VISITA

Parlamentares conhecem linha de montagem do KC-390 e instalações do Projeto FX-2

Visita foi realizada na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP)
Publicada em: 08/11/2019 09:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Elias
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle

Uma comitiva formada por 24 pessoas, entre parlamentares e convidados, conheceu, nesta quinta-feira (07), a fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). A visita foi organizada pela Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER) e contou com a presença do  Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; do Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Major-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, e do Chefe da ASPAER, Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto, entre outras autoridades da Força Aérea Brasileira (FAB). O objetivo foi apresentar a linha de montagem da aeronave multimissão KC-390 e as instalações do Projeto FX-2.

"A Embraer é uma empresa importantíssima para o país e, logicamente, para o Ministério da Defesa. É aqui que está sendo modernizado o F-5, produzido o KC-390, e, futuramente, o F-39 Gripen. O KC-390 vai ser a nossa espinha dorsal na logística e o Gripen será o principal avião da nossa aviação de caça, defesa aérea e ataque ao solo. O futuro da Força Aérea passa necessariamente por aqui", explicou o Tenente-Brigadeiro Aguiar.

A FAB e a Embraer realizam parcerias desde o nascimento da empresa. "A FAB está sempre apoiando a Embraer em todos os produtos de Defesa. O KC-390 e o Gripen são muito importantes para a manutenção da soberania nacional e a Embaer vem sendo uma parceira muito importante da FAB nessa estratégia", ressaltou o Diretor de Contratos e Propostas da Embraer, João Bosco.

A comitiva conheceu o GDDN (Gripen Design and Development Network), onde trabalham engenheiros para a produção futura da aeronave de caça F-39 Gripen. Também passou pelo hangar de montagem estrutural, local em que é fabricada a asa e a fuselagem da aeronave multimissão KC-390. Depois, seguiu até o hangar de montagem final do KC-390, onde é realizada a junção das semiasas e asa-fuselagem e a instalação de sistemas elétricos, mecânicos, trens de pouso e dos motores, além de serem realizados diversos testes elétricos e mecânicos. Por fim, conheceu o interior da segunda aeronave KC-390 que será entregue à FAB.

"Quando estamos no plenário da Câmara discutindo algum projeto relacionado a essa área fica uma coisa muito fria porque é algo meio imaginário. Agora quando fazemos essa visita é que percebemos ainda mais a importância. Nós saímos daqui, tendo a certeza da necessidade de muito mais recursos para essa área porque os recursos são muito bem investidos para colocar o Brasil no topo da aviação no mundo", concluiu o Deputado Federal Gilberto Nascimento Silva.

Fotos: Arnaldo Kikuti / Embraer