TECNOLOGIA

DECEA lança aplicativo para Licença de Navegação Aérea

Plataforma digital, que certifica profissionais civis e militares, foi lançada no Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
Publicado: 08/11/2019 11:18
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Fonte: DECEA
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Flávia - Revisão: Major Monteiro

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) lançou o aplicativo "Licença de Pessoal da Navegação Aérea – LPNA", referente ao documento que certifica os profissionais, civis e militares, nas funções de controlador de tráfego aéreo, operador de estação aeronáutica, radioperador de plataforma marítima e gerente de controle do espaço aéreo. A plataforma, disponibilizada em tablets smartphones, foi lançada no dia 20 de outubro, Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo.

O LPNA é um documento digital emitido pelo DECEA, que ganha nova versão oferecendo serviços de maneira ainda mais ágil. “O aplicativo coloca a licença no bolso do controlador de tráfego aéreo e permite uma comunicação mais rápida entre o DECEA e o profissional certificado. É um hub de conteúdo e serviços para nossos operadores”, observou o Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino.

O aplicativo possui uma área destinada a notificações, na qual o DECEA emite avisos de interesse geral dos profissionais como, por exemplo, a proximidade do vencimento do Certificado Médico Aeronáutico (CMA). Além disso, a ficha cadastral contendo dados pessoais, histórico profissional, conceito operacional, inspeção de saúde e os cursos realizados pelo profissional também podem ser acessados via aplicativo. Futuramente, outras funções estarão disponíveis, como a realização de simulados de testes operacionais, acesso a publicações técnicas e escala operacional do profissional.

Desenvolvido pela Assessoria de Transformação Digital (ATD) do Subdepartamento de Operações (SDOP), o aplicativo utiliza o conceito de plataforma, isto é, o objetivo é permitir que vários serviços possam ser adicionados a cada atualização. Até o fim do ano, por exemplo, o módulo Escala no Serviço de Gerenciamento de Pessoal Operacional (SGPO) deve ser implementado, o que permitirá o gerenciamento de escalas dos controladores pelas instituições que usarem o sistema, inclusive com possibilidade de solicitar trocas via aplicativo.

O lançamento do LPNA mobile marca a inauguração dos canais oficiais do DECEA na Apple Store (iOS) e Play Store (Android), vinculadas às lojas da Força Aérea Brasileira (FAB) para aplicativos. O DECEA irá disponibilizar outros aplicativos para a comunidade aeronáutica, como a Plataforma de Registro de Ocorrências e Ações (PROA), Sistema de Gerenciamento de Testes Operacionais (SGTO), Central de Ajuda Mobile Eletronic Flight Bag (EFB) no decorrer dos próximos meses.

Transformação Digital no DECEA

A Assessoria de Transformação Digital (ATD) do DECEA, sediada no Rio de Janeiro, tem por missão desenvolver produtos a partir da digitalização e automatização dos processos do Subdepartamento de Operações, com objetivo de aumentar a capacidade operacional e facilitar o acesso aos serviços à comunidade aeronáutica e ao cidadão. A ATD possui polos no Primeiro e no Terceiro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I e III), sediados em Brasília e em Recife, o que viabiliza o contato direto com a operação, aumentando a capacidade de identificar oportunidades de melhorias.

Os produtos desenvolvidos pela ATD viabilizam o acesso a diferentes serviços. O SysAGA recebe as solicitações de processos da área de aeródromos, como, por exemplo, a implantação de Objeto Projetado no Espaço Aéreo (OPEA). O Gerador Automático de Desenho (GAD) é a ferramenta que agiliza o trabalho dos analistas do DECEA que usam o SysAGA, por meio da automatização na geração dos desenhos a partir da base de informações sobre aeródromos.

A Plataforma JJAER dá, às partes interessadas, acesso aos processos da Junta de Julgamento da Aeronáutica por meio digital. A Central de Ajuda é o repositório de informações sobre os produtos digitais e, por meio de tutoriais, busca orientar os usuários, além de dar acesso ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Fotos: Luiz Eduardo Perez / DECEA