CULTURA

Banda da Ala 11 se apresenta no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Já a Banda de Música da Ala 4 realizou Concerto no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria
Publicada em: 12/11/2019 18:39
Imprimir
Fonte: Ala 11 e Ala 4
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga - Revisão: Major Monteiro

A Banda de Música da Ala 11, localizada no Rio de Janeiro (RJ), promoveu, na sexta-feira (8), no Theatro Municipal, o Concerto Sinfônico comemorativo ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). Organizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), pela Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP) e pela Ala 11, o Concerto contou com a presença do Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; do Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado; e do Comandante da Ala 11, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, entre outras autoridades.

“Neste evento, tivemos a oportunidade de mostrar tanto aos militares quanto aos civis o profissionalismo da Banda de Música da Ala 11, regida pelo Maestro Capitão Ricardo Lameira Ferreira da Silva, em um monumento da cidade do Rio de Janeiro, que é o Theatro Municipal”, destacou o Brigadeiro Braga.  

A banda proporcionou uma viagem por temas de filmes, como Homem-Formiga e Os Vingadores, seguida pela participação do Coral Infantil do Colégio Brigadeiro Newton Braga, constituído por 30 alunos, na música "Fico assim sem você", e da Sargento Fernanda Viviane Rabelo Silva, que cantou clássicos do samba.

O público geral foi constituído por militares, seus familiares, amigos e convidados, totalizando mais de 2000 pessoas. “A Banda da Ala 11 encerrou com chave de ouro as comemorações do Mês da Asa na FAB, com uma apresentação espetacular, que reforça, inclusive, valores para o nosso efetivo”, concluiu o Tenente-Brigadeiro do Ar Domingues.

Ala 4

Já a Banda de Música da Ala 4, localizada em Santa Maria (RS), realizou, o Concerto Sinfônico no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no último dia cinco. Cerca de 1200 pessoas lotaram o auditório e ouviram um repertório musical diversificado, entre canções de filmes como Piratas do Caribe, Os Vingadores e Top Gun, e um tributo à banda inglesa Queen.

Ao fim do Concerto, os jovens do Programa Força no Esporte (PROFESP) formaram um coral e cantaram o Hino dos Aviadores. “Estou muito emocionada. A Banda de Música trouxe recordações e alegrias que há muito tempo não sentia, ao tocar temas de filmes. Parabéns a todos os envolvidos, parabéns à Banda”, disse  Marisa Fuchs da Silveira, uma das espectadoras do evento.

O Tenente Músico Silas José Candido, regente da Banda, disse sentir-se gratificado com o resultado alcançado. “Ver a alegria estampada nos rostos do público presente, sem dúvida, nos traz a sensação de bem representar a Força Aérea Brasileira por meio da música”, ressaltou.

O Comandante do Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (1º/12° GAV), conhecido como Esquadrão Hórus, Tenente-Coronel Aviador Aly Cesar Charone, parabenizou a Banda de Música. “O evento tem uma importância significativa nas comemorações alusivas ao Dia do Aviador e da Força Aérea, além de levar arte e cultura à comunidade de Santa Maria”, destacou.

O concerto contou com a participação de músicos convidados do Exército Brasileiro e civis, além da participação especial do Coral da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM).

 

Fotos: Sargento Rocha (Ala 11) / Sargento Jhonatan (Ala 4)