ESPORTE

Academia da Força Aérea sedia a 53ª edição da NAVAMAER

Cerca de 600 atletas das Forças Armadas competem em diversas modalidades esportivas, em Pirassununga (SP)
Publicada em: 28/08/2019 12:09
Imprimir
Fonte: AFA, por Tenente Inforzatto
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Adauto Fraga - Revisão: Capitão Monteiro

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), sedia, até o dia 30 deste mês, a 53ª edição da NAVAMAER, tradicional campeonato esportivo organizado pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), que envolve aspirantes da Escola Naval (EN), cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e da AFA. Cerca de 600 atletas estão competindo em diversas modalidades esportivas, como vôlei, futebol, basquete, polo aquático, natação, atletismo, esgrima, orientação, tiro esportivo, judô, pentatlo militar e triatlo.

O evento tem grande importância no meio militar e contribui para a formação dos futuros Oficiais das Forças Armadas. Os cadetes e aspirantes são levados a lutar por metas, superando limites, enfrentando desafios e aumentando seus níveis de coragem e autoestima, características fundamentais do bom combatente. Além disso, desenvolvem e aperfeiçoam seus conhecimentos sobre culturas e métodos de cada Força, enriquecendo e expandindo suas visões, promovendo a integração entre as Forças. "É também o momento para colocar em prática os treinamentos diários", explica o treinador da equipe de triatlo da AFA, Coronel Aviador Daniel Veiga. Segundo ele, os cadetes têm horários específicos para prática desportiva durante a semana, e são divididos em várias modalidades.

Durante a cerimônia de abertura, que ocorreu na sexta-feira (23), estiveram presentes o Comandante da Escola Naval, Vice-Almirante Marcos Borges Sertã; o Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Washington Stecanela Cerqueira; o Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras, General de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes;  e o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado.

Para os atletas, a carreira militar e o esporte também caminham juntos, e a NAVAMAER é uma excelente oportunidade de estreitar esses laços. "Fui criado na Ilha do Governador (RJ), perto do aeroporto do Galeão, e sempre fui um apaixonado pela aviação. Ao ingressar na EPCAR, em 2016, também pude continuar com outra paixão, o futebol. A expectativa de entrar em campo e ajudar o time da AFA é grande", comenta o cadete Aviador Lucas Lattari.

Homenagens

Durante a cerimônia, foram homenageados, pela contribuição ao desporto militar nacional ao longo de suas carreiras, o Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente José Jorge de Medeiros Garcia, e o Chefe da Divisão Administrativa da Comissão de Desportos da Aeronáutica, Coronel Intendente Carlos Fernando de Souza Panissa.

Fotos: Soldados Messias e Vaz / AFA

 

 

imagens/original/39072/Futebol.jpg
imagens/original/39072/Natacao.jpg
imagens/original/39072/Reconhecimento_ao_Brig_Int_Medeiros.JPG
imagens/original/39072/Reconhecimento_ao_Cel_Int_Panissa.jpg