ESPORTE

EPCAR encerra participação na 51ª edição da NAE

Das 11 modalidades disputadas, a EPCAR conquistou quatro troféus.
Publicada em: 12/09/2019 13:35
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Major Monteiro

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) conquistou quatro troféus na 51ª edição da NAE, competição esportiva entre as escolas militares das Forças Armadas, que foi realizada no período de 24 a 30 de agosto no Colégio Naval (CN), da Marinha do Brasil, em Angra dos Reis (RJ). O CN ganhou quatro troféus; já a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), do Exército Brasileiro, foi campeã em três modalidades. No encerramento da competição foi realizada uma solenidade militar, com a premiação dos atletas recordistas e a passagem do fogo olímpico a um aluno da EPCAR, que será sede da próxima edição da NAE.

Um dos troféus conquistados pela EPCAR foi no atletismo, após a conquista de sete medalhas. O aluno Allan Rodrigues da Mata foi responsável por três delas, sendo campeão nos revezamentos 4x100 e 4x400, além da conquista individual na prova do salto em distância. “Todos os alunos e treinadores focaram para que cada um tivesse suas melhores marcas individuais. O mérito é de toda a equipe e comissão técnica”, afirmou.

O outro troféu foi na esgrima. Na categoria individual, a decisão para o primeiro lugar foi bastante acirrada e cada ponto era comemorado pela torcida. No segundo dia de competição da modalidade, desta vez por equipes, a EPCAR repetiu o bom desempenho e confirmou o título pelo terceiro ano consecutivo. O aluno Luis Eduardo da Silva Santos que está em seu terceiro ano como membro da equipe, destacou que o empenho durante os treinamentos foi fundamental para que o título fosse conquistado. “Com uma equipe forte, participação em várias competições preparatórias e treinamentos intensos, conseguimos fazer nosso melhor em pista e lograr êxito na competição”, ressaltou.

Os outros troféus foram em orientação e xadrez; já o CN conquistou primeiro lugar nas modalidades de natação, vôlei, tiro e triatlo militar, e a EsPCEx foi campeã no futebol, basquete e judô.

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, fez questão de prestigiar a competição, acompanhando o desempenho das equipes. “O sentimento é de sucesso pela excelente participação durante a NAE. Foi uma grande festa de congraçamento, que é a palavra-chave desta competição e seu objetivo maior. O número de conquistas obtido por cada escola confirma o grande equilíbrio na parte esportiva. Parabenizo toda a nossa delegação, atletas, professores e treinadores, civis e militares, que se empenharam durante todo o ano e tão bem nos representaram”, destacou.

A NAE reúne os futuros líderes das Forças Armadas e, além da prática esportiva, promove o companheirismo e o espírito de camaradagem entre os participantes. Estiveram presentes em toda a competição os Comandantes das Escolas e, também, os Comandantes dos Corpos de Alunos e demais oficiais que atuam diretamente no processo de formação.

Essa é a competição esportiva mais importante prevista no calendário das escolas militares. A coordenação geral é de responsabilidade da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), órgão que representa o Brasil junto ao Conselho Internacional de Desporto Militar. A cada ano uma das três escolas participantes é anfitriã. A competição tem como lema “amizade através do desporto”.

Fotos: NascenTV

imagens/original/39101/1.jpg
imagens/original/39101/2.jpg
imagens/original/39101/3.jpg
imagens/original/39101/5.jpg
imagens/original/39101/7.jpg
imagens/original/39101/8.jpg
imagens/original/39101/9.jpg
imagens/original/39101/99.jpg