características da liderança
Publicada em: 03/12/2019 15:55
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, ministrou palestra, nesta segunda-feira (2), a 81 Oficiais que estão cursando o Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira (ECFAB). No evento, realizado na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ), o Oficial-General informou os militares sobre a conjuntura atual da Força Aérea Brasileira (FAB) e apresentou temas relacionados à chefia e liderança.

Participaram da palestra o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita; o Comandante da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto; o Chefe de Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; entre outros Oficiais-Generais da FAB.

Na apresentação, o Tenente-Brigadeiro Bermudez discorreu sobre as Escolas e Cursos de formação, ressaltando a evolução no Sistema de Ensino da Aeronáutica. A palestra ressaltou os Projetos Estratégicos, como o KC-390 Millennium e o F-39 Gripen, e seus potenciais. Esclareceu, ainda, sobre carreira militar e legislações correlatas.

O Comandante da Aeronáutica encerrou a palestra falando sobre a conduta militar, intrínseca à chefia e liderança. “Sejam justos e procurem sempre agir pelo exemplo, de acordo com as experiências já adquiridas”, enfatizou.

O Estágio

O ECFAB teve início nesta segunda-feira (2) e será concluído na sexta-feira (6). Os 81 Oficiais pertencem aos quadros de Aviação, Intendência, Infantaria, Engenharia, Medicina, Farmácia e Controle de Tráfego Aéreo. O ECFAB tem por finalidade atualizar os estagiários quanto aos preceitos da Administração Pública Federal, por meio de palestras, aulas e painéis, para o exercício do cargo de gestor em Organizações Militares. O objetivo é, também, fornecer orientação geral que permita exercer a função para a qual cada um foi designado, de forma compatível com a política traçada pelo Comando da Aeronáutica, tanto na área administrativa como na área operacional.

Assista à reportagem sobre a palestra no ECFAB.

Vídeo: Sargento Santiago Moraes / CECOMSAER

Fotos: Soldado Wilhan Campos / CECOMSAER