OPERAÇÃO BRICS 2019

FAB conclui Defesa Aérea da XI Cúpula do BRICS

Militares acompanharam movimentação aérea e gerenciaram restrições de voo
Publicada em: 15/11/2019 19:06
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Emília Maria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle

Durante os dois dias de reuniões e eventos da XI Cúpula do BRICS, realizados nesta quarta e quinta-feira, em Brasília (DF), a Força Aérea Brasileira (FAB) exerceu a Defesa Aérea e o Controle de Tráfego Aéreo com uma estrutura especial. Ainda na noite desta quinta-feira, foi realizado o acompanhamento do comboio que levou os integrantes da comitiva da África do Sul até a Ala 1, para que, então, pudessem deixar a capital federal.

Militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares acompanharam a movimentação aérea e gerenciaram as restrições de voo nas áreas de exclusão estipuladas para segurança das comitivas.

Também houve coordenações para situações que envolveram enfermos, por exemplo, quando o Corpo de Bombeiros e as forças de segurança do Distrito Federal foram demandadas. O tráfego aéreo no Aeroporto Internacional de Brasília não foi afetado.

Foram realizadas 67 decolagens de aeronaves de Defesa Aérea. "A operação saiu exatamente como planejado, tivemos apenas duas interceptações de aeronaves para interrogação e, após a verificação, cumpriram as determinações da Defesa Aérea, não chegando a adentrar à área proibida", disse o Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Cesar Mangrich.

Para a Operação foram criadas áreas de exclusão, com três níveis de restrição, a partir da Praça dos Três Poderes, em que só aeronaves autorizadas poderiam sobrevoar. As áreas de exclusão foram desativadas à meia-noite desta quinta-feira (14).

Fotos: Soldado A. Soares

Veja como foi o primeiro dia da operação.