SAÚDE

Unidades da FAB realizam ações na área de saúde

Confira as ações realizadas pela Ala 11, Hospital de Aeronáutica de Belém, Esquadrão de Saúde de Barbacena, Esquadrão de Saúde de Natal e Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Publicada em: 26/09/2019 17:23
Imprimir
Fonte: Ala 11, ES-BQ, ES-NT, HABE, DCTA/SDA/DAST
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias

Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) realizam ações de saúde em diversas localidades, tanto para o público externo quanto interno. Confira algumas dessas ações no Rio de Janeiro (RJ), em Belém (PA), em Barbacena (MG), em Natal (RN) e em São José dos Campos (SP).

Ala 11

A Ala 11, localizada no Rio de Janeiro (RJ), realiza, até sexta-feira (27/09), a “Semana interna da saúde e prevenção de acidentes no trabalho 2019”, que promove, além de palestras  voltadas para a saúde física e mental dos militares, aferição de pressão arterial, doação de sangue e dosagem de glicemia.

Na cerimônia de abertura, o Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, destacou a importância dos valores profissionais militares e o entusiasmo de ver uma unidade operacional da Força Aérea preocupada com as atividades preventivas de saúde. 

Também estavam presentes na solenidade o Diretor do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), Brigadeiro Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes; o Diretor do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), Brigadeiro Médico Julio Cesar da Gama Apolinário; o Subdiretor Técnico e Subdiretor de Perícias Médicas, Brigadeiro Médico Ricardo Gakyia Kanashiro; o Diretor da DIRSA, Brigadeiro Médico Antonio Ernani Grillo Jordão; e a Diretora do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), Coronel Médica Márcia Dea Soares de Carvalho.  

HABE

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), em parceria com o Instituto AVC da Amazônia, realizou, nos dias 20 e 21 de setembro, o IV Simpósio de Acidente Vascular Cerebral do Estado do Pará. Segundo o Instituto,  o AVC é a segunda causa de óbitos no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. A programação foi voltada para os profissionais da área de saúde, com a realização de cursos e palestras.

A abertura contou com a participação de autoridades civis e militares, entre elas, o Comandante da Ala 9, Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos; o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, Carlos Edilson de Almeida Maneschy; o Diretor do HABE, Coronel Médico Yoshibumi Kumeta; e a Presidente do Instituto AVC da Amazônia, Ângela Maria Soares Silva.

Vários profissionais renomados nacionalmente e internacionalmente ministraram palestras a respeito do tema. Durante o simpósio, foi realizada simulação realística de atendimento ao AVC e, também, abordagens de casos reais, com a transmissão das técnicas cirúrgicas.

ES-BQ

O Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) realizou, no dia 19 de setembro, no auditório da Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), o 2º Simpósio de Saúde. O evento é uma promoção do Centro de Estudos do Esquadrão e tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento e o aperfeiçoamento técnico-científico dos profissionais da área da saúde de Barbacena (MG) e região.

Cerca de 350 participantes puderam acompanhar palestras e debates que trouxeram temas como morte súbita, medicina da família e síndrome pluri metabólica. A palestra inicial foi proferida pela Diretora do Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE), Coronel Médica Ana Paola Brasil Medeiros, que falou sobre a história, a atuação e a perspectiva de futuro para o Instituto que desenvolve o ensino, a pesquisa, o aperfeiçoamento, o treinamento e a instrução de Medicina Aeroespacial no Comando da Aeronáutica (COMAER).

Durante o simpósio, a organização realizou uma campanha para recolhimento de litros de leite que, posteriormente, serão doados ao Lar das Velhinhas, instituição filantrópica sediada no município e que presta atendimento a cerca de 30 idosas. “Como profissionais de saúde da Aeronáutica, temos o compromisso com o aprendizado contínuo e com o exercício das boas práticas para o usuário do Sistema de Saúde. Hoje o ES-BQ está fortalecido”, discursou a Comandante do ES-BQ, Tenente-Coronel Médica Jacqueline Leite Frade.

ES-NT

O Esquadrão de Saúde de Natal (ES-NT) realizou uma série de palestras entre os dias 16 e 19 de setembro, com o objetivo de orientar o efetivo sobre práticas saudáveis de vida e alertar sobre maus hábitos que podem levar ao adoecimento físico e psicológico. O Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, presidiu a cerimônia de abertura do evento, acompanhado do Chefe do Estado-Maior da Ala 10, Coronel Aviador Eduardo Medeiros Coelho.

Os assuntos tratados nas palestras foram: segurança e prevenção de acidentes do trabalho no âmbito da Força Aérea, alimentação e atividade física, doença coronariana e fatores de risco, saúde mental e prevenção ao suicídio, perda auditiva, programa de controle médico de saúde ocupacional, exposição excessiva ao sol e ginástica laboral, entre outros.

"O evento procurou incentivar a criação, entre o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Natal, de uma mentalidade de prevenção de doenças graves a partir de pequenas mudanças de hábitos, e estimular o efetivo a conhecer e praticar essas ações", explicou o coordenador, Major Médico Luis Fernando Jordão dos Santos.

DCTA

Instrução profissional de psicólogas promove o Valor da Vida O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) promove, até o dia 30 de setembro, a Campanha de “Valorização da Vida” para o efetivo de toda a Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (SP). A ideia é promover a reflexão e o aprofundamento da temática, abordando a necessidade de ser solidário. O material de divulgação inclui a criação do slogan "DCTA Valorizando Vidas", confecção de material impresso com frases motivacionais, palestras com profissionais da área da psicologia, além da confecção de banner eletrônico e formulário eletrônico para a página do DCTA, com o questionamento “Por que vale a pena viver?”.

Fotos: Soldado Martins / Sargento Domingos / Tenente Juliana Lopes / Lêdo