PREMIAÇÃO

Unidades da FAB são reconhecidas pelo 9º Prêmio Melhor Gestão do Projeto Soldado Cidadão

Iniciativas do Programa Forças no Esporte também foram agraciadas pelas boas práticas de gestão
Publicada em: 28/11/2019 11:19
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) foram premiadas, nesta quarta-feira (27), em cerimônia realizada em Brasília (DF), por iniciativa de capacitação profissional para jovens militares e ações de estímulo e desenvolvimento do esporte para crianças e adolescentes. O 9º Prêmio Melhor Gestão do Projeto Soldado Cidadão e Premiação do Programa Forças no Esporte (PROFESP), promovido pelo Ministério da Defesa, reconheceu as melhores práticas de gestão dos programas. Unidades da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, além de personalidades civis, também foram homenageadas.

O Grupamento de Apoio de São Paulo (GAP-SP) recebeu o troféu pela atuação e destaque em aspectos inovadores no Projeto Soldado Cidadão. Já a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), foi homenageada por possuir o maior efetivo de beneficiados pelo PROFESP. E a Ala 2, situada em Anápolis (GO), foi premiada pela atuação mais eficaz dentro do programa esportivo voltado para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, lembrou que o trabalho das Forças Armadas em relação aos Soldados vai além do preparo para a guerra. Segundo ele, as Forças são uma grande escola, preparam cidadãos para a vida e inspiram pelo exemplo. “Hoje, prestamos uma justa homenagem a pessoas e instituições, que, com exemplo de planejamento, desprendimento e fé na missão, souberam conciliar as atividades militares com a formação profissional”, completou o Ministro.

Cidadania na EEAR

O Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, relatou que o PROFESP, na Escola, atende cerca de 500 crianças oriundas da Rede Municipal de Educação. Para o Oficial-General, a execução do programa em uma instituição de ensino tem múltiplos valores para os envolvidos. “Primeiro é o valor social de passar a essas crianças novas possibilidades e de abrir os horizontes por meio do esporte, do civismo e da arte. E em um ambiente de formação, como o da EEAR, serve também para que nossos alunos, futuros Sargentos da Força Aérea Brasileira, amadureçam como cidadãos, tendo a consciência de que o cuidado e a educação das crianças são a base de tudo”, declarou.

O PROFESP da Ala 2, assistiu, neste ano, 500 crianças de nove escolas, sendo oito municipais e uma estadual. “É uma grata satisfação para toda equipe receber este prêmio, mas, acima de tudo, ver que o programa tem dado resultado para as crianças, com o bom desempenho na educação”, avaliou o Chefe do Grupamento de Apoio de Anápolis, Tenente-Coronel Luciano Parreira Resende, que recebeu o prêmio na cerimônia.

Formação

O Grupamento de Apoio de São Paulo iniciou o trabalho com o Projeto Soldado Cidadão em julho de 2018. Segundo o Chefe do GAP-SP, Coronel Intendente Wagner Gomes de Araújo, desde então, mais de 300 jovens militares foram formados em oito especialidades profissionais. “Esse programa é importante porque São Paulo é um polo nacional de indústria, comércio e serviços. Os Soldados, agora, podem sair com uma boa visão de futuro e uma motivação maior para enfrentarem o mercado de trabalho”, comentou.

Os programas

Desde 2004, mais de 245 mil militares já foram qualificados pelo Projeto Soldado Cidadão. Os jovens recebem formação nas áreas de informática, mecânica automotiva, gastronomia, construção civil, eletricidade, informática, telecomunicações, refrigeração, hotelaria e auxiliar de saúde bucal. A capacitação inclui, ainda, noções básicas de empreendedorismo, ética e cidadania.

Já o PROFESP, atende a jovens e crianças e tem a finalidade de valorizar o ser humano, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania por meio de práticas esportivas e atividades inclusivas. Está presente em 132 localidades, de todos os Estados do Brasil. Ao todo, são atendidas cerca de 30 mil crianças.

Colaborou: Aspirante Letícia Faria / CECOMSAER

Fotos: Soldado Anderson Soares / CECOMSAER

imagens/original/39593/191127ASO_Anderson_Soares_15.jpg
imagens/original/39593/191127ASO_Anderson_Soares_18.jpg
imagens/original/39593/191127ASO_Anderson_Soares_26.jpg
imagens/original/39593/191127ASO_Anderson_Soares_27.jpg
imagens/original/39593/191127ASO_Anderson_Soares_4.jpg