DIA DA ENGENHARIA DA AERONÁUTICA

Dia da Engenharia da Aeronáutica é celebrado no Rio de Janeiro

Comandante da Aeronáutica presidiu a solenidade que homenageou o Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica e ex-Diretores de Infraestrutura
Publicada em: 28/10/2019 20:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle

A solenidade militar alusiva ao Dia da Engenharia da Aeronáutica foi realizada nesta segunda-feira (28), no Rio de Janeiro (RJ), e foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

A cerimônia contou, ainda, com a presença do Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino; do Tenente-Brigadeiro da Reserva Marco Aurélio Gonçalves Mendes; do Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Tenente-Brigadeiro da Reserva Rafael Rodrigues Filho; do Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio de Matos Mello; do Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Martins Machado; do Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA); Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos; do Subcomandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Major-Brigadeiro do Ar Leônidas de Araújo Medeiros Júnior; do Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Major-Brigadeiro do Ar José Isaías Augusto de Carvalho Neto; do Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; do Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Carlos Alberto Dias Martins; dentre outras autoridades militares e convidados.

O Comandante da Aeronáutica parabenizou os profissionais da Engenharia da Aeronáutica pelas atividades que desempenham na FAB. “Hoje, o nosso reconhecimento é para os Engenheiros da Força Aérea, que estão na vanguarda da tecnologia e inovação aeroespacial, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil”, destacou.

Durante o evento, foram prestadas homenagens aos ex-Diretores de Infraestrutura. Em seguida, o Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Engenheiro Tércio Pacitti, também foi lembrado. Ele foi o responsável pela concepção e pela implementação da Tecnologia da Informação no Comando da Aeronáutica. Quem recebeu a homenagem foi sua esposa, a Senhora Eunice de Castro Pacitti, e seu filho, Coronel Engenheiro da Reserva Marcos de Castro Pacitti. "Ele foi um profissional dedicado, um militar exemplar e sempre atuou na área da Tecnologia da Informação com empenho e amor ”, disse a homenageada .

Em seu discurso, o Presidente da CISCEA destacou a atuação dos profissionais da Engenharia na FAB. “A Força Aérea Brasileira sabe que pode contar com líderes e administradores competentes, dispostos a assumir desafios com vistas ao engrandecimento do Comando da Aeronáutica”, enfatizou.

Na Força Aérea, as atividades de engenharia são realizadas nos mais diversos segmentos e abrangem áreas como Civil, Agrimensura, Cartografia, Computação, Elétrica, Eletrônica, Infraestrutura, Mecânica e Telecomunicações, entre outras.

Confira aqui como foi a cerimônia.

Confira mais fotos da cerimônia.

Fotos: Soldado Thallys Amorim / CECOMSAER

Vídeo: Soldado Victor Chagas / CECOMSAER