TECNOLOGIA

Simulador de voo que treinará cadetes da AFA é apresentado em São José dos Campos (SP)

Autoridades estiveram no CCA-SJ e conheceram as capacidades do sistema de simulação de voo da aeronave T-27
Publicada em: 19/09/2019 18:39
Imprimir
Fonte: CCA-SJ, por Tenente Odair
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Major Monteiro

O sistema de simulação de voo denominado FTD (do inglês Flight Training Device) da aeronave T-27, desenvolvido pelo Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), foi apresentado a autoridades nesta segunda-feira (16). A tecnologia atenderá às necessidades de treinamento dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), com base nos requisitos técnicos e operacionais identificados como fundamentais para a formação dos novos pilotos.

O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita; o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; e o Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), Brigadeiro Intendente Luiz Fernando Moraes da Silva, estiveram no CCA-SJ para conhecer as capacidades que trazem inovação ao processo de formação dos novos aviadores.

A visita, coordenada pelo Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Rainer Ferraz Passos, teve como objetivo estimular a participação da Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), da AFA, do Comando de Preparo (COMPREP) e da DTI em um ambiente de desenvolvimento de soluções aberto para discussões e inovações no processo de formação dos futuros aviadores militares.

A comitiva conheceu o óculos de realidade virtual, simulando a decolagem em aeronaves T-27 e sentindo as impressões de um voo em formação de duas aeronaves. Dois cadetes da AFA demonstraram o voo, exercitando possíveis emergências. Após a atividade virtual, o Cadete Luiz Guilherme Silva Faccio Vettorazzi falou sobre o equipamento. “É muito completo, o cadete pode experimentar de forma muito realística o voo e facilita no treinamento em todas as fases: pré-solo, voo de formatura e manobras e acrobacias”, comentou o futuro aviador.

O Diretor de Ensino afirmou que é necessário modernizar a forma como os cadetes da Força Aérea estão sendo formados. “Assim como em outros países, o militar precisa ter contato com a simulação desde o ingresso na Academia”, disse.

O Brigadeiro Luiz Fernando ressaltou que a visita foi fundamental porque reúne todos aqueles que constituem os elos de inovação. “Dessa forma, existe maior sinergia nas atividades para resolver os pequenos óbices que surgem e garante que vamos cumprir os objetivos que a Força Aérea espera”, pontuou.

O Comandante da AFA concluiu que o encontro foi importante para que fosse avaliado o estágio de desenvolvimento do projeto, que, segundo ele, interessa muito à Academia. “Foi interessante ver como o programa está se desenvolvendo e nós esperamos que, em 2020, tenhamos uma revolução na instrução aérea a partir de projetos desenvolvidos no CCA-SJ”, completou.

Fotos: Tenente Odair e Sargento Denis / CCA-SJ