FORMAÇÃO

FAB forma Aspirantes a Oficial em diversas Organizações pelo Brasil

Cerimônias marcaram a conclusão do Estágio de Adaptação Técnico do ano de 2019 (EAT - 2019)
Publicada em: 22/10/2019 13:07
Imprimir
Fonte: BASP, EPCAR, CIAAR e SEREP-RF
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram cerimônias de conclusão do Estágio de Adaptação Técnico do ano de 2019 (EAT-2019). Os novos Aspirantes, oriundos de diversas áreas de atuação profissional, passaram pela adaptação à vida militar durante dois meses de instruções militares, teóricas e práticas. O curso incluiu conhecimentos sobres os Regulamentos do Comando da Aeronáutica (COMAER), ordem unida, armamentos, além de treinamentos físicos e exercícios de sobrevivência. Confira como foram as solenidades em algumas Unidades:

BASP

Na Base Aérea de São Paulo (BASP), 74 Aspirantes a Oficial participaram da cerimônia de conclusão do EAT-2019, no dia 18. “Ao analisarmos os caminhos trilhados por cada um dos integrantes da Turma Xavante, temos a certeza de que todos possuem os requisitos necessários para contribuir para a construção de uma Força Aérea cada vez mais forte. Cada um tem sua história e conhece a dimensão e a grandeza do seu sacrifício e, por isso, também sabem o que esta vitória significa”, proferiu, em seu discurso, o Chefe do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de São Paulo (SEREP-SP), o Coronel de Infantaria Marcelo de Oliveira.

O Aspirante Júlio Keller Gomes, destaque da Turma Xavante, falou sobre a experiência de ingressar na FAB. “Desde criança, sempre quis ser militar. Segui por outros caminhos, mas agora estou realizando meu sonho. Aprendi muito no curso, foi uma superação tanto física quanto psicológica. Descobri que posso muito mais do que eu acreditava, e os conceitos de hierarquia, disciplina e espírito de corpo ficaram enraizados em mim”, disse.

A Aspirante Milene Morais Paiva também expressou sua emoção. “Sempre quis fazer parte da Força Aérea. Em 2014, consegui ingressar como Sargento e durante cinco anos prestei o concurso para Oficial. O dia de hoje significa o coroamento de um sonho. Estou realizada, esforcei-me muito, passei por dificuldades e tenho a certeza de que fiz tudo para chegar aqui. Ser a primeira colocada da turma e poder entregar esse mérito aos meus pais é uma felicidade sem tamanho”, externou.

EPCAR

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), também realizou, no dia 17, a solenidade de conclusão do EAT-2019, que foi presidida pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani. Na oportunidade, 23 futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) receberam a Espada, símbolo do Oficialato, e prestaram o compromisso à Bandeira Nacional. Este ato, realizado por todos aqueles que integram o efetivo das Forças Armadas, simboliza a aceitação das obrigações e deveres militares. “Demonstrem sempre orgulho por pertencer a essa nobre Instituição, honrando a farda, sua família e, acima de tudo, a Pátria.”, enfatizou o Oficial-General.

O estágio foi realizado no período de 19 de agosto a 17 de outubro, sob a coordenação do Capitão Especialista José Francisco Modesto. Os estagiários foram submetidos a uma rotina intensa, com instruções práticas de ordem unida, treinamento físico e armamento, por exemplo, além de terem realizado o Exercício de Campanha (EXEC) com o objetivo de prepará-los para atuação em situações hostis. “Transformar profissionais com competências, visões e valores heterogêneos em militares comprova a vocação desta Organização Militar para o ensino, destacando, ainda, o profissionalismo sedimentado no entusiasmo de seus homens e mulheres pela Força Aérea”, ressaltou o coordenador.

SEREP-RF

O Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal de Aeronáutica de Recife (SEREP-RF) realizou a solenidade de conclusão do Estágio no dia 18. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, e contou com a presença dos Comandantes, Chefes e Diretores da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF), além de convidados.

A Turma Carcará é composta por 30 militares, de 11 diferentes especialidades. Carla Barbosa de Rezende, José Nivaldo da Costa Marques Júnior e Leonardo Henrique Procoro Silva, todos dessa turma, foram homenageados por alcançarem, respectivamente, as 1ª, 2ª e 3ª colocações. E, também, o Aspirante Oyama Douglas Queiroz de Oliveira Filho, escolhido por colegas e instrutores como "Padrão Militar".

Emocionada, a Aspirante Carla disse “minhas expectativas agora são as melhores possíveis. Essa transformação da vida civil para a militar foi uma experiência inesquecível e acredito que todos nós da Turma Carcará estamos bem ansiosos e desejando iniciarmos o nosso serviço à Pátria”, afirmou a primeira colocada da turma.                                                                            

CIAAR

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, no  dia 18, a solenidade de conclusão do EAT-2019, sendo presidida pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte (GUARNAE-BH), Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, oportunidade em que os 31 formandos receberam a Espada do Oficial e prestaram o compromisso à Bandeira. Assim, os futuros Oficiais declararam aceitar as obrigações e deveres militares.

A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, militares do efetivo da Guarnição e das Forças auxiliares, parentes e amigos dos estagiários. Em suas palavras, o Brigadeiro Mário conclamou a Turma a exercer sua dedicação e lealdade nas atividades da Força Aérea: "A primeira Turma de Oficiais temporários a iniciar e terminar o curso nas novas instalações do CIAAR escolheu o nome Jambock. Que a competência, valentia, coragem, moral, vontade e comprometimento daqueles brasileiros que singraram os ares nos céus da Itália, nos idos de 1944, possam servir de inspiração a vocês, no viver dentro e fora da FAB", ressaltou.

No dia 17, os integrantes da Turma Jambock receberam os certificados de conclusão do Estágio e foram entregues prêmios aos militares que obtiveram destaque no treinamento militar e físico. A partir de agora, irão se apresentar nas diversas Organizações Militares componentes da GUARNAE-BH, onde atuarão em suas especialidades.

Fotos: BASP, EPCAR, CIAAR e SEREP-RF