CULTURA

Banda de Música da FAB realiza Concerto Sinfônico na Avenida Paulista

Confira também como foram as apresentações das Bandas de Música da Base Aérea de São Paulo, da Escola de Especialistas de Aeronáutica e da Ala 7
Publicada em: 04/11/2019 08:55
Imprimir
Fonte: DCTA, BASP, EEAR, Ala 7
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Major Monteiro

A Banda de Música do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou um Concerto Sinfônico na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), no dia 27 de outubro. A apresentação ocorreu no evento “Domingo na Paulista”, no qual a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e o Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) promovem uma série de atividades gratuitas ligadas à cultura, à saúde, ao esporte e ao bem-estar.

A música escolhida para iniciar o concerto foi Adventure Of a Lifetime, de Thomas Bergersen. Após as boas-vindas do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, exibida em vídeo, a banda tocou Top Gun Anthem, acompanhada de imagens institucionais da Força Aérea Brasileira (FAB). E, assim, a apresentação continuou com canções de filmes, como "O Mágico de Oz" e "Rocky",  e de diversos artistas, a exemplo de Whitney Houston e Elis Regina, além de solos de músicos da banda e cantores convidados. “Eu achei espetacular. De qualquer maneira, isso é bom para a juventude. O que eu mais gostei foi do Hino Nacional Brasileiro. Em segundo lugar, a apresentação das músicas da Elis Regina”, relatou a espectadora Terezinha Maria de Sousa.

O concerto terminou com a banda executando dois grandes sucessos do paulista Adoniran Barbosa – Tiro ao Álvaro e Trem das Onze. “Foi uma honra e uma responsabilidade imensa ter a nossa Banda de Música representando a Força Aérea Brasileira em um evento dessa magnitude, em um local tão privilegiado como a Avenida Paulista”, ressaltou o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar.

BASP

O Concerto Sinfônico da Base Aérea de São Paulo (BASP) foi realizado, nessa quinta-feira (31), no Círculo Militar, na capital paulista. O evento encerrou a programação do Mês da Asa na cidade. "O Pai da Aviação é uma honra para o Brasil. Essa é uma oportunidade única de relembrar feitos históricos e prestar homenagens aos nossos veteranos. Encerramos o Mês da Asa maravilhosamente. Estou muito feliz!", expressou o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury.

O concerto abrangeu desde músicas populares brasileiras até grandes clássicos internacionais. O Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, também prestigiou o evento. "É uma honra representar a Marinha aqui e estar ombreado com essa Força Aérea, disciplinada e profissional, sempre buscando o progresso e a defesa do país. Após um mês com tantos eventos bem executados, a FAB está de parabéns. O concerto foi fantástico!", disse.

A apresentação foi abrilhantada com a participação de músicos da Ala 11, Ala 12, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Academia da Força Aérea (AFA), Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) e Base Aérea dos Afonsos (BAAF). "Estou muito feliz e emocionada em participar do concerto, é impressionante a qualidade musical da Banda da BASP", exprimiu a Sargento Alessandra Rodrigues Turola.

EEAR

O Concerto na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) foi realizado nessa quinta-feira (31). Organizado pelos militares da Banda de Música da Escola, contou com a participação especial da Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté. As duas primeiras músicas, Romeu e Julieta, de Tchaikovski, e Egmont, de Beethoven, foram apresentadas pelos músicos da Orquestra Jovem, regidas, respectivamente, pelo Maestro Bartolomeu Vaz e pelo Capitão Músico Reginaldo Rodrigues Barbosa, da Banda da EEAR.

Na sequência, os músicos da Banda da EEAR levaram a plateia, cerca de 1400 pessoas, para uma viagem musical pelo “Mar que fala Português”, de Gilson Santos, contando um pouco da história, do domínio marítimo e da contribuição cultural de Portugal para a cultura brasileira. “Esse é meu primeiro concerto e fiquei sem palavras para expressar todos os sentimentos que tomaram conta de mim, que foram aflorados ao ouvir cada música”, comentou a espectadora Kariny Ieda Ferreira da Silva Tavares.

A composição "Os Vingadores", de Danny Lfman & Alan Silvestrini, no arranjo de Michel Brown, fez as crianças e adolescentes vibrarem. Logo após, ocorreu a execução da música Persis, de James L. Hosay, e a Suite nº 01, de Edvard Grieg, sendo ilustrada na projeção pelas imagens que compõem o livro AVIFAUNA, uma amostragem das aves que pertencem à fauna da área do Berço dos Especialistas. “O repertório escolhido proporcionou ao público percorrer os valores histórico-culturais do mundo até chegar às raízes que originaram nossa vasta nação brasileira”, comentou o Sargento Wherbert Vinícius Valentim Linhares, da Banda de Música da EEAR.

Ala 7

Na Ala 7, em Boa Vista (RR), o concerto foi realizado no dia cinco de outubro. O evento contou com a participação do Comandante da Ala 7, Coronel Aviador Newton de Abreu Fonseca Filho, além de autoridades e apoiadores da sociedade boavistense.

A orquestra, regida pelo Suboficial Laudeci Pereira Martins, se apresentou no Teatro Municipal de Boa Vista para um público de quase mil pessoas entre efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Boa Vista, familiares e convidados. Foram apresentados diversos sucessos nacionais e internacionais de artistas consagrados como Michael Jackson, Scorpions, Fagner e Roupa Nova.

Entre os parceiros e apoiadores estavam a Banda de Música da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, o Comando-Geral da Polícia Militar do Estado de Roraima, a Banda de Música da Polícia Militar do Estado de Roraima e a Orquestra de Câmara do Serviço Social do Comércio (SESC) Roraima.

imagens/original/39432/2019_10_27_Concerto_ao_Ar_Livre_Alusivo_ao_Dia_da_FAB_e_do_Aviador_na_Av_Paulista_(19).jpg
imagens/original/39432/Banda_da_BASP.jpg
imagens/original/39432/Concerto.jpg
imagens/original/39432/Concerto_Ala7_2.jpg
imagens/original/39432/Concerto_Ala7_8.jpg
imagens/original/39432/DSC_0025.JPG
imagens/original/39432/DSC_0058.JPG
imagens/original/39432/IMG_20191027_WA0070.jpg
imagens/original/39432/IMG_20191027_WA0071.jpg
imagens/original/39432/IMG_20191028_WA0010.jpg
imagens/original/39432/IMG_20191028_WA0013.jpg