INTENDÊNCIA

Unidades celebram o Dia da Intendência da Aeronáutica em todo o país

Veja como foram as solenidades em Manaus (AM), Recife (PE), Barbacena (MG), Guaratinguetá (SP), Florianópolis (SC), Anápolis (GO) e Santa Maria (RS)
Publicada em: 28/08/2019 15:54
Imprimir
Fonte: CINDACTA III, EPCAR, Ala 4, Ala 2, Ala 8, EEAR
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Capitão Monteiro

Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) em todo o país celebraram os 74 anos da Intendência da Aeronáutica nessa sexta-feira (23/08). Confira como foi a solenidade nas seguintes localidades: Manaus (AM), Recife (PE), Barbacena (MG), Guaratinguetá (SP), Florianópolis (SC), Anápolis (GO) e Santa Maria (RS).

Manaus (AM)

Durante a cerimônia no Grupamento de Apoio de Manaus (GAP-MN) foram entregues as Medalhas Militares de ouro, prata e bronze aos oficiais, graduados e praças que completaram 30, 20 e 10 anos, respectivamente, de bons serviços prestados. Uma das agraciadas, a Tenente Intendente Jéssica Faria Assis falou sobre o que a condecoração representa. "Essa medalha simboliza a valorização por dez anos de dedicação à Força Aérea. O reconhecimento por todo o empenho e a superação de desafios físicos e intelectuais até aqui", destacou a oficial.

Recife (PE)

A solenidade, realizada no pátio do Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF), foi presidida pelo Comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, e contou com a participação de Comandantes, Chefes e Diretores da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF), além de autoridades, familiares e amigos da Intendência.

O evento contou com a homenagem “Destaque da Intendência” a oito militares, tendo como objetivo reconhecer os méritos dos que se destacaram entre seus pares no período de agosto de 2018 a agosto de 2019. Foram entregues, ainda, as Medalhas Militares de 30, 20 e 10 anos de serviço a 41 militares da GUARNAE-RF.

Barbacena (MG)

Na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), a cerimônia militar foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani.

“Quando falamos em manter a soberania do espaço aéreo, de integração do território nacional, tudo isso só é possível graças à estrutura de apoio e de suporte para o cumprimento da missão. Então, os nossos parabéns a todos os intendentes, que construíram e continuam a construir essa história tão bonita de apoio e agregação”, disse o oficial-general.

Guaratinguetá (SP)

O Grupamento de Apoio de Guaratinguetá (GAP-GW) realizou, durante a semana de 19 a 23 de agosto, diversos eventos alusivos ao 74º Dia da Intendência da Aeronáutica. Durante a parada diária do dia 21, ocorreu a entrega de certificados referentes aos cursos realizados pelos militares do Grupamento de Apoio de Guaratinguetá (GAP-GW) que têm envolvimento, direta ou indiretamente, com a Intendência.

Também foram realizadas competições esportivas como forma de integrar e proporcionar lazer ao efetivo. Já a solenidade militar alusiva ao Dia da Intendência, foi realizada na sexta-feira (23/08), presidida pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto.

Florianópolis (SC)

Para comemorar a semana da Intendência, a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) realizou vários eventos, como visita técnica, palestras e competições esportivas, entre os dias 19 e 23 de agosto. Essas atividades tiveram como objetivo compartilhar experiências e contribuir com a interação e camaradagem entre os militares.

No dia 23 foi realizada no Pátio de Aeronaves a cerimônia militar alusiva ao aniversário da Intendência. A solenidade foi presidida pelo Comandante da BAFL, Coronel Aviador Luiz dos Santos Alves,  e contou com a presença de Oficiais Intendentes da reserva.

Na Formatura, foi realizada a entrega de medalhas para os atletas campeões do torneio e feita a leitura da Ordem do Dia, assinada pelo Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Carlos Alberto Dias Martins.

Anápolis (GO)

Durante a Cerimônia Militar Alusiva ao 74º aniversário da Intendência na Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN) foram entregues Medalhas Militares por Tempo de Serviço. Entre os agraciados estavam a Major Intendente Ana Paula Littig Gomes de Oliveira e o Tenente Intendente Fillipe Tadeu Silva Oliveira.

“É uma grande honra receber essa medalha de 10 anos de serviços prestados à Força Aérea. Ainda que no começo de minha carreira, fico muito grato por ter esse reconhecimento", disse o Tenente Silva.

Santa Maria (RS)

Durante a cerimônia militar, presidida pelo Comandante da Ala 4, Coronel Aviador Élison Montagner, a Divisão Administrativa premiou com a distinção “Destaque Acantus” os militares do Grupamento de Apoio de Santa Maria (GAP-SM) que se destacaram pelo cumprimento dos deveres militares, bem como das atividades técnico-administrativas inerentes. Foram agraciados a Sargento Lidiane Correa Jacques e o Cabo Alciomar Jacob Moraes.

A solenidade foi encerrada com o Desfile da Tropa, comandado pelo Major Aviador Eduardo Alexandre Costa, ao som da Canção do Grupamento de Apoio de Santa Maria e da Canção da Intendência.

Fotos: Sargento Emerson Vieira / Cabo Alexandrino / Sargento Leopoldo / Sargento Molinari / Soldado Moretoni / Sargento Clemente / Soldado Kassiel