EVENTO

Seminário discute Governança e Gestão de Riscos no setor público

Evento contou com palestras de representantes das Forças Armadas, Ministérios e instituições de fiscalização e controle
Publicada em: 22/11/2019 18:34
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), em conjunto com o Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR), realizou nesta quinta-feira (21), no auditório do Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR), o “Seminário sobre Governança e Gestão de Riscos no âmbito da Administração Pública Federal e no Comando da Aeronáutica”. O evento reuniu representantes das Forças Armadas, do Ministério da Defesa, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU), além de outras instituições públicas e privadas.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, destacou que o objetivo do evento foi compartilhar experiências. “A FAB tem buscado o fortalecimento de sua governança institucional por meio do aperfeiçoamento de ferramentas de direcionamento, monitoramento e avaliação, tais como os indicadores estratégicos, a gestão de risco e o programa de integridade”, informou.

Um dos palestrantes do Seminário foi o Ministro do TCU, João Augusto Ribeiro Nardes, que enfatizou a importância das ferramentas da chamada "boa governança", com boas práticas de liderança, estratégia e controle. “É preciso criar espaços para a boa governança e saber usar as ferramentas da área”, defendeu.

"O seminário permitiu, principalmente, que fosse apresentada para a Administração Pública Federal a atuação do Comando da Aeronáutica no âmbito dos temas em questão", explicou o Chefe do CENCIAR, Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva.

O evento também contou com a participação de oficiais que atuam no dia a dia do controle dos gastos públicos. "Atualmente, a governança é protagonista na administração e a gestão de risco também está no centro dos debates", pontuou a Adjunta da Assessoria de Governança do Comando de Preparo (COMPREP), Major Intendente Susan Kelly.

Governança na FAB

De acordo com o Chefe da Segunda Seção da Sétima Subchefia do EMAER, Coronel Aviador Eduardo de Carvalho Guimarães, palestrante do evento, a Força Aérea Brasileira (FAB) criou uma nova sistemática de supervisão da gestão denominada Acompanhamento Institucional, que deu ênfase à utilização dos sistemas de Tecnologia de Informação, ao lado da inspeção presencial. No dia 4 de outubro, a FAB deu um passo decisivo para a institucionalização e fortalecimento da governança, com a criação do CGov-FAB – Comitê de Governança da FAB.

Assista ao vídeo sobre o seminário.

Fotos: Soldado Thallys Amorim / CECOMSAER