FORMAÇÃO DE VALORES

Jornalista Alexandre Garcia ministra palestra a efetivo da FAB

Palestra realizada em Brasília (DF) encerrou o ciclo do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV) de 2019
Publicada em: 21/11/2019 20:52
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Palestra do jornalista Alexandre Garcia, nessa quinta-feira (21), encerrou o ciclo do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV) de 2019. Com o tema “Ética e Valores Militares”, a atividade, desenvolvida pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), reuniu 600 militares, entre eles Oficiais-Generais, Oficiais, Graduados e Praças das diversas Organizações Militares de Brasília (DF).

O Vice-chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, lembrou que, desde o início do ano, foi planejado o fortalecimento do PFV. “Tivemos diversas palestras, inclusive com personalidades externas ao Comando da Aeronáutica, que trouxeram valorosas informações. A palestra de hoje enalteceu ainda mais a importância dos valores que cultuamos na Força Aérea, valorizando nossos pensamentos e se consolidando na nossa tropa”, disse.  

Sobre a palestra 

O jornalista Alexandre Garcia falou sobre os valores éticos e morais que aprendeu com a família, os quais nos dias atuais, segundo ele, precisam ser fortalecidos, e ressaltou a responsabilidade que todo cidadão deve ter, não somente os integrantes das Forças Armadas. “O Brasil somos nós, 210 milhões de pessoas. É preciso que o povo brasileiro tenha a consciência de cidadania que funciona com ética, respeito aos direitos alheios, às leis e às instituições. Patriotismo é o amor racional que temos pelo país”, disse.

Participaram, ainda, da palestra do PFV o Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo (COMPREP), Major-Brigadeiro do Ar Mário Luís da Silva Jordão; o Chefe da Sexta Subchefia do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida; o Chefe da Terceira Subchefia do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges; o Chefe da Primeira Subchefia do EMAER, Major-Brigadeiro Arnaldo Augusto do Amaral Neto; e Oficiais-Generais da Guarnição de Aeronáutica de Brasília.

PFV

O Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV) é um conjunto de ações que norteiam as atividades a serem desenvolvidas por todos os setores das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica. O Manual (MCA 909-1), que dispõe sobre o Programa de Formação e Fortalecimento de Valores, foi publicado em 2016 e visa orientar ações e pensamentos, voltando-os para os valores fundamentais da Instituição e da vida militar.

A “Formação” abrange o esforço conjunto de todos os participantes da formação dos alunos por meio de uma abordagem sistêmica, complementar e simultânea dos valores propostos. Já o “Fortalecimento” procura sensibilizar, em todos os níveis, a importância e a necessidade de culto aos valores fundamentais que norteiam a vida dos militares ao longo de toda a carreira. Entre os valores relacionados estão: Disciplina, Profissionalismo, Integridade, Patriotismo e Comprometimento.

Fotos: Soldado Anderson Soares / CECOMSAER