VISITA

Jornalistas conhecem atividades do controle de tráfego aéreo da FAB em Curitiba (PR)

Eles conheceram o funcionamento e a rotina de trabalho da Organização
Publicada em: 01/11/2019 10:00
Imprimir
Fonte: DECEA, por Denise Fontes
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Letícia - Revisão: Major Alle

O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), localizado em Curitiba (PR), recebeu, no dia 24 de outubro, jornalistas de diversos órgãos de comunicação da região. Eles conheceram o funcionamento e a rotina de trabalho da Organização, que é responsável pelo controle de tráfego aéreo de mais de 30% do movimento nacional.

O evento, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), teve o objetivo de estreitar os relacionamentos com os profissionais de imprensa. Durante a visita, os jornalistas conheceram as instalações do Segundo Centro Operacional Integrado (COI II) onde assistiram a uma apresentação sobre os serviços prestados pelo órgão, como gerenciamento de tráfego e defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento. As atividades são realizadas por mais de dois mil profissionais, entre militares e civis.

“O contato do CINDACTA II com a imprensa tem relevante importância para que a sociedade venha a ter conhecimento dos serviços de tráfego aéreo, que são responsáveis por garantir a segurança e a tranquilidade para todos os passageiros e tripulantes que voam diariamente sobre todos nós, sendo a sua eficiência e qualidade uma referência internacional”, pontuou o Chefe da Seção de Comunicação Social do CINDACTA II, Tenente-Coronel Marcelo de Lima Nunes.

Os serviços executados pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento, que atua por meio de sua rede de comunicação e apoio de profissionais especializados, em estado de alerta por 24 horas, também foram apresentados aos jornalistas. O grupo esteve no Controle de Aproximação de Curitiba (APP-CT) e na Torre de Controle (TWR-CT), localizados no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Curitiba (DTCEA-CT).

O Comandante do DTCEA-CT, Major Aviador Cristiano de Uzêda Pinto, apresentou a estrutura da Unidade e a sua missão operacional. “Considero uma oportunidade única receber a visita dos jornalistas, que são importantes formadores de opinião na nossa sociedade. Puderam constatar o comprometimento e o profissionalismo com que nossos controladores exercem a atividade, além da alta tecnologia empregada”, ressaltou.

Relacionamento com a imprensa
Da Torre de Controle do Aeroporto Afonso Pena, os jornalistas puderam acompanhar os pousos e decolagens das aeronaves e as atividades dos controladores de tráfego aéreo. “Essa aproximação foi uma oportunidade de trazer informações relevantes e significativas a respeito dos trabalhos desenvolvidos, tanto no CINDACTA II como na Torre de Controle do Aeroporto Afonso Pena. Entender os mecanismos de atuação, de segurança e de serviço, me deixa confortável para informar à sociedade a natureza e a importância dos trabalhos realizados na área de controle de tráfego aéreo”, destacou a chefe de Redação do Paraná Portal UOL, Ana Claudia Freire.

Na avaliação do editor-chefe do Portal AviaçãoJor, Gustavo Ribeiro, essa foi uma chance para entrar nos bastidores da aviação e conhecer mais de perto o trabalho realizado pelos controladores. “A visita será muito útil para futuras pautas, que certamente serão mais específicas e aprofundadas. Com o conhecimento adquirido, os textos serão mais assertivos e sem possíveis equívocos de linguagem ou informação”, revelou.

Já a jornalista da Rádio BandNews, Lorena Malucelli Pelanda, a visita permitiu entender o fluxo de trabalho dos militares. “Conhecer tudo de perto me fez sentir uma pessoa privilegiada. É um trabalho que requer muita responsabilidade, conhecimento e dedicação. Tudo isso encontrei na equipe do CINDACTA II e dos controladores do Aeroporto Afonso Pena”, afirmou.

 

Fotos: Sargento R. Rodrigues/CINDACTA II