HOMENAGEM

Unidades da FAB em todo o país celebram o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

Confira como foi a cerimônia em diferentes regiões do país
Publicada em: 24/10/2019 17:04
Imprimir
Fonte: BASV, EPCAR, Ala 3, BASP, BAFL, CIAAR, Ala 4, EEAR
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias

Organizações Militares em todo o país realizaram, nesta quarta-feira (23), cerimônia militar para celebrar o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). Em muitos locais, durante a solenidade, foi entregue a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), que é concedida pela FAB a personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, por terem se destacado no exercício da sua profissão ou em reconhecimento aos serviços prestados ao país, além de Medalhas por Tempo de Serviço.

O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira rememora o primeiro voo realizado por Alberto Santos-Dumont no 14-Bis, o aparelho mais pesado que o ar, que ocorreu em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. O 14-Bis percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros do solo perante a Comissão Oficial do Aeroclube da França (instituição de reconhecimento internacional autorizada a homologar descoberta aeronáutica marcante) e mais de mil espectadores.    

Confira abaixo como foi a cerimônia nas Unidades:

BASV

Em Salvador (BA), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da Base Aérea de Salvador (BASV), Coronel Aviador Ivan Lucas Karpischin. “O voo do mais pesado que o ar realizado pelo brasileiro Santos-Dumont, nos céus de Paris, ficou registrado na história. Hoje, nós controlamos o espaço aéreo de 22 milhões de Km2 não apenas sobre nosso território, também sobre o mar territorial e mais uma faixa de mar devido a acordos internacionais; defendemos todo nosso território e integramos os brasileiros que vivem nos mais distantes rincões do país”, explicou o Comandante da BASV.

Na ocasião, foram concedidas as medalhas militares por tempo de serviço. O Capitão Médico Rubens Giambroni Neto recebeu a Medalha de Bronze em reconhecimento aos 10 anos de serviços prestados. “Estou muito feliz com essa realização”, disse.

EPCAR

A cerimônia militar na Escola Preparatório de Cadetes do AR (EPCAR), em Barbacena (MG), foi presidida pelo Chefe da Divisão de Ensino, Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, e contou com a presença de autoridades civis e militares da cidade e região, além de convidados e familiares dos militares agraciados. Na oportunidade, dois militares receberam medalhas: o Suboficial Derly Vicente de Carvalho foi agraciado com a Medalha Sargento Max Wolff Filho e o Sargento Alexandre Egídio Teixeira, com a Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo.

Uma das autoridades presentes na cerimônia foi o Comandante da 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Major Maycom Elias Alfim, que parabenizou a todos pela solenidade e também pela data. “Como cidadão barbacenense, sinto-me orgulhoso por ter sediada em nossa cidade a Nascente do Poder Aéreo, e agradeço por toda a parceria que é concretizada junto ao Corpo de Bombeiros, sempre trabalhando em conjunto. Parabéns, Força Aérea Brasileira! Parabéns, EPCAR, Nascente do Poder Aéreo! Parabéns, Brasil”, enfatizou.

Ala 3

Durante a solenidade, na Ala 3, em Canoas (RS), os mais de 200 convidados participaram da cerimônia que foi presidida pelo Comandante da Ala 3, Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto. Foram homenageados com a OMA,14 agraciados.

Os convidados, de diversas instituições públicas e privadas, além de organizações militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Brigada Militar, assistiram ao desfile militar da Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO) com uma tropa formada por mais de 400 militares das áreas de combate e operacional, saúde e administrativa.

BASP

“Hoje, é o dia de todos que amam a aviação, que olham para o céu quando escutam o barulho de um avião. Parabéns!”, expressou o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, na cerimônia realizada na Base Aérea de São Paulo (BASP).

Durante a solenidade, 31 personalidades foram agraciadas com a OMA, entre elas, o Diretor de Material Aeronáutico e Bélico, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert. “Olhar o mundo de cima é para poucos! Aviador não é uma profissão, é um sacerdócio, a essência da Força Aérea. É com satisfação e orgulho que recebo a Ordem do Mérito Aeronáutico, uma forma de reconhecimento que nos emociona e engrandece muito”, externou.

BAFL

A solenidade na Base Aérea de Florianópolis (BAFL) foi presidida pelo Comandante, Coronel Aviador Luiz dos Santos Alves, e contou com a presença de autoridades civis e militares do estado de Santa Catarina, além de alunos da Escola de Educação Básica Tenente Almachio, sediada no interior da Organização Militar (OM), e de crianças que integram o Programa Forças no Esporte (PROFESP).

