PALESTRA

Comandante da Aeronáutica realiza palestra para Velha Guarda no Rio de Janeiro

Objetivo da apresentação foi atualizar os Oficiais-Generais e Oficiais Superiores de ontem e de hoje sobre a conjuntura atual da FAB
Publicada em: 03/10/2019 20:43
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, realizou, nesta quinta-feira (3/10), uma apresentação para Oficiais-Generais e Oficiais Superiores, como parte das comemorações alusivas ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB).

O encontro aconteceu na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), e contou com a presença do ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; do Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo; do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; e do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, dentre outras autoridades da Força Aérea.

A palestra, voltada para a “Velha Guarda” da FAB, teve por objetivo atualizar a audiência, composta por Oficiais-Generais e Oficiais Superiores de ontem e de hoje, sobre a conjuntura atual da FAB. Dentre os temas, o Tenente-Brigadeiro Bermudez abordou as diretrizes do Comando da Aeronáutica, a formação e a pós-formação dos militares e os projetos estratégicos.

Destacou, ainda, dois grandes marcos para a FAB: o recebimento da primeira aeronave multimissão KC-390, na Ala 2, em Anápolis (GO), e a apresentação da aeronave de caça Gripen F-39, na Suécia, ambos ocorridos em setembro passado.

O Acordo de Salvaguarda Tecnológicas (AST), que tem por finalidade viabilizar o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, o envolvimento da Força Aérea nas Operações Acolhida e Verde Brasil, o Sistema de Proteção Social e a Reestruturação da Carreira Militar também foram tratados pelo Tenente-Brigadeiro Bermudez.

“A Força Aérea é uma Instituição com identidade própria, doutrina consolidada e vocação natural para o desenvolvimento tecnológico. Esta identidade também foi alicerçada pelos senhores no passado, que nos proporcionou uma base sólida necessária para superar os desafios do presente”, afirmou o Comandante durante sua apresentação.

Confira como foi a palestra.

Fotos: Sargento Aguiar / UNIFA

Vídeo: Sargento Santiago Moraes / CECOMSAER

imagens/original/39269/FOTO_22.JPG
imagens/original/39269/FOTO_23.JPG
imagens/original/39269/FOTO_24.JPG
imagens/original/39269/FOTO_25.JPG