FORMAÇÃO

Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar participam de Exercício de Campanha

Realizado anualmente, o EXEC proporciona aos alunos o conhecimento básico para uso em diversas situações da vida militar
Publicada em: 20/09/2019 18:54
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Major Monteiro

Entre os dias 09 e 13 de setembro, os alunos do Esquadrão Phoenix, 2° ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), participaram do Exercício de Campanha (EXEC), que tem o objetivo de prepará-los, por meio de treinamentos de técnicas, táticas e procedimentos, para situações adversas em ambientes hostis. As atividades foram realizadas na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG) e, também, no 11° Batalhão de Infantaria Leve (Montanha), unidade do Exército Brasileiro sediada em São João del-Rei (MG).

O Comandante do Esquadrão, Major Aviador Leonardo Vinícius Petersen, destacou que os integrantes da turma, além de concluírem com êxito o EXEC, levarão grandes experiências para vida e, a partir de agora, ficam mais fortalecidos para seguirem  a carreira militar. “O exercício traz vários aprendizados, como oficinas de técnicas de sobrevivência, armadilhas, orientação, entre outros. Ao final, ainda realizamos uma marcha de 11 km, que se tornou um marco na história dos jovens militares, pois foram testados a desafiarem seus próprios limites. A vibração e o profissionalismo de cada aluno foi primordial para que cumpríssemos bem esta missão”, enalteceu o Oficial.

O EXEC é realizado anualmente e tem o objetivo de preparar os alunos por por meio do uso do equipamento individual, marchas, estacionamento, deslocamentos terrestres, exercícios de maneabilidade e exercícios práticos. É estruturado de forma que os alunos executem uma atividade de campanha dinâmica, que recebam conhecimentos teóricos e práticos básicos, necessários a todo militar.

A aluna Diana Borges Costa afirmou que todas as experiências vividas concretizaram-se em um excelente aprendizado, sendo fundamentais para que cada participante ultrapassasse os seus limites. “Pude aprender muitas coisas, vivendo na prática experiências e atuações que poderão garantir a minha sobrevivência”, frisou.

Ao término do EXEC, os alunos do Esquadrão Phoenix foram recepcionados pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e pelo Comandante do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel Aviador Gleison Antonio Somensi. O Oficial-General parabenizou os militares pela conclusão da atividade. “Venceram mais esta importante etapa no processo de formação, cumprindo os objetivos com entusiasmo e vibração”, destacou o Brigadeiro.

Fotos: Sargento Valentim e Sargento Leopoldo/ EPCAR

imagens/original/39185/JRL_5781.JPG
imagens/original/39185/JRL_6322.JPG
imagens/original/39185/JVN_0899.JPG
imagens/original/39185/JVN_0942.JPG
imagens/original/39185/JVN_0965.JPG