Durante a cerimônia, foi realizada a entrega do Título Honorífico de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira para prestar homenagem aos cidadãos que, por sua atividade e interesse pelos assuntos da FAB, prestam valiosa ajuda e prestimosa cooperação às organizações do Comando da Aeronáutica. Além disso, foram entregues as Medalhas Militares de Ouro, Prata e Bronze, para recompensar os bons serviços a 18 militares da OM.

Ala 5

Em Campo Grande (MS), a data foi celebrada com cerimônias no âmbito religioso e uma solenidade militar realizada no Pátio de Aeronaves, presidida pelo Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Augusto Cesar Abreu dos Santos, e com a presença do Comandante da 9ª Região Militar, General de Brigada Ramon Marçal da Silva, além de outras autoridades civis e militares.

Durante a cerimônia, foi entregue a OMA ao Suboficial Augusto Trautmann, por ter se distinguido no exercício de sua profissão. O militar possui 32 anos de serviços na FAB, sendo a maior parte prestada na área de Busca e Salvamento, na parte de manutenção e voo. "Para mim, é um grande reconhecimento do trabalho que fiz. Quando a gente trabalha e dá tudo de si tem a recompensa”, relatou.

GUARNAE- NT

A Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT) celebrou a data com uma cerimônia militar realizada no pátio operacional da Ala 10. Mais de 750 militares das 14 OM sediadas em Parnamirim (RN) compuseram a tropa, que deu início à solenidade marchando e entoando a canção Fibra de Herói. Os militares se perfilaram em forma, à frente de aeronaves em exposição, exemplares dos seis projetos operados na localidade: A-29 Super Tucano, C-95M Bandeirante, C-97 Brasília, C-98 Caravan, H-36 Caracal e H-50 Esquilo.

Na cerimônia, o Comandante da Guarnição e da Ala 10, Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, leu a Ordem do Dia assinada pelo Comandante da Aeronáutica e comandou os paraninfos na imposição da OMA a 14 personalidades de Natal, Parnamirim, João Pessoa e Fortaleza. O Comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, foi um dos agraciados. "A minha história com a Força Aérea é de uma admiração enorme pelo trabalho que vocês desenvolvem em todas as regiões do Brasil. Para mim, como Oficial da PM, é uma grande honra. Eu fiquei até sem palavras na hora em que o Brigadeiro colocou a medalha no meu peito. Eu agradeço de coração, fico muito contente, estou emocionado e o que eu quero transmitir é alegria, satisfação e uma enorme honra por ter sido agraciado com essa comenda", disse o Coronel.

EEAR

A cerimônia militar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), foi presidida pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, e prestigiada por autoridades civis e militares do Vale do Paraíba. Durante a cerimônia, o Comandante fez a entrega da OMA a três militares, sendo dois do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá (GUARNAE-GW), e um do efetivo do Exército Brasileiro.

O Coronel Aviador André Luiz Pereira de Souza e o Capitão da reserva André Luis Monteiro Moreira, da Guarnição, receberam a OMA no Grau Cavaleiro, e o Coronel de Artilharia Marcelo Gurgel do Amaral Silva recebeu no Grau Oficial. “É uma satisfação receber essa honraria que é a mais alta da Força Aérea Brasileira, por entender ser um reconhecimento pelo trabalho desempenhado ao longo de minha carreira”, comentou o Coronel André.

Ala 4

A cerimônia militar, realizada em Santa Maria (RS), foi presidida pelo Comandante da Ala 4, Coronel Aviador Élison Montagner. Em homenagem ao conjunto da aviação brasileira, integrada por civis e militares, homens e mulheres, pilotos e comissários, engenheiros e equipes de terra, os presentes cantaram o Hino dos Aviadores.

Participaram da solenidade autoridades civis e militares, entre elas, o Vice-Prefeito de Santa Maria, Sergio Cechin; e o ex-Comandante da antiga Base Aérea de Santa Maria, Coronel Aviador da reserva Luiz Carlos Kanaan Filho. Ao final da cerimônia, a tropa, comandada pelo Major Aviador Paulo Roberto Falcão, desfilou em continência ao Comandante da Ala 4.  

GUARNAE- BH

A Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte (GUARNAE-BH) realizou, no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG), a entrega da Medalha da OMA a 13 agraciados, entre eles, o Governador do Estado de Minas Gerias, Romeu Zema; e o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa.

“A Ordem do Mérito Aeronáutico é a maior comenda da Força Aérea Brasileira. Neste dia, procuramos distinguir personalidades e exaltar aqueles que, como Santos-Dumont, souberam perseverar na busca e na realização de um sonho, com vistas ao bem comum”, destacou o Comandante do CIAAR.

GUARNAE - RF

Na Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF), a solenidade foi presidida pelo Comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.

