SELEÇÃO

Comandante da Aeronáutica recebe candidatos a Reitor do ITA

Instituto Tecnológico de Aeronáutica é considerado um centro de referência no ensino de Engenharia no Brasil
Publicada em: 21/11/2019 20:16
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Elias
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, nesta quinta-feira (21), em Brasília (DF), os três candidatos a Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Também participou da reunião o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar.

Os candidatos são os seguintes professores doutores: o Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Anderson Ribeiro Correia; o Coordenador Adjunto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Euclides de Mesquita Neto; e o Professor Titular da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Herman Jacobus Cornelis Voorwald. O processo de seleção foi composto por análise de documentação, exposição oral pública e entrevista individual. A escolha final do novo reitor será feita pelo Comandante da Aeronáutica.

De acordo com o Diretor-Geral do DCTA, a seleção foi realizada por uma comissão composta por doutores, que fez uma análise didática dos candidatos. "O ITA, no ano que vem, completa setenta anos e, pela sua história, merece um processo de seleção criterioso como o que está em curso. Quem for escolhido pelo Comandante será, sem dúvida, um grande representante, o Reitor de uma universidade importantíssima para o país", disse o Tenente-Brigadeiro Aguiar.

O cargo de Reitor será exercido pelo período de 48 meses, contados a partir do ato de nomeação.

ITA

O ITA está localizado no DCTA, em São José dos Campos (SP), e é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, oferece cursos de: graduação em Engenharia; pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado; e pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão. Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de Engenharia no Brasil.

Foto: Wilhan Campos / CECOMSAER