EXERCÍCIO

FAB finaliza Exercício de Comando e Controle

Segunda edição do Exercício COMAEX teve início no dia 26 de agosto
Publicada em: 06/09/2019 20:03
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Emília Maria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Foi encerrada, nesta quinta-feira (5/9), a segunda edição do Exercício COMAEX, coordenado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF). Em duas semanas de treinamento, cerca de 200 militares, de diversas organizações da Força Aérea Brasileira (FAB), foram capacitados por meio de atividades simuladas de Comando e Controle de Operações Aeroespaciais.

"Houve uma grande evolução desde o exercício anterior e pretendemos melhorar ainda mais com o decorrer dos treinamentos", disse o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo.

Além do treinamento dos militares, o COMAEX serve de base para atualização do Manual de Planejamento e Condução de Operações Aeroespaciais (MPCOA), que auxilia quanto a participação da FAB em operações Conjuntas ou Combinadas.

“A forma como treinamos aqui é exatamente como agiremos no caso de uma situação de conflito real. Estamos capacitando não só os decisores, como também aqueles que atuam na execução das atividades”, destaca o Chefe do Estado-Maior Conjunto do COMAE, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Cesar Mangrich. Para o oficial-general, o COMAEX é um dos exercícios de mais alto nível, no que diz respeito a Comando e Controle.

Segundo o Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Brigadeiro do Ar Luís Renato de Freitas Pinto, que participou como Comandante da Força Aérea Componente no COMAEX, a atividade foi enriquecedora. “É uma excelente oportunidade de exercitar tudo que colhemos de ensinamento ao longo da carreira”, afirma.

Treinamento

A partir de situações simuladas, a Força Aérea Componente define ações em um conflito internacional. Para isso, uma equipe formada por pilotos de diferentes aviações (caça, transporte, asas rotativas, patrulha e reconhecimento), oficiais de Infantaria, controladores de voo, engenheiros, entre outros assessores – como jurídico e de comunicação social – trabalham analisando cada situação e indicando as atuações mais adequadas.

Fotos: Soldado Thallys Amorim/CECOMSAER