Na ocasião, a Ordem do Dia foi lida pelo Brigadeiro César que, durante o evento, também entregou a OMA a sete militares agraciados. “É uma honra receber uma comenda como a OMA. A gente fica surpreso porque são tantos militares que se destacam, mas o fato de ser escolhido reflete o trabalho que tenho desenvolvido ao longo dos anos”, disse o Suboficial Haroldo Bezerra Dias.

Ala 2

Em Anápolis (GO), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues. Estiveram presentes autoridades civis de Anápolis e região, além das Forças Auxiliares.

"A aviação é um sonho. De criança a adulto não tem aquele que não se emociona ao ver um avião cruzando o céu. Eu fui um dos agraciados com a oportunidade de realizar esse sonho. Hoje, ao comemorarmos mais um ano do Dia do Aviador e da Força Aérea, temos a oportunidade de refletir e nos esforçar para continuar trabalhando para o crescimento da  Força e para que muitos jovens tenham a oportunidade de realizar esse sonho ainda melhor do que os aviadores da minha geração", ressaltou o Comandante da Ala 2.

Ala 11

A cerimônia na Ala 11, no Rio de Janeiro (RJ), foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas. Estiverem presentes as seguintes autoridades: Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Rohrig Britto, Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, demais oficiais-generais da ativa e da reserva da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da FAB, Comandantes, Chefes, Diretores, Prefeitos e convidados.

A OMA foi concedida a 119 personalidades, entre civis e militares. A solenidade foi encerrada com o desfile da tropa, constituída pelos seguintes grupamentos: Banda de Música da Ala 11, Comandante da Tropa e seu Estado-Maior, Guarda-Bandeira, Grupamento de Bandeiras Históricas, Grupamento Armado do Grupo de Segurança e Defesa do Galeão, Primeiro Grupamento da Guarnição de Aeronáutica do Galeão, Segundo Grupamento da Guarnição de Aeronáutica do Galeão, Primeiro Grupamento da Guarnição de Aeronáutica do Rio de Janeiro, Segundo Grupamento da Guarnição de Aeronáutica do Rio de Janeiro, Primeiro Grupamento da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos, Segundo Grupamento da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos e Grupamento da Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz.

Itália

O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira também foi comemorado na Itália. A cerimônia contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; do Embaixador do Brasil na Itália, Helio Ramos; do Procurador-Geral da Justiça Militar Italiana, Maurizio Block; e do Promotor de Justiça Militar do Brasil, Alexandre Reis de Carvalho.

No discurso, o Tenente-Brigadeiro Amaral agradeceu, em nome do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, a presença de todos e destacou as qualidades daqueles que recebiam as condecorações e o significado delas. Entre os agraciados estava o Comandante da Força Aérea Italiana, General de Esquadra Aérea Alberto Rosso, que, em suas palavras de agradecimento, ressaltou a histórica relação entre Brasil e Itália e a amizade entre os dois povos, mostrando-se desejoso de incrementar, em um breve futuro, as tradicionais relações e intercâmbios entre as duas Forças Aéreas co-irmãs.

Uruguai

“Em nome da Força Aérea Uruguaia, tenho a honra de participar dessa comemoração tão especial para a nação irmã República Federativa do Brasil, uma data preciosa para nós que compartilhamos o ar como local de trabalho. Os feitos do gênio criador, o visionário e incansável Santos-Dumont, nos lembram que os sonhos devem ser trabalhados para que se tornem realidade. Devemos sentir orgulho de fazer parte deste grupo humano que pertence os aviadores. Parabenizo a Força Aérea Brasileira e todos os homenageados no dia de hoje!”, expressou o Comandante da Força Aérea Uruguaia, General do Ar Hugo Enrique Marenco Fernández, durante a Solenidade Militar alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, realizada no Museu Aeronáutico Coronel Jaime Meregalli, em Montevidéu.

Na ocasião, cinco personalidades foram agraciadas com as medalhas da OMA, Santos-Dumont, Bartolomeu de Gusmão e o Título de Membro Honorário da FAB, pelos notáveis serviços prestados à nação brasileira. O Embaixador do Brasil no Uruguai, Antonio José Ferreira Simões, também participou da solenidade e enalteceu o trabalho da Força Aérea. “As Forças Aéreas Brasileira e Uruguaia têm um excelente relacionamento, trabalham com o objetivo comum de tornar nossa região cada vez mais próspera, pacífica e irmanada, contribuindo ativamente para um mundo mais estável e integrado”, concluiu.

 

Fotos: Soldado Leonardo Rotta / Sargento Luiz / Sargento Leopoldo / Cabo Siqueira / Soldado Moretoni / Soldado Azuaga / Cabo Simplício / Soldado Charleaux / Soldado Kassiel / Soldado Ramon / Soldado Cabral / Cabo Leonardo / Suboficial Itamar