ESPORTE

Escola de Especialistas de Aeronáutica sedia a XXIV MAREXAER

A competição se encerra no dia 20 de setembro
Publicada em: 18/09/2019 23:42
Imprimir
Fonte: EEAR, por Ten Candiani
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Raquel Alves - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), realizou, nesta segunda-feira (16), no Campo Central da Organização, a abertura oficial da XXIV MAREXAER, competição desportiva entre as Escolas de Formação de Sargentos das três Forças Armadas: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.

O torneio, este ano sediado no Berço dos Especialistas, tem como objetivo incentivar a prática do esporte, desenvolver o espírito de companheirismo e de camaradagem, cultivar os valores e as tradições castrenses, e promover o congraçamento entre os integrantes das Forças Armadas Brasileiras.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, acompanhado pelo Comandante do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), Contra-Almirante Renato Garcia Arruda, e pelo Comandante da Escola de Sargentos das Armas (ESA), General de Brigada Flávio Alvarenga Filho.

Além do tradicional acendimento da Pira Olímpica, que simboliza, desde a antiguidade, o mais puro ideal que norteia as disputas esportivas, e do juramento dos atletas, ocorreu uma apresentação do Programa Forças no Esporte (PROFESP). Os participantes desse Programa na Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá (GUARNAE-GW) mostraram suas afinidades com esportes, por meio de uma apresentação artística, acompanhados pela Banda de Música da Escola.

“Sediar a MAREXAER 2019, além de ser um privilégio, é uma oportunidade para desenvolver o trabalho em equipe e a interação com as demais Forças. Neste contexto, é possível criar uma empatia entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, primordial para a realização do evento”, comentou o Coronel Aviador André Luiz Pereira de Souza, Comandante do Corpo de Alunos (CA) da EEAR.

A nova pista de atletismo da EEAR foi utilizada pela primeira vez durante as provas que deram início ao torneio. A pista, com seis raias, base de concreto e revestimento sintético, proporciona elevada absorção de impacto. Com essas características, oferece  aos atletas condições adequadas para maximizar o desempenho nas diversas provas da competição. A melhoria das instalações desportivas faz parte do Programa de Modernização do Ensino, capitaneado pela Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS).

A aluna Amanda Cristina Dutra Turute, da especialidade Controle de Tráfego Aéreo, da EEAR, comentou sobre a oportunidade de competir na MAREXAER. “Ano passado, participei da disputa, que ocorreu nas instalações da Marinha, e foi uma experiência incrível. Este ano, competindo na minha Escola, tenho certeza que teremos um bom desempenho. Porém, nunca devemos esquecer que o mais importante é a integração entre os futuros sargentos das Forças Armadas, para que sejamos um conjunto de todo eficaz”.

No encerramento da solenidade, os atletas da EEAR, representando a Força Aérea, do CIAA e do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), representando a Marinha, e da ESA e da Escola de Sargentos de Logística (ESSLOG), representando o Exército, realizaram o desfile militar. A competição termina no dia 20 de setembro.

Fotos: Soldado Charleaux / EEAR

imagens/original/39165/aberturaMarexaer20190916_11.jpg
imagens/original/39165/aberturaMarexaer20190916_17.jpg