HOMENAGEM

Solenidade marca o Dia do Material Bélico da Aeronáutica

Durante a cerimônia ocorreu também a passagem de Direção do Parque de Material Bélico de Aeronáutica do Rio de Janeiro
Publicada em: 11/11/2019 15:52
Imprimir
Fonte: PAMB-RJ, por Sargento Carolina Amado
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Letícia - Revisão: Major Monteiro

O Parque de Material Bélico de Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAMB-RJ) realizou, nessa sexta-feira (08), cerimônia militar alusiva ao Dia do Material Bélico da Aeronáutica, celebrado nesta segunda-feira (11). A solenidade foi presidida pelo Diretor da Diretoria de Administração do Pessoal da Aeronáutica (DIRAP), Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado.

O Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, ressaltou a importância do armamento e dos profissionais que atuam nessa área para a Força Aérea Brasileira (FAB). “Antes mesmo que uma dessas aeronaves decole, uma vasta gama de ações precisam ser executadas pelos nossos especialistas nas mais distantes e remotas localidades para que a  tríade homem, máquina e armamento possa cumprir sua missão constitucional. São esses especialistas e os armamentos que tornam uma plataforma aérea em um sistema d'armas que, sem essa combinação, a nossa Força Aérea perderia uma de suas mais importantes responsabilidades listadas no trinômio Controlar, Defender, Integrar, que é a Defesa da Pátria”, disse.

Durante a solenidade, ocorreu, também, a passagem de Direção do PAMB-RJ. O Coronel Aviador Ricardo Tanaka, que se despediu, destacou a importância da busca constante pelo aperfeiçoamento da gestão e dos processos de suprimento e manutenção do material bélico. Quem assume a direção é o Coronel Aviador Alex Mendes Lima.

Foi entregue, ainda, ao Major-Brigadeiro Walacir Cheriegate o prêmio "O Sabre da Força", que visa homenagear militares e civis que ao longo de suas carreiras prestaram relevantes serviços ao Sistema de Material Aeronáutico e Bélico da Aeronáutica (SISMAB). Ele é o quinto militar homenageado com o prêmio e escolhido por ter cumprido a missão de unificar em uma só diretoria os sistemas aeronáutico e bélico, a atual Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB).

Fotos: Cabo Levy e Soldado Manoel / PAMB-RJ