SETE DE SETEMBRO

FAB participará das atrações no Desfile da Independência

No solo, desfilarão cinco grupamentos, além da Banda de Música da Ala 1
Publicada em: 05/09/2019 19:08
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Letícia Takada
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A Força Aérea Brasileira (FAB) participará do Desfile da Independência, em Brasília (DF). O evento ocorrerá no próximo sábado (07/09), na Esplanada dos Ministérios, a partir das 9h, e contará com diversas atrações.

A tropa da FAB será composta pela Banda de Música da Ala 1 e por mais cinco grupamentos, entre eles, o Grupo de Comando, constituído pelo Estado-Maior, Guarda-Bandeira e Bandeiras Históricas do Brasil; o Grupamento de Aeronavegantes, representando as Unidades Aéreas localizadas nas mais diversas regiões do país, e o Grupamento Feminino, com mulheres oficiais e graduadas que, há mais de 30 anos, fazem parte das fileiras da Força Aérea.

Nos céus de Brasília, poderão ser vistas aeronaves que atuam na defesa do espaço aéreo brasileiro e na integração nacional. O público terá a oportunidade de assistir passagens aéreas do C-130 Hércules, aeronave de transporte; do caça F-5, utilizado para defesa aérea do país; do A-29 Super Tucano, aeronave de caça que atua no combate a ilícitos, entre outros cenários; além dos helicópteros VH-35 e VH-36, do Grupo de Transporte Especial (GTE).

Após o término do desfile terrestre, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), também conhecido como Esquadrilha da Fumaça, fará uma demonstração ao público.

Exposição
Além de participar dos desfiles em solo e das atividades aéreas, a FAB também estará presente na exposição estática, que acontecerá no gramado da Esplanada dos Ministérios, como parte das atividades alusivas à Semana da Pátria. No local, haverá apresentações do Pelotão de Cães de Guerra e da Banda de Música da Ala 1, bem como uma programação infantil com o Projeto KeroVoar e oficina de recorte-cole de aviões de papel.  Ainda, o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) fará uma demonstração das atividades de Controle do Tráfego Aéreo.

Serviço:

Desfile da Independência
Local: Esplanada dos Ministérios - Brasília (DF)
Data: 07 de setembro, às 09h

Exposição
Local: Esplanada dos Ministérios - Brasília (DF)
Data: 06 e 07 de setembro, das 9h às 17h
08 de setembro, das 9h às 16h